Holanda

6 curiosidades sobre Amsterdam que talvez você não conheça

June 9, 2023

Por trás da atmosfera vibrante e cosmopolita de Amsterdam, escondem-se fatos curiosos que cativam a todos que a visitam. Neste post, convido você a conhecer seis curiosidades sobre a capital, que certamente irão te surpreender e aprofundar sua conexão com essa cidade encantadora. Prepare-se para mergulhar no mundo de particularidades da capital holandesa!

Primeira bolsa de valores

Em 1602, Amsterdam foi pioneira no estabelecimento da primeira bolsa de valores do mundo. Através da emissão de ações pela Companhia das Índias Orientais, a bolsa de valores foi estabelecida, marcando o início de um novo sistema financeiro. Financiada pela Dutch East India Company Equity Association, esta instituição revolucionária rapidamente ganhou reconhecimento e se tornou a bolsa de valores mais antiga ainda em operação. Essa conquista histórica não apenas consolidou a importância financeira da capital dos Países Baixos, mas também estabeleceu um marco importante para o desenvolvimento do mercado de ações em todo o mundo.

Red Light

Amsterdam abriga o maior Red Light District da Holanda, uma curiosidade que talvez poucos conheçam. Devido à sua história como um importante centro de comércio marítimo, a cidade recebia inúmeros marinheiros durante suas paradas antes de continuar suas longas viagens. O bairro ficou conhecido como Bairro da Luz Vermelha devido aos lampiões acesos que lançavam uma luz avermelhada sobre as profissionais e os prédios que recebiam os marinheiros. 

Embora hoje em dia seja famosa por suas luzes vermelhas, também existem luzes azuis que indicam a presença de mulheres transexuais. Essa mistura de história, cultura e diversidade torna o Red Light District um bairro bem interessante.

Postes

A charmosa cidade de canais tem uma peculiaridade arquitetônica fascinante: foi construída sobre palafitas. Esta curiosidade revela a engenhosidade dos antigos construtores. Com aproximadamente onze milhões de pilares sustentando o solo, a capital dos Países Baixos foi construída em uma área que fica cerca de um metro abaixo do nível do mar. Esta peculiaridade é particularmente aparente na majestosa estação Central de Amsterdam, que requer impressionantes 9.000 colunas para permanecer firme. 

Uma casa geminada típica requer apenas 10 postes para sustentá-la. Estes postes de madeira com 15 a 20 metros de altura são cuidadosamente instalados numa camada de areia que se estende até uma profundidade de cerca de 11 metros. Embora alguns dos pilares tenham sido substituídos por versões de concreto ao longo dos anos, a presença desses pilares de sustentação é um lembrete vivo da engenhosidade e adaptação constante que moldou a cidade ao longo de sua rica história.

Casas estreitas

Uma outra peculiaridade arquitetônica de Amsterdam é a casa mais estreita do mundo. Localizada na Oude Hoogstraat 22, no meio da movimentada Red Light District, esta pequena casa passa facilmente despercebida entre as inúmeras lojas de souvenirs e imponentes edifícios clássicos da cidade. Esta construção única, com apenas 2.02 metros de largura e 5 metros de profundidade, é agora uma charmosa casa de chás

Se você tiver a sorte de visitá-la, poderá desfrutar de uma xícara de chá escolhida a dedo ou comprar alguns produtos especiais. É importante ressaltar que, por conta do espaço limitado, é recomendável reservar com antecedência para garantir uma mesa neste local adorável.

Moinhos

Para os amantes de moinhos de vento, a charmosa cidade dos canais reserva uma surpresa especial. Embora muitos desses ícones holandeses estejam localizados em áreas rurais do país, Amsterdam se orgulha de ter sete moinhos de vento em seu próprio território. Essas construções são tesouros históricos que oferecem aos visitantes uma visão fascinante do patrimônio cultural e industrial da capital. Existe até o “Dia Nacional do Moinho”, um evento especial realizado anualmente no segundo sábado de maio. 


Pontes

Amsterdam é conhecida como a cidade das pontes, com mais de 100 delas espalhadas por seus famosos canais. Ao todo, são 1.281 pontes que atravessam a cidade, 80 delas localizadas no anel de canais, área conhecida por sua beleza e charme. Entre todas essas pontes, uma se destaca como a mais famosa: a Magere Brug, ou “ponte estreita” (skinny bridge).

Localizada em Reguliersgracht e Herengracht, esta ponte icônica atrai visitantes de todo o mundo e oferece vistas deslumbrantes dos canais e das belas casas que os cercam. Um fato interessante é que se você ficar em um ponto específico, na esquina da Reguliersgracht com a Herengracht, é possível ver 15 pontes ao mesmo tempo. 

Para finalizar, caso você esteja planejando uma viagem para Amsterdam e deseja garantir uma experiência tranquila e organizada, recomendo visitar o site Hello Tickets. Lá você encontrará uma ampla variedade de opções para tornar sua visita ainda mais especial. 

Com o Hellotickets, você poderá garantir a compra antecipada de ingressos para atrações populares. Além disso, o site oferece a conveniência de reservar passeios guiados, transfers e outros serviços relacionados à sua viagem. Tenha uma experiência incrível e desfrute de todas as maravilhas que a capital dos Países Baixos tem a oferecer.

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply Emerson June 23, 2023 at 2:01 pm

    Parece ser um lugar muito maravilhoso e incrível. Fiquei curioso em visitar a casa de chás e os famosos moinhos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    • Reply Alê June 29, 2023 at 4:34 pm

      É uma cidade muito charmosa mesmo. Tem uma cervejaria nesse moinho que fotografei, Emerson. 🙂

  • Reply Bárbara July 6, 2023 at 4:28 pm

    Ahhh Amsterdã é demais! Eu amo essa curiosidade das construções, porque se você for parar pra pensar, é doido que eles tenham construído uma cidade dessa na água, hahhaa. E vários prédios tortos e tal, mas acrescenta ao charme, né? Eu amo esse lugar!

    • Reply Alê July 7, 2023 at 1:34 pm

      Os holandeses realmente mandam muito bem de infra-estrutura. Já tá na hora de voltar hein!

  • Reply Ba Moretti July 12, 2023 at 4:35 pm

    gostosinho demais ficar sabendo dessas curiosidades. me dá vontade de visitar para conhecer 🙂

    • Reply Alê July 13, 2023 at 2:44 pm

      É uma cidade cheia de história e detalhes curiosos. Espero que um dia você tenha a oportunidade de visitar! 🙂

  • Reply Mari February 9, 2024 at 8:38 pm

    Eu fiquei obcecada pela Holanda depois de ler o Diário de Anne Frank. Comecei até a aprender holandês pq eu tinha certeza que um dia eu iria morar lá kkkk eu ainda quero viajar pra conhecer o país um dia.

    • Reply Alê February 12, 2024 at 11:38 am

      Oi Mari! Acredita que até hoje não li “O diário de Anne Frank”? Comprei em 2016 quando visitei Amsterdam e ele segue na pilha de livros para ler. Você começou a aprender holandês e eu que moro aqui, nem me dei ao trabalho hahaaahha Ironias da vida.

    Leave a Reply