Cultura

10 road movies para amar

July 25, 2015

Continuando no tema road trip, resolvi fazer uma lista de road movies para entrar no clima e inspirar a nossa próxima viagem. Ao fazer essa lista, percebi que muitos dos meus filmes preferidos da vida são road movies e acho que isso quer dizer alguma coisa neh. Viagens costumam ser experiências transformadoras e as road trips então, nem se fala. Provavelmente por isso elas fazem tanto sucesso no cinema. Acho muito mais legal curtir a paisagem ali de pertinho ao invés de ver tudo a quilômetros de distância, da janela de um avião. Tudo bem que eu durmo em boa parte da viagem… Mas deixa eu parar de divagar e ir logo para a lista que é o que interessa.

1. Easy Rider (1969): Claro que esse clássico tinha que ser o primeiro da lista. Assisti esse filme quando era adolescente e copiei a fita porque eu sabia que ia querer assistir novamente várias vezes. Na época não tinha esse negócio de baixar filme rapidinho ou Netflix, então era assim que a gente se virava nos 30. Pegava o filme na locadora e copiava. E não me olhem assim! Enfim, vamos falar sobre o filme que é melhor hehe. A história é basicamente a seguinte: dois motociclistas resolvem sair de Los Angeles e vão até New Orleans para tentar descobrir a América. Hippies, drogas, contracultura. No meio do caminho ainda encontram o Jack Nicholson beeeeem jovem e vidaloka. Eu gostava tanto, TANTO desse filme que até o CD com a trilha sonora eu comprei (não, não tinha MP3, muito menos Spotify). Se você nunca assistiu esse filme, tenho certeza que ao menos já ouviu uma das músicas que fazem parte da trilha: “Born to be wiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiild!”.

2. Natural Born Killers (1994): Outro filme que fez parte da minha formação. Fiquei muito fã da Juliette Lewis por conta dele e saí assistindo tudo que é filme que ela fazia. Aquela cena dela metendo a porrada no cara ao som de L7 ficou gravada no meu coraçãozinho pra sempre. Esse filme é uma crítica à mídia que adora um sangue e acaba incentivando comportamentos doentios. Mas o que importa é que tem road trip, tem trilha sonora ótima e merece estar nessa lista.

3. Little Miss Sunshine (2006): Muito amor por esse filmeeeee! Ele é um belíssimo exemplo de uma road trip transformadora. É  a história de uma família que cruza os EUA numa Kombi toda tronxa pra levar a filha caçula para participar de um concurso de beleza infantil. Se ainda não assistiu, assista porque você vai rir, você vai chorar, você vai chorar de rir. O elenco é foda e a trilha sonora foi indicada ao Oscar de melhor trilha em 2007.

4. Almost Famous (2000): Assisti esse filme no cinema, no dia do meu aniversário, num intervalo de aulas da UnB (Universidade de Brasília) e ele fez todo o sentido pra mim na época. Um garoto recebe uma proposta da revista Rolling Stone para escrever uma matéria sobre uma banda de rock. E claro que tem uma road trip no meio para transformar de vez a vida desse garoto. Nessa época, minha mãe era exatamente igual a mãe dele e eu queria ser jornalista e escrever sobre música, ou melhor, sobre rock (mudei de ideia depois). Identificação total. Nem preciso dizer que acho a trilha mara neh? A cena que todos cantam “Tiny dancer” do Elton John é memorável. Enfim, “it’s all happening!”.

5. Everything is illuminated (2005): Já falei sobre esse filme nesse post. Lógico que uma road trip pela Ucrânia tinha que fazer parte dessa lista. Além disso, o filme é mesmo muito bom e a trilha sonora também (qualquer semelhança com a trilha de “Little Miss Sunshine” não é mera coincidência, pois a banda Devotchka faz parte das duas).

6. Thelma & Louise (1991): Mais um clááááássico dos road movies. Era para ser apenas uma viagem, mas essa road trip mudou o rumo da vida dessas duas mulheres para sempre. Na nossa road trip de 2013 eu ficava zoando meu amigo que eu era a Thelma e ele era a Louise hehe. Para quem não sabe, esse filme foi responsável pelo status de sex symbol do Brad Pitt.

