Cotidiano

9 Anos de Blog e de Vida no Exterior

October 16, 2023

No início desse mês, este blog completou nove anos de existência e eu completei nove anos vivendo fora do Brasil. É até difícil de acreditar que mantenho este blog há tanto tempo. Muitos acabaram ao longo desses anos porque manter um blog não é tão simples quanto parece. Ideias não me faltam, a grande dificuldade é atender as demandas da vida e arrumar tempo para sentar e elaborar um post. Estou cheia de fotos que nunca postei porque gosto de criar um post que faça sentido e que sacie a minha fome de criar, só posto quando bate aquela coceirinha, sabe?

Foi essa coceirinha que me motivou a criar esse diário visual em outubro de 2014. Eu já consumia conteúdo de brasileiros que viviam no exterior, estava de mudança para um país com pouca informação em português, estava com muita vontade de voltar a fotografar e teria tempo para explorar tudo à minha volta. Para apimentar ainda mais as coisas, havia um conflito acontecendo no leste do país para onde eu estava me mudando. Conflito este que escalou para uma guerra que continua acontecendo na data de hoje. Como se isso não fosse o bastante, uma outra guerra teve início recentemente… Esse foi o motivo da escolha da foto que abre o post, feita com um celular em Kyiv, em 2015. Os olhos seguem revirando cada vez que brota no meu celular um “especialista” na guerra da vez.

Esta arte de rua sumiu enquanto eu ainda morava lá na Ucrânia, ainda bem que salvei a foto. Uma pena que é uma foto de celular porque logo que mudei pra lá, ainda estava influenciada pelas redes sociais e acabava não saindo tanto com a câmera. Além disso, naquela época eu ainda estava enferrujada e em busca do meu estilo de edição das fotos digitais. Depois passei a me empenhar mais e sair especificamente para fotografar com a câmera, além de estudar edição para chegar ao resultado que eu tinha em mente. O Projeto 6 on 6 foi importantíssimo durante esse processo.


Acompanhando as notícias em abril de 2015

Mesmo que eu ainda não tivesse encontrado meu estilo de edição, não deixava de fotografar. Ouvi tanta besteira antes de me mudar para a Ucrânia que eu queria ver tudo com meus próprios olhos e documentar o máximo possível com a minha câmera. Nove anos se passaram e a desinformação tomou proporções ainda maiores com a popularização das redes sociais e a necessidade de chamar atenção a qualquer custo. A polarização gerou resultados desastrosos e o tema Ucrânia vem sendo usado no meio dessa estratégia de manipulação.

Este blog nunca foi sobre a Ucrânia, sempre foi sobre fotografia. A mudança para Kyiv foi apenas a motivação para criá-lo e um tema de pesquisa. Foi o destino do momento e eu sempre soube que não moraria lá para sempre, não foi uma experiência de imigração. Mas era inevitável que meu nome ficasse associado ao país. Quando mudei para a Holanda, fiz questão de postar mais sobre fotografia pra ficar claro que este blog é e sempre foi um laboratório das minhas experiências fotográficas.

Maio de 2017 – quando a fotografia deixou de ser hobby

A vida no exterior é mais complicada do que parece e é importante ter um objetivo, um norte, um projeto. A fotografia é o meu norte, a minha forma de me conectar com o mundo. Não sei o que seria de mim sem ela ao longo desses 9 anos longe de tudo que me é familiar. São as fotos que dão origem aos posts deste blog. Muitas vezes fotografo primeiro e depois vou pesquisar o que fotografei. Graças a esse projeto pessoal, tive a oportunidade de me conectar com pessoas espalhadas pelo mundo e esse ano fiz um post pago pela primeira vez (até achei que era spam quando recebi a proposta).

Minha velocidade de criação de conteúdo foi lenta desde o início e continuará assim. Ser escrava de algoritmo não faz parte dos meus planos. Inclusive, tenho passado cada vez menos tempo no Instagram, a única rede social que uso com frequência. Meu projeto de fotografia analógica é diretamente relacionado a esse ranço que tenho dos acelerados tempos modernos. Além disso, dou muito valor à minha liberdade criativa. E acho que é justamente por isso que consigo manter esta casinha virtual há tanto tempo.

Obrigada a todos que me acompanham por aqui. Sem os comentários de vocês, talvez eu já tivesse desistido de continuar blogando.

