Cotidiano, Kiev

Memórias do Outono

December 4, 2018

Outubro foi um mês complicado, como se não bastasse as notícias do Brasil, meu blog ainda foi invadido… Maaaaaas ainda assim consegui sair para fotografar um pouquinho a minha estação preferida e que dura tão pouco. Ver a natureza e fotografar é sempre terapêutico e eu não podia deixar essa estação tão linda e efêmera passar em branco. Agora o inverno já reina e as árvores estão sem folhas. A temperatura já encontra-se abaixo de zero e a luz se despede às 16hs. As primeiras fotos desse post foram feitas no Parque Taras Shevchenko. A estátua abaixo representa o poeta ucraniano que dá nome ao parque localizado em frente à universidade que também leva o nome dele.

A luz do outono é suave e deixa tudo lindo. Dei sorte do casal da foto abaixo passar bem na hora que eu estava fotografando e amei a forma como a luz bateu no cabelo da moça.

Quando começou a escurecer, caminhei de volta pra casa e me encantei com a catedral Santa Sofia iluminada. Ainda dava para ver um pouco do azul do céu que combinou com o azul dos detalhes da torre do sino da catedral.

Visitamos o Parque Nacional Mezhyhirya, onde fizemos um passeio guiado em português e eu contei como foi no último post. Como já tinha bastante imagem naquele post, separei a foto abaixo para compartilhar nesse porque combina com o tema outonal.

Por fim, fomos ao Kurazh Bazar porque eu queria procurar uns LPs soviéticos. Kurazh Bazar é o maior mercado de pulgas da cidade que acontece uma vez por mês no pavilhão 19 do VDNH desde 2014. O mercado de pulgas não é a principal atração, o evento conta com música, comida e atrações para a criançada. Cada edição tem um tema e o de outubro foi “anos 90”. Na foto acima estou segurando o primeiro disco da Madonna numa versão feita na Bulgária. Em breve farei um post sobre os discos soviéticos.

E é isso, apesar dos perrengues, a vida continua e eu sigo nesse exercício diário de apreciar os bons momentos mesmo em meio ao caos. Com altas doses de música, filmes, literatura, fotografia, natureza e amizade. Lutando sempre, mas sem perder a ternura e a graça.

 

You Might Also Like

12 Comments

  • Reply Jess December 5, 2018 at 7:52 pm

    Ahhh o outono é tão lindo e poético! Amei as fotos e esses esconderijos maravilhosos! Fazem a gente viajar junto <3

    beijo

    • Reply Alessandra Araújo December 6, 2018 at 3:57 pm

      Sim! Também acho o outono lindo e poético. Adoro morar num lugar onde as estações são bem marcadas. Beijos!

  • Reply Claudia Hi December 7, 2018 at 2:08 pm

    Nossa que pena, espero que tenha conseguido normalizar o blog.

    Sou apaixonada por esse climinha de outono. Pena que aqui no Brasil essa época não se destaca tanto como aí. Meu sonho é pular num monte de folhas secas haha

    A foto do casal ficou linda, até parece que eles estava posando pra você! rs

    • Reply Alessandra Araújo December 7, 2018 at 4:30 pm

      Oi Claudia! Aparentemente, o problema foi resolvido. Meu sonho era viver num lugar onde tivesse outono, por isso sempre fico encantada quando ele chega. Menina, dei sorte demais com esse casal neh? Às vezes recebo esses presentes do universo. <3

  • Reply Gabi December 9, 2018 at 1:54 pm

    Ale, to passada que invadiram seu blog. Que merda! Espero que esteja tudo sob controle novamente. Eu acho o outono LINDO de doer, porém meu medinho de inverno me impede de aproveita-lo por completo, rs… fico só pensando no que ta vindo a frente. Só que esse ano aqui o outono foi bem caído. O aquecimento global deu muitos sinais de vida, e as temperaturas andam caindo muuuuito lentamente. A cidade ficou verde por mais tempo, tudo demorou a vermelhar, uma pena. Vamos ver se o inverno decola, porque no momento as temperaturas estão amenas demais pra dezembro.
    Agora o que dizer das suas fotos, né? Eu espero que você sempre tenha muito tempo disponível rs… pra gente ver mais o mundo sob suas lentes. Uma pergunta: quando você calha de tirar fotos lindas de transeuntes, vc fala com eles? Meu pai pedia o contato das pessoas hahaha. quando ele via que a foto era boa, e depois mandava as fotos pra ela. To perguntando porque se eu fosse esse casal ai eu amaria receber essa foto, coisa mais linda!
    Beijão

