Cultura, Kiev

O Natal na Ucrânia

January 8, 2015

Se você está pensando “nossa que atrasada, agora que ela vai falar sobre o Natal”, eu digo que não estou atrasada porque o Natal foi ontem! Sim, o Natal por aqui é comemorado no dia 07 de janeiro porque o cristianismo ortodoxo segue o calendário juliano que tem 13 dias de diferença. A ceia de Natal acontece na noite do dia 06 e nos dias 7, 8 e 9 é feriado.  A ceia costuma ter 12 pratos diferentes representando os 12 apóstolos. No dia 07 tem a missa de celebração do nascimento de Jesus e a troca de presentes não é o foco por aqui. O Natal é comemorado com a família e pode até ter alguma lembrancinha, mas o dia da troca de presentes de verdade acontece é no réveillon. O ano novo é comemorado na virada do dia 31/12 para o dia 01/01 como no restante do mundo.

Bom, como ontem era feriado, resolvemos enfrentar o frio de 12 graus negativos e fomos conferir a feirinha de Natal da Sofiiska Square. A árvore de Natal costumava ser montada na Maidan, mas esse ano ela foi colocada na Sofiiska Square e estava toda enfeitada com pombinhas brancas. As pessoas não pareciam se importar nem um pouco com o frio e a feirinha estava lo-ta-da. Era até complicado de se movimentar por ali. Tinha várias barraquinhas de comida, algumas de presentes e alguns brinquedos para as crianças se divertirem. Havia uma fila enorme para entrar no tobogam que ficava em volta da árvore de Natal. Mas o prêmio de brinquedo mais lindo vai para o carrossel que eu fiz questão de fotografar para mostrar aqui.

_DSF4850

_DSF4839

_DSF4840

O carrossel era todo enfeitado com pinturas dos pontos turísticos de Kiev. E em volta da feira tinha vários pinheirinhos com enfeites feitos à mão.

_DSF4845

Como minhas mão estavam começando a congelar, corremos para o McDonald’s mais próximo. Me parece que várias pessoas tiveram a mesma ideia e ficamos um bom tempo esperando desocupar uma mesa. De lá seguimos para a Kontraktova Square que está enfeitada com esses simpáticos bichinhos de palha. Tem uma feirinha na Kontraktova também, além de um palco onde acontecem uns shows e aí nos deparamos com algumas pessoas empolgadas brincando de ciranda ali em frente.

_DSF4856

_DSF4853

Achei o feriado daqui até bem movimentado, tinha bastante gente no metrô e na rua e várias lojas abertas. O mesmo aconteceu no dia 01/01. Fomos a um shopping e todas as lojas estavam funcionando normalmente. Pra mim foi surpreendente, já que em Brasília isso não é nada comum.

E esse foi o primeiro post de 2015, então desejo a todos um Feliz Ano Novo!

You Might Also Like

18 Comments

  • Reply Bárbara Hernandes January 9, 2015 at 2:41 am

    Feliz ano novo! Que fotos lindas! E que interessante o Natal ser comemorado em outra data… os enfeites e carrossel são realmente uma graça!

    • Reply Alessandra Araújo January 12, 2015 at 5:32 pm

      Obrigada pelo elogio, Bárbara. Pois é, é muito legal aprender sobre novas culturas.

  • Reply Lidia January 9, 2015 at 3:44 am

    Uma das minhas melhores amigas aqui é uma bielorrussa, e já está virando tradição comemorarmos o “Velho ano novo” na casa dela dia 13 de janeiro… Adoro!

    Amei as fotos, esse carrossel é realmente lindo! Morro de vontade de ir em uma feira tradicional de natal, mas por aqui não encontrei nenhum que chamasse minha atenção…

    Agora sobre as luvas, você já procurou as mitaines? Elas são as luvas menos piores para fotografar, pois você bota os dedos pra fora e depois os cobre o mais rapidamente possível… Não fazem milagres, mas ajuda um tiquin! 😉

    Beijo grande,
    Lidia.

    • Reply Alessandra Araújo January 12, 2015 at 5:34 pm

      Oi Lídia, vou procurar essas luvas. Pra vc ter uma ideia, minhas mãos estavam congelando dentro das luvas! Com a câmera dá pra fotografar com luvas, não dá é com o celular (minhas luvas não são aquelas que tem o dedinho pra usar no touch screen).

