Cotidiano

Um ano de blog!

October 14, 2015

Dá pra acreditar que eu consigo manter esse blog há um ano?! Nem eu sei como consegui arranjar tanto assunto pra colocar aqui. Durante esses 12 meses 80 posts foram ao ar, todos feitos com muito carinho. Vocês nem imaginam o quanto eu fico feliz cada vez que aparece um comentário novo. Porque eu achava que só a família e os amigos iriam ler, mas acabou que eu conheci um monte de gente legal que eu não conheço pessoalmente. Muito obrigada a cada um que visita esse espacinho e tira um tempinho do seu dia para ler o que escrevo e ver as fotos que eu e Lirou tiramos.

Duas coisas me motivaram a criar esse blog, uma delas foi a escassez de informações sobre a Ucrânia em português e o fato de nós, brasileiros, não sabermos nada ou quase nada sobre esse país. Eu já acompanhava alguns blogs de expatriados e pensei “por que não ter o meu próprio, já que também serei uma expatriada?”. Por isso ele nasceu logo que eu cheguei em Kiev, pois eu queria aproveitar que tudo era novidade, tudo era diferente.

Outra coisa que me motivou a criá-lo foi a vontade de voltar a fotografar. Comentei nesse post que passei os 4 últimos anos antes de me mudar só trabalhando e estudando para concursos e, consequentemente, não sobrava tempo para fotografar. Só tinha tempo quando tirava férias. Então, o blog foi um ótimo pretexto pra me fazer fotografar mais. Imaginem a minha alegria quando fui convidada para participar do Projeto 6 on 6? Eu já conhecia e adorava a ideia do projeto porque acompanhava o blog da Paula e o da Lolla bem antes de vir morar em Kiev e criar o blog. O 6 on 6 foi mais um incentivo para que eu me dedicasse à fotografia de vez. Por falar em fotografia, chegou a hora de fazer aquela retrospectiva bacanuda dos posts mais relevantes desses últimos doze meses.

Outubro/2014

Em outubro escrevi sobre as minhas primeiras impressões e o post mais popular foi o “Algumas curiosidades sobre KievCNV000028-2

Novembro/2014

Em novembro nevou pela primeira vez desde de que chegamos e o post mais popular foi sobre a Peizazhna Alley/Kiev Fashion Park. Lembro que minhas mãos quase congelaram para fazer essas fotos porque eu achei que dava pra sair sem luva. Aprendi a lição e nunca mais subestimei o frio.

_DSF4485

Dezembro/2014

O post mais popular de dezembro foi “A hora e a vez de cortar o cabelo” e nesse mês também fomos para Lviv pela primeira vez. Para relembrar, é só clicar aqui e aqui.

_DSF4699

Janeiro/2015

O Natal por aqui é comemorado em janeiro e esse foi o post mais comentado do mês. Para ler, é só clicar aqui. No final de janeiro, viajamos para Berlim pela primeira vez e claro que essa visita foi compartilhada aqui no blog: parte 1, parte 2 e parte 3.

_DSF4742

Fevereiro/2015

Em fevereiro respondi uma tag pela primeira vez e esse foi um dos posts mais comentados do mês. Nesse mês também eu comecei a participar do Projeto 6 on 6 com o tema nossa casa e recebi muitas visitas graças a ele.

_DSF4090

Março e Abril/2015: nesses dois meses os posts do 6 on 6 com os temas cemitério e arte de rua foram os mais comentados. E em maio/2015, o post sobre o “Dia Nacional da Vyshyvanka” foi o mais popular.

_DSF4725

_DSF5393

Em junho, o Projeto 6 on 6 fez aniversário e foi o campeão da popularidade e, em julho, o post sobre a Road trip pela costa oeste dos EUA foi o mais comentado.

_DSF6065

_DSF1402

Em agosto, os posts sobre Budapeste e Viena (parte 1 e parte 2) foram os que mais fizeram sucesso e, em setembro, Cracóvia (parte 1 e parte 2) chamou atenção e liderou o ranking de posts mais populares do mês.