    • Reply Alessandra Araújo December 11, 2018 at 3:40 pm

      Aparentemente está tudo sob controle sim e agora tem certificado de segurança. O outono é lindo de doer mesmo, dá aquele quentinho no coração. Pois é, esse parque que fotografei já ficou bem mais amarelinho, nesse dia ainda não estava tuuuudo amarelo. O aquecimento global aí na nossa cara e uns políticos insistindo em negar a realidade…
      Quanto às fotos, a questão anda mais sendo a procrastinação do que o tempo, mas às vezes eu a venço e consigo produzir umas imagens. Cara, não falo com os transeuntes porque tenho vergonha e porque tudo passa muito rápido e acho que as pessoas vão me achar meio psicopata se eu sair correndo atrás delas hahaha Fico sempre nesse conflito se alguém vai achar ruim que eu fotografei e vai me processar, mas faço as fotos mesmo assim. Evito fazer fotos de crianças onde o rosto delas aparecem. Adorei saber essa informação, quem sabe um dia supero minha vergonha e falo com as pessoas fotografadas. Beijos!

  • Reply Ana Poli December 10, 2018 at 9:16 am

    Ah, o outono é demais <3 nao sei como é por aí, mas aqui na Estônia ele dura tao pouquinho!
    E o que aconteceu com seu blog? Há algumas semanas eu também recebi um email do google falando que meu blog estava comprometido, a conexao nao era segura, algo do tipo… mas tudo parecia absolutamente normal, acabei por trocar todas as senhas e depois já nao recebi mais nenhum aviso. Super estranho!
    Ah, e lindas fotos!!

    • Reply Alessandra Araújo December 11, 2018 at 3:51 pm

      Dura cerca de um mês ou um pouquinho mais, Ana. Quando fui pra Moscou a guia do free walking tour disse que a primavera e o outono lá são curtíssimos, imagino que na Estônia seja meio parecido por estar mais ao norte neh?
      Quanto ao blog, parece que o google está mostrando como não seguro todos os sites que não tenham o certificado SSL. Daí meu marido ativou esse certificado no domínio do blog e atualizou os plugins todos do wordpress. E limpou as ” sujeiras” que haviam sido instaladas. Agora ele aparece como https se você prestar atenção na barra de endereço.
      Obrigada pelo elogio! Beijos.

  • Reply Katarina December 11, 2018 at 12:30 am

    Nossa, Ale. Que bad essa história de invadirem o blog 🙁 Eu ameeei as fotos, essa tua tá a coisa mais linda ♥ Eu sai um dia só pra fotografar (com câmera e não casualmente com celular) nesse outono, mas acabei não editando nem fazendo o post. Passa tão rápido, meudeus!

    • Reply Alessandra Araújo December 11, 2018 at 3:56 pm

      Pois é, mas acho que agora está tudo certo. Essa última foto foi o marido que fez enquanto eu estava concentrada garimpando os discos, agradeço seu elogio por ele. 🙂 O outono passa muito rápido neh? Ainda bem que você conseguiu sair para fotografar e espero que compartilhe no blog uma hora porque suas fotos são muito lindas. <3

  • Reply Dai Castro December 12, 2018 at 10:43 pm

    Estou apaixonada por esse post. Você tem um olhar tão bonito e doce das coisas ao seu redor. O meu sonho é visitar um lugar em que as folhas das árvores possam ficar amarelas e vermelhinhas durante o outono. O inverno chega rápido por essas bandas aí mas dá pra aproveitar esses dias de maior luz, né?
    Suas fotos são encantadoras, simplesmente! Um beijo

    • Reply Alessandra Araújo December 16, 2018 at 2:32 pm

      Que comentário bonito, Dai! Obrigada pelo elogio e espero que um dia você realize o sonho de ver o outono ao vivo porque é realmente um espetáculo da natureza. Beijo!

    Leave a Reply