Cotidiano, Cultura

Lembram da dupla t.A.T.u.?

December 23, 2021

Sigo aqui com meus estudos de russo e resolvi buscar o disco da dupla russa t.A.T.u. para treinar a língua e ver se eu já consigo entender as letras. Se você ainda não era alguém na balada em 2002, talvez não saiba quem são essas cantoras pop que explodiram com os hits “Not gonna get us” e “All the things she said”. Mas pode ser que você já tenha ouvido músicas delas no TikTok, pois ouvi dizer que os tiktokers andaram redescobrindo as meninas, confere essa info? Não sou usuária da tal plataforma, então não sei se isso é verdade.

Lembro que elas foram um fenômeno e tinha todo o bafafá delas serem lésbicas, porém depois descobriram que era tudo uma farsa (fake news!), jogada de marketing que super funcionou. Os clipes delas passavam direto na MTV Brasil (a versão em inglês) e a Yulia Volkova foi uma das minhas inspirações para cortar o cabelo curtinho (eu tinha cabelo comprido até então). As meninas chegaram a ir ao Brasil e até participaram do programa da Hebe. Esse vídeo é uma pérola da comédia hahaha Clique aí embaixo para conferir.

Aquele playback maneiro de “All about us”

Fato é que descobri que foi lançado um disco tributo à dupla russa em novembro desse ano e alguns artistas que eu costumo escutar estão lá: Molchat Doma (que eu já falei sobre neste post), Moya Mishel, Monetochka e Nervy. Não conheço os outros artistas, mas imagino que eles estejam em alta lá na Rússia.

Se pronuncia “nas niê dagoniat”

Não cheguei a ouvir o disco inteiro quando elas estouraram porque não comprei nem baixei e não existia Spotify. Cheguei a escutar quando mudei para a Ucrânia e não entendia nada. Depois de 3 anos estudando russo, já dá pra entender bastante o que elas dizem nas letras. Palmas para o Spotify que disponibiliza as letras para a gente acompanhar enquanto escuta as músicas.

“Ya sashlá sumá”

Me contem aí se vocês lembram das meninas, se já escutaram o disco inteiro ou só os hits e caso queiram escutar o disco tributo, o link é esse aqui:

Imagem que abre o post retirada daqui.

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply Claudia Hi December 27, 2021 at 5:11 pm

    Eu não ia pras baladas (fui uma vez, pra dizer que nunca fui rs), mas eu conhecia as músicas porque tocava toda hora nas rádios. Até hoje eu lembro do refrão de “All The Things She Said” (no enrolation). Achava elas tão lindas e misteriosas haha

    Só consegui ver o vídeo sem áudio, mas fazia tanto tempo que eu não via a Hebe que me deu até saudade. Achava que ela nunca iria morrer, assim com a Derci Gonçalves rs

    • Reply Alê January 5, 2022 at 1:08 pm

      Tocava muito neh, Claudia? Também achava elas lindas. Ué, pq será que o vídeo ficou sem áudio para você? Que pena, perdeu os comentários hilários da Hebe hahahhaha

  • Reply Váh December 28, 2021 at 1:53 pm

    Acho tudoooooo as meninas da t.A.T.u. na época eu era criança, mas sempre fui muito da música, então via muito os clipes delas na MTV e meus irmãos jovens adultos na época ouviam muito e lembro até hoje todo o bafafá delas serem lésbicas e depois sair notícia que era tudo marketing HAHAHAHAH
    Achei legal que lançaram um disco tributo pra dupla e que elas estão te ajudando a aprender russo. Não deve ser uma língua nada fácil de aprender…

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Reply Alê January 5, 2022 at 1:05 pm

      Oi Váh, os clipes delas tocavam muito mesmo na MTV, muito legal que você lembra. Os russinhos não perdem tempo não, já aproveitaram o revival para pegar carona e ganharem visibilidade. E olha, russo não é fácil, mas tem sido divertido e é o que tem me salvado durante essa pandemia.

  • Reply Camila Faria January 4, 2022 at 8:43 pm

    CHORANDO de rir com esse vídeo da Hebe Ale! Hahaha! Só quem viveu essa época para entender o nível do surrealismo.
    Vou te confessar que nem me lembrava que elas eram russas ~ talvez porque só tenha ouvido as músicas em inglês.
    Mas, claro, me lembro do sucesso gigante, dos clipes, da polêmica lésbica (quanto atraso braseeeel!). Hahaha!
    Maravilhoso afinar o russo com música, dizem que é uma das maneiras mais eficazes de aprender uma língua. Beijo, beijo :*

    • Reply Alê January 5, 2022 at 1:02 pm

      HAHAHAHAHA Muito bom neh? Tinha que compartilhar esse momento aqui. Menina, agora que temos Spotify com acesso a discografias completas, dá para conhecer essas pérolas. Afinar qualquer língua com música vale muito a pena porque é eficaz e divertido. Estou adorando mergulhar nesse universo do indie pop em língua russa. Beijão!

    Leave a Reply