      Beijão!

  • Reply Fernanda Dourado January 9, 2015 at 1:07 pm

    Feliz ano novo!!!

  • Reply Ju Dourado January 10, 2015 at 6:56 pm

    Feliz Ano novo! Legal demais conhecer um pouco da Ucrânia pelos seus textos e fotos. Estou curtindo muito acompanhar o blog. Espero poder visitá – los em breve. =)

    • Reply Alessandra Araújo January 12, 2015 at 5:36 pm

      Feliz ano novo, Ju! Esperamos que vc possa visitar a gente mesmo! Bjs.

  • Reply Paula A. January 13, 2015 at 12:14 am

    CEIA COM 12 PRATOS MDDC QUE COISA MARAVILHOSA! hahahah
    Curioso demais, não sabia que no calendário ortodoxo a celebração era em datas diferentes. Adorei os bichos de palha, fofos demais. E bom, feliz natal ucraniano e feliz ano novo pra vocês, Ale! Espero que sua jornada em Kiev continue sendo incrível em 2015. 🙂

    • Reply Alessandra Araújo January 14, 2015 at 7:49 pm

      Oi Paula! Bom, no Brasil se brincar dá uns 12 pratos tb, não? Pelo menos na minha família e na família do meu marido é uma comilança sem fim hahahha. Feliz ano novo e que a sua jornada em Amsterdam tb continue sendo incrível em 2015. Beijão!

  • Reply Luiz Otávio January 14, 2015 at 7:30 pm

    Legais as dicas sobre a Ucrânia. Vou conhecer a Europa em março e passarei por lá. Espero que esteja td tranquilo. Alguém pode me indicar um bom seguro viagem? Obrigado e abç.

    • Reply Alessandra Araújo January 14, 2015 at 8:01 pm

      Oi Luiz Otávio! Boa viagem pela Europa e espero que vc goste da Ucrânia. Se você não for passar pelo leste do país, certamente estará tranquilo. Sobre seguro viagem, eu conheço Mondial e Sulamerica, mas nunca precisei usar (ainda bem!). E tem o seguro do Visa tb. Se vc tiver comprado suas passagens no cartão vc tem direito a usar. Um amigo meu precisou usar e foi tudo tranquilo.

      Obrigada pelo comentário e abraços!

  • Reply Taís January 14, 2015 at 11:22 pm

    Que interessante saber sobre o Natal por aí e essa diferença, não fazia ideia que era comemorada em outra data, como sempre é ótimo aprender sobre novas culturas.. e eu amei as fotos do carrossel, coisa mais linda.
    Tenha um ótimo 2015 com experiências maravilhosas por aí :*

    • Reply Alessandra Araújo January 15, 2015 at 6:42 pm

      Um ótimo 2015 pra você tb, Taís! E que você consiga voltar logo pra Islândia! :-***

  • Reply Jéssica Silva January 15, 2015 at 3:59 pm

    Como a Taís disse, interessante saber como é o natal de outras culturas. Já fui a Europa, mas ñ passei pela Ucrânia. Luiz, além das dicas sobre seguro que a Ale passou, conheço o http://www.touristcard.com.br Fecho c/ eles, pois me oferecem um desconto. Esse é o cupom da promo: tourist15. Tenta lá. Bjs.

    • Reply Alessandra Araújo January 15, 2015 at 6:44 pm

      Oi Jéssica, se puder conhecer a Ucrânia, não perca a oportunidade. Aqui é tão interessante quanto outros países da Europa e bem mais barato. Obrigada pelo comentário. Bjs.

  • Reply Páscoa na Ucrânia – Um Novo Destino April 15, 2015 at 1:35 pm

    […] último domingo os ucranianos comemoraram a páscoa. Assim como o Natal, o dia de comemoração da páscoa ortodoxa é diferente do dia da páscoa católica. O feriado cai […]

  • Reply Um novo ano, um novo destino – Um Novo Destino January 26, 2016 at 7:03 pm

    […] saiu no dia 06/01, justamente quando é comemorado o Natal por essas bandas, conforme já comentei nesse post. Bom, todo o conteúdo exclusivo da Netflix está disponível. Claro que o catálogo geral não […]

  • Leave a Reply