You Might Also Like

12 Comments

  • Reply Emerson October 16, 2023 at 3:07 pm

    Fotos contam histórias e registram momentos. Adorei todo esse registro fotográfico e um pouco da história do seu espaço. Parabéns pelos 9 anos de blog!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    • Reply Alê October 18, 2023 at 11:39 am

      Contam mesmo, Emerson! Sempre bom relembrar a história nessas datas comemorativas neh? Obrigada pelos parabéns e comentários que deixa por aqui. Boa semana pra você também!

      Até mais! 🙂

  • Reply Bruna Medeiros October 16, 2023 at 4:21 pm

    Parabéns pelos 9 anos de blog, conheci esse espaço a pouco tempo mas tenho adorado, espero que venham muitos anos por aí pra eu continuar acompanhando suas experiências fotográficas!

    Você comentou que o 6 on 6 foi importante no seu processo de busca de estilo e estudos de fotografia, não conheço muito bem o projeto, mas vou procurar saber, sinto que estou bem nessa fase rs, quem sabe me ajude também.

    Feliz 9 anos de novo!

    http://meumuseuparticular.blogspot.com.br/

    • Reply Alê October 18, 2023 at 11:43 am

      Obrigada pelos parabéns, Bruna! Editei o post com o link para a tag do Projeto 6 on 6 para facilitar caso queira dar uma conferida. Ter um projeto sempre ajuda e é muito legal ver a evolução porque fotografia exige muita prática.

      Vou lá conferir teu blog. Beijos!

  • Reply Claudia Hi October 28, 2023 at 7:50 pm

    Que texto bonito Alê. Eu me identifico muito com o que você escreveu. Sobre o slow blogging e (in)diretamente o blog ser o motivo pra fotografar. É meio que um segurando a mão do outro. Que bom que esses 9 anos de blog tenham te proporcionado bons cultivos. Porque muita gente não percebe que ter um blog pessoal não é só pra lucrar financeiramente. É uma comuidade (cada vez menor), mas que é cheia de amor pra dar. E eu tô aqui pra isso hehe

    Feliz aniversário blog e Alê ♥

    • Reply Alê November 1, 2023 at 11:29 am

      Exatamente, Claudia. Nem sempre o lucro é a motivação para se fazer algo. Feliz que você é uma das que está aqui fortalecendo a comunidade. Muito obrigada por sempre deixar um recadinho por aqui. Beijos!

  • Reply Bruno Migo November 8, 2023 at 5:37 pm

    Uau! 9 anos? Shok. E parabéns pela longevidade do projeto. Lembrei do nosso café lá no começo de tudo.

    xo

    • Reply Alê November 14, 2023 at 2:23 pm

      Sim, quase uma década já. Sempre lembro também do nosso café quando isso aqui era apenas uma ideia na minha cabeça. :-***

  • Reply Renata Carvalho November 25, 2023 at 4:32 pm

    Nove anos é muita coisa! São nove anos registrando e documentando o mundo ao seu redor, suas vivências e experiências, e isso é precioso demais. Você vai sempre poder olhar para trás e relembrar tudo o que passou e o quanto você mudou, foi crescendo como pessoa, e isso é muito bom.
    Meus parabéns e que muitos mais venham pela frente, Alê! ♥

    Beijos,
    Livro de Memórias

    • Reply Alê November 30, 2023 at 3:28 pm

      Obrigada, Renata! 9 anos é bastante tempo neh!

      Beijos!

  • Reply Maíra Mello December 10, 2023 at 12:21 pm

    Oi! Cheguei aqui através do blog Hello Lola e vi que você também mora na Holanda.

    Me identifiquei com o que você escreveu. Moro há 8 anos em Amsterdã e antes disso morei alguns meses em Bruxelas, onde comecei a estudar fotografia. Andei afastada um tempo dela porque fui engolida por esses tempos acelerados, mas agora estou novamente em busca de uma vida mais lenta e resolvi recomeçar do zero e criar um novo blog porque também não aguento mais o Instagram. Também acho que a fotografia me faz conectar com o mundo e, com ela, posso conhecer melhor os lugares pra onde me mudei.

    Obrigada por compartilhar sua experiência. A partir de agora vou acompanhar seu blog. 🙂

    Um abraço,
    Maíra

    • Reply Alê December 14, 2023 at 2:32 pm

      Oi, Maíra! Que legal que você também curte fotografia, mora em Amsterdam e também está cansada do instagram. Amo essa possibilidade de me conectar com pessoas por conta do blog. Quem sabe a gente marca um café junta um dia. Vou acompanhar seu blog também.

      Obrigada por comentar <3
      Abraços 🙂

    Leave a Reply