Cotidiano, Holanda

Outono 2023 em 35mm e Médio Formato

January 31, 2024

Chegamos ao final do primeiro mês de 2024 e aqui estou postando ainda sobre o outono de 2023. Foi uma estação bem chuvosa e só consegui fazer umas poucas fotos coloridas. Em compensação, teve esse belíssimo dia de névoa forte que me inspirou a colocar um Ilford HP5 Plus 400 na câmera e sair cedo para registrar o meu bairro. Foi o primeiro outono que registrei em preto e branco e fiquei bem feliz com o resultado. Eu já havia registrado névoa em preto e branco anteriormente, mas foi no inverno.


O outono é a primavera dos cogumelos e, depois de ler a dissertação da Tuane Eggers sobre a poética dos fungos, fiquei com muita vontade de registrar esses seres adoráveis. Ainda não tinha terminado de fotografar esse filme, então respectivo e eu seguimos para o Amsterdam Bos num domingo para “caçar” cogumelinhos. Respectivo estava com um filme colorido na câmera, mas não encontramos o famoso cogumelinho vermelho, infelizmente.


Na foto abaixo, coloquei minha mão para vocês terem ideia do tamanho que eram esses cogumelos. Pareciam umas panquecas amontoadas.

As fotos abaixo são de um Kodak Portra 800 médio formato, vencido desde 2016. Talvez eu devesse ter exposto para ISO 400, já que o filme vencido perde a sensibilidade, mas acabei expondo para ISO 800 mesmo. Farei isso no próximo rolo e acho que terei resultados melhores.

Fiz esta última foto quando a luz já estava bem baixa e fiquei bem feliz que ela saiu e que acertei o foco. Acho bem difícil focar com a Kiev88, mas acho que estou pegando o jeito apesar de não fotografar com ela tão frequentemente. Esses dois filmes foram revelados e escaneados pelo laboratório porque eu queria comparar o scan deles com o daqui de casa. Porém, agora estamos escaneando os negativos com a câmera digital e convertendo com o Negative Lab Pro porque o processo é bem mais rápido do que com o scanner.

Criei a subcategoria “Outono” dentro de “Cotidiano” no menu localizado no topo da página, caso queiram conferir todos os outonos que já registrei desde 2014. Espero conseguir voltar logo aqui para compartilhar um pouco mais sobre as minhas experiências analógicas com vocês.

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply Stéphanie February 1, 2024 at 10:27 pm

    Oh I love these, the black and white roll is really atmospheric with those foggy, misty shots, and I always love your autumnal red ivy photos!

    • Reply Alê February 12, 2024 at 11:26 am

      Hi Stéphanie! I’m so glad I went out to document this foggy day and that the photos came out alright 🙂 Thank you for letting me know that you like my autumnal red ivy photos. <3

  • Reply Barbara Moretti February 10, 2024 at 10:36 pm

    zero surpresa de que continuo querendo abraçar as tuas fotografias, sério.

    essas em p&b da névoa, perdi tudo nelas. coisa mais linda!

    • Reply Alê February 12, 2024 at 11:29 am

      Muito feliz que tenho esse dia lindo de névoa registrado, já que eles não acontecem tão frequentemente. Obrigada por se encantar com a névoa junto comigo, Bárbara! <3

  • Reply Lolla February 15, 2024 at 10:37 am

    o mood e a composição da primeira foto 😍
    eu sou a louca dos cogumelos, se qualquer coisa tiver tema de mushroom eu já compro. acho que os vermelhinhos com pontinhos brancos só vi uma vez – eles são mesmo mais raros. amo esses pequeninos que parecem guarda chuvinhas. só fiquei meio assustada quando um cogumelo estilo “orelha humana” começou a crescer numa infiltração aqui em casa. lindos, mas prefiro vocês na floresta ok?

    (meu sonho cobrir a frente da minha casa com essas virginia creepers, vou tentar começar esse ano)

    • Reply Alê February 15, 2024 at 3:10 pm

      A primeira é a minha preferida também, Lolla. Com certeza vou fazer um print dela. Imagino seu susto com os cogumelos da infiltração hahahaha Eles adoram uma umidade neh. De fato, melhor eles habitarem a floresta. Virginia creepers, você sempre me trazendo os nomes das plantas que eu não manjo nada. Já aguardo imagens da frente da sua casa com elas.

  • Reply Claudia Hi February 21, 2024 at 2:05 pm

    Amei as fotos dos cogumelos em p&b. Deu um charme pra elas!

    Nossa eu até fiquei com vontade de comer essa “panqueca” de cogumelo. Parece tão fofinho haha

    • Reply Alê March 4, 2024 at 11:49 am

      Também gostei bastante dos cogumelos em pb, Claudia. Até porque eles eram todos beges, então acho que o contraste entre claro e escuro trouxe mais charme mesmo. Parece bem fofinho, mas não toquei porque não entendo nada de cogumelos. Vai que dava algum problema neh!

  • Reply Bru Medeiros March 5, 2024 at 1:11 pm

    Suas fotos ficaram maravilhosas!!! Acho que p&b tem um charme tão especial, analógica então nem se fala. Eu super compraria um livro com essas fotos rs

    Ando pensando muito em tentar começar a fotografar com analógica, mas confesso que me parece um pouco difícil. Mas vou tentar estudar um pouco sobre, seu post me inspirou bastante!

    • Reply Alê March 11, 2024 at 11:39 am

      Bru, fiquei feliz demais em saber que você compraria um livro com essas fotos! Já estava nos meus planos imprimir uma dessas fotos, mas agora você me deixou com ainda mais vontade. Sobre começar a fotografar com câmera analógica, dá uma pesquisada no YouTube porque tem muita informação. Compra um filme baratinho e manda ver. Curta o processo e se delicie com as surpresas. 🙂

    Leave a Reply