Viagens

Road Trip pelos Alpes – Montreux

January 27, 2018

A última cidade suíça visitada durante a road trip pelos alpes foi Montreux. A Gabi tinha comentado que a cidade é linda, mas não estávamos preparados para o nível de lindeza que ela de fato é. Superou MUITO as nossas expectativas. E agora eu entendo perfeitamente o motivo da banda Queen ter decidido construir seu próprio estúdio na cidade suíça, já que o lugar é inspiração pura. Inclusive, foi justamente graças a esse estúdio que decidimos parar em Montreux durante a road trip. O Mountain Studios é aberto à visitação e fica dentro do cassino Barriére. Vários outros artistas gravaram suas músicas lá e foi em Montreux que aconteceu o fatídico incêndio que serviu de inspiração para o grande hit do Deep Purple, “Smoke on the Water”.

_DSF2969

_DSF3001

_DSF3007

_DSF3013

_DSF3014

Montreux é palco do segundo maior festival de jazz do mundo que acontece todos os anos no verão desde 1967. No início era um festival só de jazz, mas a partir de 1970 outros estilos musicais passaram a fazer parte dele. Vários artistas não só se apresentaram, como possuem discos ao vivo gravados no festival de Montreux, como por exemplo, o disco “Go Back” dos Titãs de 1988. Além dos Titãs, outros artistas brasileiros também se apresentaram nesse festival que sempre tem um espaço reservado para a música brasileira.

_DSF3017

_DSF3018

_DSF3020

_DSF3022

_DSF3019

A visita ao estúdio do Queen teve um gostinho de nostalgia para mim porque várias músicas que ouvi muito durante a minha infância por conta dos meus pais, foram gravadas ali. Pisar no estúdio onde Bowie gravou “Under Pressure” junto com o Queen no ano em que eu nasci foi emocionante, deu um quentinho no coração. Na casa dos meus pais ainda tem o “Made in Heaven” e meu pai tinha uns óculos Ray Ban idênticos aos que o Freddie Mercury está usando na capa. Lembro da morte do Freddie Mercury que aconteceu um pouco depois da morte do Cazuza e todo mundo que foi adolescente nos anos 90 cresceu assombrado pela AIDS e sendo bombardeado por campanhas de “use a camisinha!”. Inclusive, a visita ao Queen – Studio Experience é gratuita, mas os visitantes que quiserem podem deixar uma doação e o dinheiro arrecadado vai para projetos voltados ao combate à AIDS.

_DSF3023

_DSF3024

_DSF3027

_DSF3032

_DSF3033

Fomos almoçar após a visita ao estúdio e, em seguida, pegamos a estrada novamente rumo ao lado francês dos alpes. Continuando no tema musical desse post, segue o link da playlist que ouvimos bastante durante essa road trip: Alpes. Se você tiver uma conta no Spotify e quiser me seguir ou seguir essa playlist, fique à vontade. A vibe é bem verão alto astral e tem umas músicas que fizeram sentido na viagem ou porque estava tocando em algum lugar que a gente foi, ou porque foi gravada no Mountain Studios. Ou simplesmente porque sim, hehe. E eu espero terminar de escrever os posts dessa viagem antes de 2018 acabar…

 

You Might Also Like

  • Gabi January 29, 2018 at 3:32 pm

    Que bom que você gostou de Montreux, é realmente uma cidade linda de doer, e eu não sabia que Under Pressure tinha sido gravada lá 🙂
    Aprendendo por aqui!
    Lindas fotos, Alê! Como sempre, alias. beijão!

    • Alessandra Araújo January 29, 2018 at 4:56 pm

      Pois é, eu também não sabia! É uma das minhas músicas preferidas da vida. Como eu sempre digo, win wenders e aprendenders. Até mesmo a história de “smoke on the water” eu já tinha ouvido, mas não tinha me tocado que aquela Montreux, era a da música hahhaha Bem lesada mesmo. Beijos!

  • Taís January 30, 2018 at 2:44 am

    Babando aqui, Ale.. a cidade é linda mesmo! Com certeza valeu a pena parar e conhece-la.
    Não sabia de todas essas curiosidades musicais que aconteceram lá, que demais. Fiquei aqui com vontade de conhecer também. Outra coisa que achei legal foi ser gratuita a entrada do museu <3
    E post mais sobre suas viagens sim, quero ler tudo.. e da sua viagem pra NZ também, pufavo! hahaha
    :* beijos

    • Alessandra Araújo January 30, 2018 at 11:58 am

      A cidade tem um relação super íntima com a música e muita coisa eu descobri depois que fui pra lá. Graças à estátua do Freddie Mercury nós acabamos fazendo essa parada lá. Mas se soubéssemos que é essa maravilhosidade toda, tínhamos planejado ficar mais tempo nesse paraíso. Quanto ao post sobre a NZ, vai demorar viu… Mas tem que sair ainda esse ano!

  • Bia February 1, 2018 at 1:56 pm

    Nossa que legal!!! Não fazia ideia sobre esse estúdio!! Quero muito conhecer a Suíça, deve ser realmente lindo!
    Já tenho uma lista de lugares que quero conhecer, é cada coisa linda que fico indecisa!

    bjão!

    • Alessandra Araújo February 24, 2018 at 4:02 pm

      Oi Bia! A Suíça é linda demais e o estúdio é bem legal. Beijos.