Cultura, Kiev

Páscoa na Ucrânia

April 15, 2015

No último domingo os ucranianos comemoraram a páscoa. Assim como o Natal, o dia de comemoração da páscoa ortodoxa é diferente do dia da páscoa católica. O feriado cai na segunda-feira após o domingo de páscoa, não na sexta-feira. Claro que as diferenças não param por aí, as tradições também são diferentes.

No que diz respeito à quaresma, a tradição de não comer carne é igual, mas vale para todo tipo de carne. Inclusive, alguns restaurantes ofereciam o menu vegetariano durante esse período. Além disso, os ovos de páscoa não são de chocolate, mas ovos de verdade pintados à mão. São as famosas pêssankas que os ucranianos costumam dar de presente para amigos e familiares junto com o bolo de páscoa (kulitch).

_DSF5498

_DSF5493

Na noite de sábado e na manhã de domingo, há uma missa especial onde as comidas são levadas dentro de uma cesta para serem benzidas. No domingo de manhã vimos várias pessoas com as cestinhas no metrô e pelas ruas, mas eu estava sem a câmera, então nem deu pra registrar.

_DSF5492

_DSF5497

Na segunda-feira fomos na Santa Sofia para ver o festival de páscoa que estava acontecendo por lá, mas foi impossível entrar, a fila era gigantesca. Portanto, as fotos desse post são meramente ilustrativas, já que só deu para conferir o que tinha na frente da igreja: árvores e barraquinhas de guloseimas decoradas com pêssankas e as pessoas na fila esperando para entrar.

You Might Also Like

  • Lidia April 16, 2015 at 1:18 am

    Quando vejo essa tradição de pintar ovos de verdade, sempre fico me perguntando: “O que se faz com os ovos depois? Cozinha assim mesmo?”
    Beijos!

    • Alessandra Araújo April 17, 2015 at 6:48 pm

      Eu acho que eles usam o conteúdo dos ovos na receita do bolo de páscoa hehe

  • Minha primeira pêssanka – Um Novo Destino April 1, 2017 at 4:18 pm

    […] de um workshop de pêssanka (писанка) que são os ovos de Páscoa ucranianos. Comentei nesse post que na Ucrânia não existe o costume de presentear com ovos de chocolate, mas sim com esses […]