Cultura

Cartunistas do Leste Europeu

May 27, 2015

Estava eu andando pela Kontraktova Ploshcha quando me deparo com uma exposição ao ar livre de charges políticas feitas por cartunistas do leste europeu (e um dos EUA), daí pensei que seria legal fazer um post sobre eles. A exposição apresenta trabalhos de cartunistas premiados de 7 países: República Tcheca, Georgia, Eslováquia, Polônia, Hungria, Ucrânia e Estados Unidos. As charges refletem a visão atual de temas políticos e sociais. Kiev é a primeira cidade por onde essa exposição passará até dezembro desse ano. Para quem quiser conferir, ela está localizada bem em frente à Universidade Kyiv-Mohyla.

A charge que abre esse post é de Martin Sutovec. O cartunista da Eslováquia estudou design gráfico na Academia de Belas Artes de Bratislava. Abaixo, um trabalho do americano Daryl Cagle, que veio para Kiev para a abertura da exposição e apresentou palestras e workshops em duas universidades da cidade.

_DSF6013

Putin e os marshmallows ucranianos.

_DSF6016

“Opa Gangnan Stalin” é um dos trabalhos do cartunista da Georgia, George Gamezardashvili, também conhecido como Gamez.

_DSF6018

Andrzej Mileczko é um cartunista da Polônia que já criou mais de 15.000 ilustrações. Acima, um trabalho dele onde uma senhora diz pra outra: “Os jornalistas sentiram cheiro de sangue”.

_DSF6020

Pavel Reisenauer, da República Tcheca, assina a obra acima. Acabei flagrando um homem limpando o nariz ali atrás, relevem.

_DSF6022

Oleg Smal é um dos cartunistas mais respeitados da Ucrânia. Já teve mais de 10.000 trabalhos publicados em jornais e revistas além de já ter sido premiado várias vezes. Ele é formado em arquitetura, mas trabalha com jornalismo e ilustrações desde 1992. O trabalho acima, de sua autoria, leva o título de “Food”.

_DSF6026

Csaba Varga é húngaro e se me dissessem que ele se inspirou no Brasil para fazer a ilustração acima, eu juro que acreditaria. Está escrito o seguinte no balão: “Estou feliz por terem construído o estádio. É mais confortável mendigar na sombra”. #tevecopa

E aí, gostaram dos ilustradores do leste europeu? Adoro o senso de humor dos chargistas e acho muito legal conseguir passar uma mensagem crítica com apenas uma imagem. Tem que ser bem sagaz pra conseguir fazer isso, por isso admiro muito esse tipo de trabalho. Se quiserem conhecer mais do trabalho de cada um, é só clicar nos nomes (exceto o Oleg Smal que não tem site).

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Mellanye Cortopassi May 27, 2015 at 8:20 pm

    Não conhecia esse cartunista tcheco, gostei muito do trabalho dele.
    Na realidade conheço pouco sobre os artistas (e os artistas “alternativos”) aqui do leste europeu. Essa região é muito rica pelo jeito! Preciso ficar a par de tudo hehe

    beijos

    • Reply Alessandra Araújo June 1, 2015 at 3:19 pm

      Sim, essa região é riquíssima, Mellanye. Espero que você consiga descobrir vários artistas legais e compartilhe no blog. Beijos.

    Leave a Reply