7. Paris, Texas (1984): De todos os filmes que citei até agora, esse é o mais dramático. Um homem perdido parte numa road trip para tentar reconstruir o seu passado. Apesar de ter sido filmado nos EUA, ele é uma produção franco-alemã. É um dos filmes mais famosos do Win Wenders e a fotografia é belíssima.

8. Broken Flowers (2005): Bill Murray interpreta um solteirão que, após o fim de seu relacionamento, recebe uma misteriosa carta cor de rosa dizendo que ele tem um filho de 19 anos e ele parte numa road trip em busca de respostas para suas perguntas. Não vou contar mais pra não dar spoiler. Enfim, excelente elenco e Bill Murray neh.

9. The Motorcycle Diaries (2004): Outro filme que assisti no dia do meu aniversário e achei bem tocante. Essa lista não poderia deixar de ter um diretor brasileiro. O filme  é uma adaptação do livro de mesmo nome que conta a história de uma road trip que Ernesto “Che” Guevara e seu amigo Alberto Granado resolveram fazer pela América do Sul, antes de terminarem a faculdade, para ver com os próprios olhos aquilo que eles liam nos livros. E advinha só? Essa viagem transformou suas vidas.

10. Kalifornia (1993): Pra finalizar, um filme com um casal interpretado por Brad Pitt e Juliette Lewis. Nessa época, eles eram namorados na vida real também. Além deles, tem o David Duchovny tentando provar que ele consegue interpretar alguém diferente do Fox Mulder. Ele interpreta um jornalista que resolve fazer uma pesquisa sobre assassinos em série e parte numa road trip com sua namorada fotógrafa. Até aí, tudo certo. O problema é que eles têm a ideia errada de colocar um anúncio para levar um casal de carona. Aí deu ruim neh! Juro que não dei spoiler, está tudo no trailer. Confere aí.

Vocês também gostam de road movies? Já assistiram esses filmes? Me digam nos comentários o que acharam da lista. Eu adoro ler essas listas porque sempre tem algum filme que eu ainda não assisti e eu deixo anotado para aqueles dias que você quer assistir algo, mas está sem ideias.

Foto por: Alê Araújo.

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply Lidia July 26, 2015 at 3:33 am

    Quanto filme bom!! Eu assisti Telma & Louise quando era criança e esse filme foi super importante pra mim…
    Agora o “Everything is illuminated” eu não vi, já coloquei na minha lista do Filmow! 😉
    Eu amo road movies, mas acho que não sabia disso até ver essa lista. Ainda não tive a oportunidade de fazer uma road trip de verdade, mas essa hora vai chegar! Um que eu gosto muito é justamente o “On The Road”, também do Walter Sales.
    Beijos

    • Reply Alessandra Araújo July 26, 2015 at 2:12 pm

      Acho que você vai se identificar com o fato do protagonista ser vegetariano haha. Não posso dar spoiler, mas… Enfim, depois você me conta. Eu comecei a assistir o “on the road”, mas o áudio do arquivo estava ruim. Acabou que eu e marido esquecemos de baixar de novo pra assistir! Mas vamos corrigir isso. Beijos.

  • Reply Dalini July 26, 2015 at 3:38 am

    Um filme que recomendo, que assisti na aula de filosofia, é o ‘na natureza selvagem’, que basicamente do mesmo estilo também

    • Reply Alessandra Araújo July 26, 2015 at 2:14 pm

      Oi Dalini! Todo mundo fala tanto desse filme e até hoje não assisti. Mas vou corrigir isso também. Obrigada pela visita e pelo comentário! Beijos.

  • Reply Gisley Scott August 10, 2015 at 2:45 am

    Faz é tempo que eu quero assistir o Almost Famous mas fico só nesse enrola enrola. Peguei gosto pra assistir depois desse post.

    beijos!

    Gisley Scott -Blog Querido Deus obg por me exportar

    • Reply Alessandra Araújo August 15, 2015 at 11:48 pm

      Sou suspeitíssima pra falar desse filme, Gisley, mas espero que você assista e goste. Obrigada pela visita e pelo comentário. 🙂

  • Reply Três anos de blog (O Tempo Voa) – Um Novo Destino March 13, 2018 at 3:22 pm

    […] para o filme “Easy Rider”, um dos meus filmes preferidos da vida (já falei sobre isso aqui). Não só achei o trailer do filme, como achei a cena mais linda dele e descobri qual é a música […]

  • Leave a Reply