Cotidiano, Holanda

Cinco anos de Amsterdam em 35mm

February 15, 2024

Para comemorar meus cinco anos de vida em Amsterdam, separei algumas fotos que nunca postei por aqui. As primeiras fotos são de um Fujicolor C200 que fotografei no verão de 2022. Comprei esse filme para testar porque ele é uma opção mais em conta que o Kodak Portra 400, queridinho dos fotógrafos. Acabei nunca fazendo um post sobre ele porque a vida ficou movimentada após a reabertura pós-pandemia.

Obra representando uma família fugindo da guerra

Fiz as fotos que abrem este post durante uma visita ao Straat Museum, um museu relativamente novo sobre arte de rua. Eu não sabia se essas fotos iam sair direito por conta do ISO baixo, mas deu certo porque o museu é até bem claro. Vale muito a visita caso você venha para Amsterdam e ainda não conheça. Lá tem informações bem interessantes sobre o movimento de arte de rua e, se você acompanha o blog há algum tempo, deve saber que este é um tema que eu gosto bastante. Criei até uma subcategoria “Street Art” dentro da categoria “Cultura” no menu no topo da página. Fun fact: nesse dia, a Marimoon também estava passeando por lá (caso você não saiba quem é, dê um Google aí).


Obra do artista Flowerbike Man

Ainda no tema arte de rua, fotografei uma das bicicletas criadas pelo artista Warren Gregory, mais conhecido como Flowerbike Man. Depois descobri que ele também é responsável por “Love is the Cure”. Warren é estadunidense e passou a criar as flower bikes para ajudar sua esposa a se guiar porque ela tem epilepsia e se perdia muito em decorrência da doença. As flower bikes passaram a fazer parte da paisagem de Amsterdam a partir de 2018, quando o casal se mudou para a Holanda. Foi uma surpresa encontrar essa flower bike representando a Ucrânia. Infelizmente, a guerra que teve início em 2022 vai completar 2 anos daqui a alguns dias.


As três fotos acima e as seguintes são de um Fuji Superia X-tra 400 que fotografei no verão do ano passado. Cliquei alguns detalhes aleatórios pelas ruas para testar meu fotômetro novo, já que o da câmera não é mais tão confiável. Gostei bastante do resultado e esse filme é um dos meus preferidos. Uma das coisas mais legais que aconteceram durante esse período morando em Amsterdam, foi ter tempo para me dedicar ao meu projeto analógico, fazer meus testes, fotografar livremente e sem pressão.


Amsterdam pra mim é sobre arte e acho que essas fotos representam bem isso. Procurei consumir o máximo possível do que ela tem a oferecer nesses últimos anos pra compensar o tempo que não pude fazer isso por conta da pandemia. Fui a muitos shows, exposições, cinema, os passeios do Analog Club Amsterdam e fiz meu sonhado curso de revelação e ampliação de fotos analógicas. Tive tempo para ler e estudar outras coisas também. Além de poder curtir bastante as felinas e apreciar a beleza do cotidiano. Claro que teve alguns perrengues e frustrações no meio do caminho, mas vamos focar nas coisas boas. Feliz 5 anos pra mim!

You Might Also Like

12 Comments

  • Reply Barbara Moretti February 17, 2024 at 10:18 pm

    arte carrega muito de tudo, arte de rua então. um bocado de história deve ter em cada espaço 🙂

    feliz 5 anos de amsterdam ❤️

    • Reply Alê February 21, 2024 at 11:28 am

      Obrigada, Bá! Gosto especialmente porque a arte de rua é democrática e sempre dá um quentinho no coração encontrar uma pelo caminho.

  • Reply Camila February 19, 2024 at 6:20 pm

    que fotos maravilhosas! me interesso por street art também.
    feliz 5 anos 😀

    • Reply Alê February 21, 2024 at 11:29 am

      Obrigada, Camila! Legal saber que você também curte street art. 🙂

  • Reply Emerson February 20, 2024 at 5:35 pm

    Parabéns por todo esse período nessa cidade tão maravilhosa e encantadora. Amo arte e essa cidade tem muito a oferecer nesse sentido.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    • Reply Alê February 21, 2024 at 11:31 am

      Obrigada, Emerson! Amsterdam é realmente um prato cheio quando o assunto é arte. Boa semana pra você também!

  • Reply Claudia Hi February 21, 2024 at 2:01 pm

    Parabéns pelos 5 anos por aí Alê!

    Rá adorei a mochila pendurada! Eu devia ter feito isso quando me formei. Mostra bem o alívio que dá rs

    As fotos ficaram perfeitas! Não entendo muito de analógicas, mas a qualidade e as cores estão mara.

    • Reply Alê March 4, 2024 at 11:45 am

      Obrigada, Claudia! A ideia da mochila é interessante neh? Gostei bastante das cores desses filmes também. 🙂

  • Reply Bru Medeiros March 5, 2024 at 1:19 pm

    Já salvei a indicação do Straat Museum, inclusive sou doida em visitar Amsterdam, assim que possível vou agendar essa viagem!

    Lindas fotos e feliz 5 anos!!!

    • Reply Alê March 11, 2024 at 11:26 am

      Se tiver a oportunidade de visitar o Straat Museum, vá que eu acho que você vai curtir, Bru! Obrigada pelo elogio e felicitações! 🙂

  • Reply Maíra March 10, 2024 at 12:02 pm

    Lindas as fotos! Eu adoro suas fotos analógicas.

    Parabéns pelo 5 anos nessa cidade colorida. 🙂

    Ser imigrante é mesmo viver entre frustrações e esses momentos de beleza.

    Ainda não fui ao Straat Museum, mas morro de vontade. E não conhecia a história das flower bikes, muito bacana. Obrigada por compartilhar.

    • Reply Alê March 11, 2024 at 11:31 am

      Obrigada, Maíra! Fico feliz em saber que você curte minhas fotos analógicas. <3 De fato, temos que saber apreciar os momentos de beleza para conseguir lidar com as frustrações de viver em outro país. As flower bikes sempre me encantam quando me deparo com elas pelo caminho. E o Straat Museum super vale a visita.

    Leave a Reply