Cotidiano, Cultura

O pós-punk russo está na moda?

March 24, 2021

Depois que passei a pesquisar músicas em russo para praticar a língua, percebi que há umas bandas que estão bem populares em meio aos alternativos. Daí descobri que tem uma relação aí com o Tik Tok. Não uso Twitter e Tik Tok, mas sou consumidora voraz de You Tube e Spotify, então as coisas acabam chegando a mim por essas plataformas (obrigada, algoritmos!). Achei que seria legal compartilhar alguns achados aqui e descobrir se vocês também andam ligad@s nesse movimento.

O que me deu motivação para criar esse post (e tirar a poeira desse blog) foi o vídeo do canal Som de Peso, onde Bruno Ascari apresenta as 4 bandas mais conhecidas do gênero, das quais eu só não conhecia a Brandenburg, provavelmente porque as letras são em inglês. Molchat Doma é a primeira banda que ele apresenta e você pode conferir abaixo o videoclipe da música mais famosa deles (graças ao Tik Tok). Não se engane com o ritmo dançante, a letra é deprê como a maioria das músicas pós-punk são. Quem curte Joy Division e Depeche Mode, certamente vai curtir o som desses bielorussos. Me conta aí se você já ouviu essa música em algum canto.

A segunda banda citada pelo Bruno é a Kino (se pronuncia “quinô”), que é a banda mais famosa da União Soviética e foi com ela que comecei a treinar o russo há dois anos. Quem morou no leste europeu e nunca ouviu Kino, morou no leste errado hehehe. Comentei aqui que o vocalista Viktor Tsoi é o Renato Russo da União Soviética e a foto que abre o post é do mural localizado em Moscou em homenagem ao cantor que faleceu em um acidente de carro em 1990. Foi graças a esse mural que descobri quem ele era e fui escutar as músicas com calma. Clica aí embaixo para escutar o som da clássica banda de São Petersburgo.

Outra banda citada pelo Bruno é a Ploho (se pronuncia “plorra”) que eu também já conhecia porque os algoritmos indicam ela se você já escutou a Molchat Doma. Inclusive, eles até já colaboraram na música “По краю острова”. O vídeo abaixo é o mais assistido deles e o nome da música é “Закладка” (“Zakladka”) que, se você jogar no Google Translate, o resultado será “marca páginas”. Porém, essa palavra tem um outro significado que fica mais evidente no videoclipe. Aliás, esse clipe é excelente e tem várias coisas sendo ditas com imagens. Confere aí!

Por conta das minhas pesquisas no You Tube, os algoritmos passaram a me recomendar vários vídeos relacionados e acabei descobrindo esse canal de playlists com músicas nessa mesma linha. O legal é que tem os nomes das bandas e músicas na descrição do vídeo, então dá pra buscar no Spotify e conhecer melhor cada uma delas.

Pra finalizar, tem a minha playlist no Spotify chamada Praktikavat, onde vou adicionando todas as músicas que eu gosto e você pode seguir se quiser. Não tem só música deprê não, até porque tudo tem limite né. Sei que a coisa tá russa (risos nervosos) e tem muita gente na bad por aí (eu também fico às vezes) e acho que isso explica esse gênero estar ressurgindo porque combina com o mood do momento. Estudar russo tem me salvado e o Spotify facilitou minha vida quando passou a disponibilizar as letras pra eu cantar junto. Já diz o ditado, “quem canta, os males espanta”. Ah, a Dri Cecchi do canal Redatora de M**** também tem uma playlist de Pós-Punk Russo que já estou seguindo, mas ainda não escutei tudo. Quando descobri essa playlist dela, pensei: “é, deve estar na moda entre os alternativos mesmo”.

