Cultura, Kiev

Museu da Grande Guerra Patriótica

April 8, 2015

Visitamos o Museu da Grande Guerra Patriótica no quinto dia do roteiro que preparei para fazer com minha amiga. Para chegar lá é bem fácil, é só pegar o metrô e descer na estação Arsenalna. Depois, pegue o trolleybus número 38 e desça na estação do museu que será devidamente anunciada, inclusive em inglês. Depois que descer do trolley é só seguir rumo ao monumento da Mother Motherland ou Rodina Mat. A enorme escultura de 102 metros de altura simboliza a defesa da pátria e fica logo acima do prédio onde está a exposição principal do museu.

Nós não tiramos fotos dentro do museu, então as fotos desse post são da área externa, onde ficam as armas e os veículos militares. A entrada dessa parte do museu custa 3UAH e mais 20UAH para fotografar. Se você quiser entrar no avião, tem que pagar mais 5UAH. Para quem não tem interesse em ver tanques, aviões e mísseis, é melhor seguir direito para a exposição principal do complexo.

_DSF5477

_DSF5481

A entrada da exposição principal custa 15UAH e mais 30UAH se for fotografar. É impressionante o tamanho do acervo dessa exposição. Ela é organizada em várias salas e cada uma delas conta a história de um período, então dá pra entender direitinho o que aconteceu na Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial. Confesso que esse não é um passeio alegre, já que essa exposição documenta o sofrimento da Ucrânia. Inclusive, logo na entrada há uma exposição de fotos feitas durante o conflito do leste, ou seja, bem atuais. A exposição principal é enorme, então é bom ir bem descansado pra dar conta de ver tudo.

_DSF5478

_DSF5489

Na foto acima, marido todo satisfeito dentro do avião. E abaixo, eu fazendo a Nana Gouvêa na frente do tanque. Porque pagar mico é uma arte.

IMG_3683

Dentro da Mother Motherland tem um elevador que te leva até o escudo, onde fica um deck de observação. Mas ela não estava aberta à visitação. Pelo que entendemos da placa, estava fechada para manutenção e não tinha nenhuma informação de quando estará liberada para visitação novamente. Confesso que senti um certo alívio quando vi aquela placa porque a estátua é MUITO alta e rolou um mega frio na barriga de pensar em subir lá.

Como esse complexo fica numa parte alta, de lá você consegue ter uma bela vista da cidade e do rio Dnipro.

Fotos por: Alessandra Araújo e Danila Bustamante.

UPDATE: o Museu da Grande Guerra Patriótica mudou de nome e agora se chama Museu Nacional da História da Ucrânia na Segunda Guerra Mundial.

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply Catarina April 13, 2015 at 6:05 pm

    Fiquei curiosa com a museu. Ele é militar? As fotos estão muito bonitas. Parabéns.

    • Reply Alessandra Araújo April 15, 2015 at 1:51 pm

      Oi Catarina, o museu conta o que aconteceu na Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial. No acervo há várias fotos, documentos, objetos pessoais, instrumentos de tortura, pedaços de avião, pára-quedas, armas… Enfim, tem de tudo, não são apenas artigos militares. Obrigada pelo elogio e pelo comentário. 🙂

  • Reply Projeto 6 on 6 – Красиві речі (krasivi rechi) – Um Novo Destino December 7, 2015 at 6:11 pm

    […] tema foi uma boa desculpa para postar as bichinhas. Fiz a foto que abre o post há alguns meses no Museu da Grande Guerra Patriótica e foi uma surpresa encontrar um bando dessas fofuras nadando casualmente na fonte que fica na área […]

  • Reply Leonardo Lakonski August 25, 2016 at 3:54 pm

    A espada nas mãos da estátua Motherland tem a ponta achatada porque foi cortada, isso porque quando o monumento foi concluído, a Igreja a considerou mais alta que a torre da Pechersk Lavra, o que não podia, pois a Igreja sempre deveria estar “acima de tudo”.

    • Reply Alessandra Araújo August 25, 2016 at 9:47 pm

      Não sabia disso, Leonardo! Acredita que nunca reparei que a espada é cortada? Vou reparar. Obrigada pela informação.

  • Reply Leonardo Lakonski August 26, 2016 at 4:04 pm

    Ah, eu cometi um erro no comentário anterior. A espada não podia ser “mais alta que o topo da cruz da Torre do Sino da Pechersk Lavra”, e não da torre como um todo.

  • Reply Andrew Bueno November 2, 2016 at 7:52 pm

    Parece ser um museu espetacular, ainda mais eu que gosto de estudar sobre a guerra será um passeio imperdível

    Obrigado pelos detalhes, achar programas na Ucrânia infelizmente é um pouco difícil em Português

    • Reply Alessandra Araújo November 2, 2016 at 10:25 pm

      Oi Andrew! Se você gosta de estudar sobre guerra vai adorar esse museu. O acervo é enorme. Encontrar informações sobre a Ucrânia em português é difícil mesmo, por isso resolvi criar o blog. Fico feliz por ter ajudado. 🙂

    Leave a Reply