Cultura, Kiev, Viagens

Ewan McGregor na Ucrânia

July 22, 2015

Em 2004, Ewan McGregor e seu amigo Charley Boorman fizeram uma road trip de 115 dias e registraram tudo num reality show chamado “Long Way Round”. No melhor estilo “Easy Rider”, eles partiram de Londres com destino à NYC passando por 12 países, incluindo alguns do leste europeu. No terceiro episódio, eles passam pela República Tcheca, Eslováquia e entram na Ucrânia pela cidade de Uzhhorod. Além de viver essa aventura, Ewan e Charley visitaram alguns projetos sociais apoiados pela UNICEF nos países por onde passaram e o primeiro que aparece no programa é em Kiev. Esse projeto visa ajudar as crianças que foram afetadas fisicamente e emocionalmente pelo desastre de Chernobyl, ocorrido em 1986. Eu encontrei um vídeo que mostra essa visita e você pode assistir aqui embaixo.

Passados 11 anos da gravação do programa, foi interessante reconhecer as coisas típicas daqui: a galera usando dente de ouro, a simpatia e a hospitalidade dos ucranianos que tentam conversar com os estrangeiros mesmo que ninguém esteja falando a mesma língua, a feirinha da Andriyivsky, a galera fantasiada na Maidan pra tirar fotos com os turistas, os dançarinos de break da Khreshchatyk, as noivas posando pras fotos da prévia do casamento pelas ruas, a decoração neoclássica e a tia dos cachorros na esquina da Andriyivsky. Tenho a foto para provar que a tia dos cachorros continua lá, confere aí.

_DSF5520

Bom, não vou contar o que acontece enquanto eles passam pela Ucrânia para não dar spoiler. A única coisa triste de assistir esse programa é que nós sabemos que a última cidade por onde eles passam, Krasnyy Luch, provavelmente está completamente destruída por conta da guerra. Inclusive a casa onde eles ficaram nem deve existir mais. Eu só consegui achar no youtube o trecho da Ucrânia com dublagem em russo, mas dá para ouvir o audio original por baixo. Caso você queira assistir a temporada inteira, os 9 episódios estão disponíveis no Netflix americano. E tem também o programa da segunda road trip que eles fizeram pela África que se chama “Long Way Down”. Assista o trailer do primeiro programa clicando no vídeo abaixo.

Quando ainda estava em Brasília, eu já tinha visto uns pedaços desse programa enquanto zapeava os canais da TV por assinatura, mas agora marido e eu resolvemos assistir a temporada inteira porque estamos nos preparando para nossa road trip pelo leste europeu. Outro programa de TV que mostrou uma road trip pela Ucrânia foi o Top Gear. Se não me engano, o episódio foi transmitido no ano passado e também está disponível no Netflix. Os três apresentadores partem da Criméia e vão até a cidade de Pripyat, onde fica a usina de Chernobyl. Os dois programas são bem legais, mas confesso que gostei mais do “Long Way Round” porque achei bem mais real. E vocês, já assistiram esse programas?

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Taís July 25, 2015 at 2:05 am

    Caramba, que legal isso, nunca tinha ouvido falar desses programas, achei muito legal toda a viagem deles. Assisti aqui ao video da visita pras crianças, que coisa mais fofa, muito legal da parte deles fazer isso! E essa foto dos cachorros aqui me partiu o coração, como também pensar nas guerras que aconteceram por aí, toda coisa com Chernobyl também. Vou tentar achar pra ver com calma os episódios do programa 🙂

    • Reply Alessandra Araújo July 25, 2015 at 3:36 pm

      Ewan McGregor é um dos embaixadores nacionais da UNICEF no Reino Unido e depois dessa viagem ele decidiu adotar uma criança da Mongólia. Você vai gostar do programa, Taís. Beijos.

    Leave a Reply