Me conta aí se você também é time pós-punk, se também usa música para treinar alguma língua, o que anda ouvindo nesses tempos pandêmicos e distópicos…

You Might Also Like

  • Camila Faria March 28, 2021 at 12:12 am

    Alê, pre-ci-so te recomendar um filme depois de ler esse post, não sei se você já assistiu: o nome original é Leto (aqui no Brasil virou “Verão”), vou te encaminhar o link do IMDb: https://www.imdb.com/title/tt7342838/ Depois me diz o que você achou! 🙂

    • Alê March 29, 2021 at 10:58 am

      Menina, esse filme estava em cartaz aqui quando eu me mudei, mas eu não sabia se as legendas estariam em holandês ou inglês. Daí acabei não assistindo. Vou ter que assistir de forma clandestina hehe. Muito obrigada pela recomendação! 🙂

  • Gabi Ramalho April 2, 2021 at 5:10 am

    oi alê!
    esse post me fez refletir sobre duas coisas: a primeira é que eu não entendo nada sobre estilos musicais, porque me surpreendi com o ritmo pós-punk kkk e a segunda é uma que eu já meio que sabia, mas não tinha certeza: tenho muita dificuldade em consumir conteúdo em uma língua que eu não consigo acompanhar. na verdade, isso é mais questão de costume do que qualquer coisa (e o inglês tá aí pra provar né), mas realmente é difícil eu procurar por músicas, ou filmes/séries que não sejam em port ou inglês.

    e bom, eu como boa tiktokeira da quarentena, reconheci a primeira música sim hahahaha

    • Alê April 5, 2021 at 11:01 am

      Oi, Gabi! Capaz de você gostar de um monte de música estilo pós-punk e nem saber hehe E sim, total questão de costume porque o inglês acaba sendo muito mais presente na vida do brasileiro, por mais que a gente muitas vezes não entenda nada ou entenda pouco. Já eu, vivo procurando consumir coisas de outras línguas. Obrigada por confirmar que a música tá famosa no tik tok mesmo hahahaha Os caras da Molchat Doma agradecem o sucesso hehe

  • Amanda Moresco April 4, 2021 at 12:34 pm

    Oii! Escutei um pouco das músicas. Eu sou a única que se sente triste e pesada ouvindo isso? hahahah

    • Alê April 5, 2021 at 11:02 am

      Oi, Amanda! Com certeza você não é a única que se sente triste e pesada ouvindo pós-punk. Bem vinda ao mundo dark!

  • Taís April 13, 2021 at 12:30 am

    Alê, você está certissima mesmo, curti bastante o som dessa banda Molchat Doma … e já tô aqui indo pras proximas indicações também. Eu comecei a ouvir muito rap e hiphop russo uns tempos atrás.. e ainda hoje eu fico ouvindo.. russo é uma língua ótima pra musica e eu já vou ir seguir sua playlist também 🙂

    • Alê April 13, 2021 at 12:14 pm

      Concordo, Taís! E tem tanto artista legal pros lados de lá. Graças aos algoritmos, é possível ter acesso a esses artistas tão talentosos. Feliz que você curtiu! 🙂

  • Váh April 16, 2021 at 7:41 pm

    Não digo que eu sou fã pós-punk, gosto mesmo é do punk rock mas acho muitooo incrível conhecer bandas novas de diferentes partes do mundo. Acho isso muito mágico!
    Dei o play aqui em algumas e adoreio o Ploho, bem bacana 🙂

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Alê April 21, 2021 at 11:02 am

      Oi Váh! É muito fascinante essa possibilidade que a internet nos deu de ter contato com artistas de diferentes partes do mundo neh? Também acho isso muito mágico. Obrigada por comentar e seguir! 😉

  • Váh April 16, 2021 at 7:42 pm

    Ah, estou seguindo seu blog 😉

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

  • Sandra May 21, 2021 at 11:41 pm

    Adoro Mochat Doma!!! Outras bandas russas que gosto muito são Motorama e Kauan, mas na primeira cantam em inglês e na segunda em finlandês. J á KYPCK também é outra banda que gosto muito, não são russos, são finlandeses, mas cantam em russo. Vou explorar as outras também!

    • Alê May 23, 2021 at 3:48 pm

      Oi, Sandra! Legal saber que você conhece e curte a Molchat Doma. Muito obrigada pelas indicações, vou procurar aqui. Beijão!

  • Bruna Morgan May 28, 2021 at 4:34 pm

    Noooossa, eu amo essa atmosfera underground, shows em porão, rua molhada de chuva pedindo uma jaqueta de tão frio, que o postpunk dá! Amo amo amo
    Obrigada por compartilhar as bandas dos russos!

    • Alê May 31, 2021 at 1:04 pm

      Oi Bruna! Essa atmosfera é darzêra total neh? Imagina, obrigada você por deixar um comentário aqui. 🙂