_S666813

_DSF6961

_DSF7167

Não sei se deu pra perceber, mas houve uma mudança na edição das fotos ao longo desses doze meses. Depois de observar muito outros(as) fotógrafos(as) e pesquisar uns tutoriais, acho que encontrei um estilo de edição que me satisfaz e vai dar pra perceber melhor nas fotos dos próximos posts. Mesmo não estando completamente satisfeita com as minhas fotos, sempre fico muito feliz cada vez que alguém elogia e isso me motiva a continuar tentando melhorar. Espero que eu tenha mesmo conseguido encontrar meu estilo pra dar uma unidade nesse blog. Espero também continuar tendo ideias para postar, afinal de contas, já não há tantas novidades depois de um ano vivendo aqui. Talvez o conteúdo se torne mais pessoal… Veremos o que o futuro nos reserva.

Fotos por Alessandra Araújo e Rafael Dourado.

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply Taís October 14, 2015 at 7:18 pm

    Alê, parabéns pelo 1 ano de blog!!! 🙂
    Com certeza ter criado esse cantinho aqui foi uma ótima ideia, sempre aprendo muito sobre a Ucrânia aqui com você e amo isso, você não tem ideia. E ao longo desses meses o seu blog se tornou um dos meus favoritos, pelas fotos lindas que você tira, pela forma como você escreve, o conteúdo que você posta por aqui e claro, pela sua simpatia! <3
    Fico muito feliz que você faz parte do projeto com a gente e espero um dia poder ir ai passear em Kiev com você! ^^
    beijão e parabéns por esse blog tão legal!

    • Reply Alessandra Araújo October 15, 2015 at 11:18 am

      Taís, você sempre sendo fofa master! Muito obrigada por acompanhar o blog e pelo convite para participar do projeto. Você e as outras meninas que sempre comentam são uma grande motivação para eu continuar criando conteúdo pra postar aqui. Um beijão e espero que você possa aparecer por Kiev mesmo!

  • Reply Bárbara Hernandes October 15, 2015 at 11:33 am

    Alê, parabéns pelo 1 ano!

    Assim como a Taís, também aprendo muito por aqui e amo suas fotos, elas são maravilhosas e com certeza uma inspiração pra uma amadora como eu. 🙂

    Depois de 1 ano eu percebi que meu blog começou a ficar muito mais pessoal (pessoal sempre foi, mas ficou muito mais) porque as novidades diminuem mesmo, não tem jeito. Não acho ruim o blog ir pro lado pessoal, porque quando a gente gosta do autor, não importa sobre o que ele fale, a gente continua acompanhando!

    Que venham muitos outros anos!

    • Reply Alessandra Araújo October 15, 2015 at 11:36 am

      Obrigada, Bárbara! Também aprendo bastante com o seu blog e adoro ler seus posts. Espero manter o mesmo entusiasmo que você tem para continuar postando. Beijão!

  • Reply K. October 16, 2015 at 10:31 pm

    Aleeee, parabéns pelo aniversário do blog!
    Fui olhar quase todos esses que indicou (e que eu ainda não tinha visto, haha). Eu adoro acompanhar blogs de viajantes e expat. mas nunca imaginei acompanhar as histórias sobre a Ucrânia e o leste europeu, sério! Hahaha. Foi muito bom conhecer seu blog, que venham muitos aniversários pela frente! 🙂 E suas fotos são lindíssimas, eu tb sou assim de nunca ficar 100% satisfeitas com as minhas e buscando novas formas de edição, olhando referencias e enfim, hahaha. <3

    • Reply Alessandra Araújo October 16, 2015 at 11:27 pm

      Fico muito feliz que você tenha aparecido por aqui, Kah! Já falei e repito, suas fotos são incríveis e me inspiram bastante. E o leste europeu até agora não me decepcionou e, sinceramente, não acho que vá decepcionar. 😉

  • Reply Stephanie October 18, 2015 at 12:19 am

    Parabéns por um ano de blog! Ele é lindo e espero que continue por um bom tempo!

  • Reply Marcela November 9, 2015 at 10:49 am

    Parabéns pelo 1 ano de blog! Acho que já falei antes, mas vou repetir, porque é bom e não custa nada: eu adoro seu blog! Você escreve bem e ao mesmo tempo parece que estou conversando com uma amiga, as fotos são muito bonitas (e grandes, o que eu adoro) e o layout é muito agradável. Espero que você continue blogando por muito tempo.

    beijos

    • Reply Alessandra Araújo November 9, 2015 at 6:54 pm

      Marcela, sua fofa! Muito obrigada por todos os elogios. Fico muito feliz de você achar que parece que está conversando com uma amiga enquanto lê. Sinto mesmo essa conexão com as pessoas que sempre comentam aqui e você é uma delas. 🙂 Saudade do teu blog, viu! Beijos.

    Leave a Reply