Cotidiano, Holanda

Outono 2022 em Médio Formato

March 8, 2023

Em 2021, comecei a fotografar com filme 120mm como parte do meu projeto analógico. Venho tentando me entender com a câmera Kiev88 que entrou para a nossa coleção de câmeras em 2014, quando mudamos para a Ucrânia. Ela é a versão soviética da Hasselblad e eu descobri recentemente que ela foi apelidada de Hasselbladsky. Ela veio com quatro backs e o primeiro que testei estava vazando um pouco de luz. Neste post tem fotos de dois backs que estão funcionando perfeitamente. A foto acima tem um pouco de vazamento de luz, mas acho que é por ela ser a primeira foto do rolo.

Essas primeiras fotos foram feitas no Oosterpark com um filme Kodak Portra 400VC escaneado em casa. Acho super difícil focar na Kiev 88 e essas fotos ficaram ligeiramente fora de foco, mas só dá pra ver quando você dá um zoom muito grande. Fotografei esse parque em 35mm em 2021 e me planejei para fotografá-lo em 120mm porque ele é muito lindo. Queria que as fotos tivessem ficado bem focadas para eu poder imprimir, mas não rolou. Pelo menos descobri que esse back está funcionando perfeitamente. Nesse dia, levei a câmera digital para fotometrar ao invés de usar o fotômetro soviético.

As fotos abaixo e a que abre o post foram feitas com um Kodak Portra 800 pra testar o back em formato retangular que também está funcionando perfeitamente. Esse filme também foi escaneado em casa. Ainda tem um monte de filme 120mm vencido na minha geladeira, então aguardem mais fotos feitas em médio formato, especialmente agora que todos os backs estão testados.

Espero que no próximo outono eu consiga fazer umas fotos bem belas em médio formato para poder imprimir, pendurar na parede e poder apreciar a minha estação preferida sempre que quiser. Inclusive, o próximo outono será o meu décimo outono vivendo no exterior, mais um motivo para guardar imagens dessa estação encantadora.

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply Claudia Hi March 8, 2023 at 10:16 pm

    Eu não entendo nada de fotografia analógica. Mas gostei das suas fotos, pois realmente remetem ao outono. Aqui no Brasil é pro outono chegar neste mês, mas eu duvido muito. E outono no Brasil nunca tem essas belas cores avermelhadas. Vou ficar torcendo pra que você consiga tirar uma bela foto e conseguir imprimir. Sou suspeita pra falar, mas acho que vai ficar lindo na sala ou no quarto hehe

    • Reply Alê March 13, 2023 at 11:44 am

      Esse é o outono real-oficial que não tem no Brasil, por isso eu tenho esse ritual de fotografar o outono todos os anos. Espero que eu consiga tirar uma bem linda esse ano pra imprimir. 🙂

  • Reply Valéria March 9, 2023 at 2:38 pm

    Que lugares mágicos e as fotos então ♥
    Amei amei Alê!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Reply Alê March 13, 2023 at 11:45 am

      Feliz que amou, Valéria! Também acho muito mágico <3

  • Reply Letícia March 31, 2023 at 10:04 pm

    Socorrooo! Que fotos lindas. Especialmente porque todas tem o ar do outono.Fotografias analógicas tem um charme especial, como pode né?

    http://www.entretardes.com

    • Reply Alê April 4, 2023 at 4:02 pm

      Oi, Letícia! Sim, a fotografia analógica tem mesmo um charme especial. Obrigada pelo elogio! 🙂

  • Reply Amanda Bianchini Moresco April 6, 2023 at 10:19 am

    Esse hobby é muito chic. Quantas câmeras diferentes tu tens, Alê?

    • Reply Alê April 6, 2023 at 6:20 pm

      Umas 27 se não me engano, Amanda. Contando as digitais. Acabei ganhando várias porque as pessoas sabiam que eu e marido colecionávamos, daí elas acabavam dando pra gente.

  • Reply Monique larentis April 21, 2023 at 6:43 pm

    Amo o outono, ele carrega um sentimento tão bom no ar. Além de pintar as paisagens com folhas lindas. Eu adoro fotografia. Ela transmite tanto, e nem precisa mostrar muita coisa.

    • Reply Alê May 1, 2023 at 11:40 am

      Concordo super, Monique! Adoro essa atmosfera outonal, por isso gosto de registrar essa estação por aqui. <3

    Leave a Reply