Cotidiano, Holanda

Primeira exposição fora do Brasil

December 29, 2023

Desde novembro do ano passado, decidi que me dedicaria mais ao meu trabalho autoral e menos ao trabalho voltado para clientes. A fotografia analógica sempre foi a minha estrela guia, aquilo que faz meu coração feliz e eu venho me dedicando quase que inteiramente a ela desde 2019. No último verão, realizei meu sonho de aprender a revelar filmes e ampliar as minhas fotos em laboratório. Além disso, continuei participando dos passeios fotográficos do Analog Club Amsterdam e me conectando com outros apaixonados por fotografia analógica.

O último passeio aconteceu no dia 25 de novembro e o Barry, criador do ACA, organizou uma exposição coletiva com fotos de alguns membros do grupo. “Show Yourself” foi o nome escolhido para a exposição e o objetivo era apenas compartilhar os trabalhos e gerar uma interação entre os membros. Não houve nenhum tema específico ou curadoria, simplesmente quem tivesse fotos impressas e quisesse expor, era só entregá-las ao Barry. Ele encontrou uma galeria super legal para expor os trabalhos, localizada a alguns passos do Bloemenmarkt.

Esta é a única foto que fiz durante o passeio

O nome da galeria é WiHH – What is Happening Here?, localizada em um prédio histórico onde funcionava o banco ABNAMRO, bem no centro de Amstedam. É um espaço enorme e repleto de obras de arte com curadoria de Job Reuten, que cedeu a tenda da foto abaixo para a exposição do Analog Club Amterdam. Ele também forneceu os ímãs para que pudéssemos pendurar as fotos ao redor da tenda. A galeria fica aberta de terça-feira a sábado, das 12:00 às 18:00 e a entrada é gratuita, então fica a dica para quem vier para Amsterdam e quiser conhecer.

Foto por Tomek Zawadowski (@photoziomek)
Foto por Tomek Zawadowski (@photoziomek)

Escolhi expor as fotos que ampliei durante o curso que fiz junto com meu respectivo no verão e ele escolheu imprimir, na impressora que temos em casa, as melhores fotos do film swap que fizemos juntos, também revelado durante o curso. Depois faço um post com essas fotos e explico melhor esse processo. Foi muito legal conversar com todos os participantes sobre as nossas fotos, as fotos deles e conhecer as histórias por trás delas. Essa troca é sempre muito gostosa.

Foto por Henrique Grolli (@guaxinim)
Foto por Job Reuten (@jobreuten)

Nossas fotos ficaram expostas do dia 25 de novembro ao dia 02 de dezembro e eu voltei lá durante a semana para fazer as fotos abaixo com a câmera digital e sem pessoas. O ideal era ter levado um tripé, mas eu não queria ficar chamando muita atenção. A foto que abre o post é analógica, feita com a Olympus OM2n, só pra terminar o filme que levei para revelar logo em seguida. Para ver mais fotos desse dia e ler o artigo que o Barry escreveu sobre o passeio e a exposição, é só clicar aqui. No instagram da galeria também tem uns vídeos bem legais.

Fiquei feliz demais por poder fazer minhas próprias impressões em laboratório esse ano, um sonho de infância realizado. Por mais que a exposição não tenha sido nada grandioso, já me trouxe um sentimento enorme de satisfação. Eu já tinha participado de exposições no Brasil, mas essa foi a primeira no exterior e as primeiras vezes são sempre muito especiais. Espero que 2024 me proporcione mais momentos legais como esse e já aproveito para desejar a vocês um feliz ano novo! Vou tentar escrever mais durante este inverno e tirar as teias de aranha desse blog. Até breve!

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply Bru Medeiros January 3, 2024 at 1:44 am

    Sou doida pra conhecer Amsterdam, e adoraria ver a exposição!

    Parabéns por essa conquista!

    E feliz 2024, vou amar te ver mais por aqui!

    http://meumuseuparticular.blogspot.com.br/

    • Reply Alê January 8, 2024 at 11:34 am

      Oi Bru! Feliz 2024 e obrigada por deixar um recado aqui. Espero que você tenha a oportunidade de conhecer Amsterdam. 🙂

  • Reply Claudia Hi January 8, 2024 at 6:00 pm

    Que demais Alê! Parabéns por essas conquistas (pela exposição e por relevar suas próprias fotos).

    Tem algo de especial em participar de todo um processo artístico. É meio que como aprender a dirigir um carro manual. Faz você se sentir um motorista de verdade haha

    Feliz ano novo e ótimo 2024 pra você Alê ♥

    • Reply Alê January 22, 2024 at 11:50 am

      Obrigada, Claudia! Você captou exatamente a sensação que eu tenho de me sentir uma fotógrafa de verdade ao participar do processo todo.
      Um feliz 2024 pra você também! <3

  • Reply Ba Moretti January 14, 2024 at 10:20 pm

    essa experiência deve ser muito bacana mesmo 🙂 e teus registros são lindos, tem mais é que expor HAHA ♥

    • Reply Alê January 22, 2024 at 11:51 am

      Foi realmente muito legal, Ba! Muito obrigada e espero conseguir participar de mais exposições esse ano. Beijos! <3

  • Reply Laura Nolasco - A Menina da Janela January 25, 2024 at 12:52 am

    Que demais, Alê!
    Amei as fotos e deve ser uma sensação muito gostosa mesmo…
    Também sou doida para aprender a revelar fotos!

    Adorei o post,
    abraços!

    • Reply Alê January 30, 2024 at 1:41 pm

      Revelar e ampliar fotos no laboratório e legal demais, Laura! Espero que você consiga aprender um dia.
      Feliz que gostou do post 🙂
      Beijos!

  • Reply Lolla February 20, 2024 at 1:00 am

    eu também já tive vontade de aprender a revelar fotos (acho esse processo mágico), mas ele morreu rápido quando percebi o quanto sou ruim com fotografia analógica e a falta de motivação para melhorar. fico feliz que você tenha realizado o sonho e também participado de uma exposição. ter um hobby traz além de realização pessoal a oportunidade de encontrar pessoas bacanas com interesses semelhantes – quem mora fora sabe o quanto isso é raro e valioso. que muitas e maiores exposições estejam no seu futuro. <3

    • Reply Alê February 21, 2024 at 11:35 am

      É um processo mágico mesmo, Lolla. Sim, você entende bem o que eu sinto. E quanto mais velho a gente fica, mais difícil é se conectar com pessoas. Acho que por isso esses momentos se tornam tão valiosos. Obrigada pelo desejo de mais exposições no futuro. <3
      Beijos!

    Leave a Reply