Cotidiano, Holanda

Dois anos de Amsterdam

February 15, 2021

Há exatos dois anos, eu e Lola chegávamos em Amsterdam. No dia seguinte, marido chegou com Amélie. Descobrimos que teríamos que viajar separados durante os preparativos para a mudança porque a KLM não aceitava dois animais no mesmo voo. Mas vou poupar vocês de todo o stress de documentação e todo o processo de aeroporto e voo porque já passou. Depois veio todo o processo de adaptação na nova casa. Eu rezando para a Amélie não ter gastrite por stress de novo, mas deu tudo certo. Nossos móveis chegaram um mês depois e acho que isso ajudou as duas a se adaptarem mais rápido.

O primeiro ano foi super intenso e movimentado. Teve muitas visitas, muitos shows, viagens, muitos móveis para montar, fiz muitas fotos pro meu portfólio, e sobrava pouco tempo para organizar a casa. Comentei sobre tudo isso nesse post. Mudança vira a vida de cabeça para baixo e essa última me deixou bem exausta. Segue um bando de fotos aleatórias que fiz nos últimos anos só para a data não passar em branco.

No meio de toda essa adaptação numa cidade nova, tentando descobrir como funcionam as coisas, esperando documentos de residente ficarem prontos, continuei com as minhas aulas de russo. A princípio, pensava em parar de estudar russo para estudar holandês e cheguei até a me matricular em um curso que acabou não fechando turma. Daí me deram a opção de entrar na próxima turma que começaria no final de janeiro de 2020 e eu aceitei. Mas depois apareceu a viagem para a Espanha e acabei cancelando minha matrícula. Desisti de estudar holandês para continuar com as aulas de russo porque acredito que será útil. Não nego nem confirmo que um dia estudarei holandês porque realmente não sei.

A mudança bagunçou toda a minha rotina de exercícios e alimentação, e minha pele reagiu mal à umidade de Amsterdam. Estou correndo atrás do prejuízo agora (#marombeiralê). Nada de me jogar em todos os croquetes, bitterballens, olliebollens e frites holandeses. Mas queijos estão liberados porque preciso de proteína para construir meus músculos. Meu relacionamento com a bicicleta ainda não é sério, mas espero que esse ano as coisas mudem. A pandemia atrapalhou muito a vida por aqui…

Apesar de estar completando dois anos de moradia em terras holandesas, na prática seria apenas um porque fiquei trancada em casa por boa parte desse último ano. Inclusive, não saio de casa desde o dia 24/12, quando fui ao supermercado comprar umas coisas para a ceia de Natal. Essa combinação de inverno mais lockdown me faz ter zero vontade de vestir 50 mil camadas de roupas para sair na rua e ficar com o nariz escorrendo por baixo da máscara. Até pensei de fazer umas fotos da neve que deu as caras por aqui na última semana, mas desisti. Depois de mais de 4 anos morando na Ucrânia, a neve já não me encanta. Aguardo ansiosamente a primavera para pelo menos poder correr e colocar a cara no sol.

Ano passado acabei não fazendo o post de um ano porque estava na vibe v1d4l0k4, então não quis deixar esse ano passar em branco. Espero que quando completar três anos de Amsterdam, esteja vacinada e living la vida loca de nuevo.

You Might Also Like

12 Comments

  • Reply Gabi February 16, 2021 at 7:30 pm

    Essa cidade é mesmo um desbunde! Espero que venham mais anos em que você possa aproveitar muito mais a cidade, e fazer muitas fotos lindas. Espero também te visitar de novo 🙂 O tempo voa!

    • Reply Alê February 18, 2021 at 11:02 am

      Espero que eu possa voltar a aproveitar a cidade com calma e também espero muito que você venha pra cá de novo pra gente passear e conversar muito. Beijos!

  • Reply Taís February 25, 2021 at 12:07 am

    Nossa, 2 anos já Alê! Ao mesmo tempo que parece que foi ontem que você se mudou, também parece que faz mais tempo. Enfim, esse tempo tá muito louco na minha cabeça. Espero que venham muito mais anos pra vc aproveitar a vida na Holanda e também mais oportunidades pra eu ir ai visitar e sairmos juntas haha 🙂
    ahh que saudades de passar aqui no seu blog.

    beijos, Alê!

    • Reply Alê March 1, 2021 at 6:42 pm

      Sim, passa muito rápido! O tempo está muito louco na minha cabeça também hahaha Também espero que venham mais oportunidades de você vir pra cá pra gente passear. Beijão!

  • Reply Renata Carvalho February 25, 2021 at 2:53 pm

    Que incrível 2 anos já! Só imagino como deve ter sido a correria no início, durante a mudança, mas deve ter valido a pena hoje, Amsterdam é linda demais! Só é realmente uma pena que a pandemia obrigou todo mundo a ficar trancado dentro de casa e vc não pôde explorar o lugar taaanto assim no último ano, mas é como vc disse, vamos ficar na torcida para que a vacina venha logo e tudo isso fique para trás.

    Beeeijos!

    • Reply Alê March 1, 2021 at 6:44 pm

      Foi muito intenso, Renata. Mas agora tá só a calmaria porque não dá pra fazer muita coisa fora de casa. A terceira onda já chegou e a vacinação anda bem devagar, mas uma hora chega a minha vez. Beijos!

  • Reply Bela March 3, 2021 at 7:19 pm

    Essa sou eu: durante o verão imagino várias fotos para o inverno. Quando chega o inverno não quero sair porque no fim das contas fico com os dedos congelados. E agora com o fato mascara e nariz escorrendo é terrível D:
    Confesso que nunca me imaginei morando na Holanda mas adorei meu passeio por Amsterdam alguns anos atrás. Chove tanto quanto as pessoas falam?
    Boa sorte em Março!
    Beijão, Bela.

    • Reply Alê March 4, 2021 at 11:58 am

      Você me entende bem então hahahha Cara, chove um bocado. Mas nesse inverno fez uns dias de sol bem belos só porque a gente tinha que ficar em casa. Obrigada e boa sorte pra você também. Beijão!

  • Reply K. March 6, 2021 at 1:04 am

    meu deus, alê! pra mim fazia no máximo um ano que você tinha se mudado. lembro dos posts sobre a vida na ucrânia como se tivesse lido ontem, hahahaha meu deus. esse 2020 comeu nosso cérebro, parece que o tempo não passou, ao mesmo tempo que parece que faz uma eternidade… enfim, né. amei o post, espero que o tempo já esteja melhorando por aí. por aqui o outono tá chegando, espero que esfrie logo haha <3

    • Reply Alê March 9, 2021 at 3:41 pm

      hahhahah sim, 2020 comeu nosso cérebro. Estamos mais perdidos que o Jonas na caverna. A temperatura continua baixa, mas os dias estão mais longos, o que já me deixa bem mais animada. <3

  • Reply Amanda Moresco April 4, 2021 at 12:43 pm

    Ah, tu estás em Amsterdam! Eu jurei que tu estavas na Rússia haha eu redescobri teu blog através de um comentário que tu fizeste no meu blog, e estou bem contente de agora acompanhar o teu! Um beijo!

    • Reply Alê April 5, 2021 at 11:05 am

      Oi, Amanda! Sim, estou em Amsterdam. Sou mestre em confundir as pessoas hahahaha Obrigada por vir aqui comentar. Beijão!

    Leave a Reply