Cotidiano

Projeto 6 on 6 – Листопад (Listopad)

December 12, 2016

Chegando atrasada no rolê do 6 on 6, mas juro que é por um bom motivo. É que o final do mês de novembro e o início de dezembro foram bem movimentados por aqui e só agora estou tendo tempo e energia para me dedicar direito ao blog. Viajamos para a Polônia no dia 28/11, voltamos no dia 04/12 e recebemos hóspedes em casa no dia seguinte, então sem chance de sentar na frente do computador por esses dias. Feitas as devidas justificativas, vamos às fotos que é o que interessa.

_dsf0157

_dsf0163

_dsf0171

_dsf0170

_dsf0233

Листопад, novembro em ucraniano, é o mês que as folhas caem de vez e o outono dá lugar ao inverno. Листо significa folha e пад significa cair, assim bem óbvio mesmo. Assim como o cair da neve (snowfall) é снігопад e foi no dia 13 de novembro que caiu a primeira neve forte indicando que o inverno esse ano resolveu chegar mais cedo. Agora que me dei conta  que amarelo é жовтий e outubro é жовтень, ou seja, é o mês que as folhas ficam amarelas! Toda uma ligação com a natureza na origem das palavras. Ok, parei com o momento de iluminação.

Bom, a foto que abre o post foi feita bem no início do mês, no dia que eu saí para fazer as fotos desse post. Assim que cliquei, pensei “essa vai pro 6 on 6”. Adoro fotografar casais idosos e fico super feliz quando consigo flagrar uma cena dessas. A segunda foto são as kalinas sobrevivendo ao frio e a terceira é da sopa de abóbora que sempre aparece nos cardápios de outono. Tomei várias sopas de abóbora esse ano e fiz em casa pela primeira vez. As duas fotos seguintes são do dia que visitei o Museu do Holodomor: o obelisco que remete à Segunda Guerra Mundial e um detalhe de uma das estações de metrô. A última foto foi feita no último dia de novembro em Poznan e em breve vai ter post aqui, aguardem.

A essa altura vocês já devem ter conferido o mês de novembro delas, mas seguem os links: Paula (Holanda) | Ana (Alemanha) | Taís (Irlanda) | Lolla (Inglaterra)

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply Bárbara Hernandes December 12, 2016 at 7:14 pm

    Que fofos nessa primeira foto, amei! E você está lindíssima na última foto, adorei a combinação de cores, linda foto! Você é uma inspiração, Alê!

  • Reply KARINE December 12, 2016 at 10:37 pm

    que lindinhas essas construções da Polônia <3 já ansiosa pelos posts sobre essa sua viagem, acho que nunca li nenhum post de viagem sobre esse país 🙂

    • Reply Alessandra Araújo December 17, 2016 at 5:09 pm

      A Polônia é uma graça, Kah. Assim que terminar de editar as fotos farei o post sobre Varsóvia.

  • Reply Taís December 13, 2016 at 9:22 pm

    Poznaaaaan <3 <3 Adivinha quem já tá doida aqui de ansiedade esperando o post? hahaha tenho muita vontade de visitas essa cidade, juntamente com Wroclaw! *_*
    As fotos estão lindas, Ale.. e amei o teu mometo de iluminação, a gente aprende ucraniano junto! haha

    • Reply Alessandra Araújo December 17, 2016 at 5:12 pm

      Acho que voltarei mais vezes para a Polônia, Taís. Quem sabe Wroclaw? Não sei, vamos ver o que o futuro me reserva. Sempre me empolgo quando acontecem esses momentos de iluminação hehe.

    Leave a Reply