Cultura

Projeto 6 on 6 – кладовище (Kladovishe)

March 8, 2015

O tema de março do projeto 6 on 6 é cemitério ou кладовище em ucraniano. A minha estréia nesse projeto aconteceu no mês passado e basta clicar aqui para ler o post onde explico como funciona esse projeto fotográfico. Essas fotos foram feitas há algum tempo simplesmente porque eu gosto de cemitérios e nem preciso dizer que a escolha do tema para esse mês me agradou um bocado neh? Ele está chegando atrasado porque eu estou passeando com uma amiga que veio conhecer Kiev, então aguardem que farei posts novos sobre lugares que eu ainda não havia visitado.

As fotos desse post são de 2 cemitérios ucranianos: o Baikove em Kiev (as 3 primeiras) e o Lychakiv em Lviv (as 3 últimas). No post sobre a viagem para Lviv contei um pouco mais sobre o cemitério de lá que é bem famoso, tanto que é considerado um ponto turístico da cidade.

_DSF4644

_DSF4645

_DSF4650

O cemitério Baikove foi construído em 1833 e é um marco histórico nacional da Ucrânia. Além dos túmulos ortodoxos, há também a área dos católicos e dos luteranos. Na época da União Soviética era o principal cemitério das classes média e alta de Kiev e dá pra deduzir isso pelos túmulos com grandes esculturas e lápides de mármore. Inclusive, muitos dos túmulos se tornaram obras de arte.

Uma igreja ortodoxa em estilo bizantino foi construída entre 1884 e 1889. Durante o período da União Soviética ela foi preservada como um memorial para funerais. Hoje ela é novamente usada como igreja e, em 1975, um novo crematório em estilo moderno foi contruído na parte oeste do cemitério.

_DSF4737

_DSF4727

_DSF4725As 3 fotos acima são do cemitério de Lviv que significa leão em ucraniano, por isso tem a escultura de um leãozinho com asas na primeira foto e de um senhor sentado em um leão na segunda foto.

Para conferir as fotos de outros cemitérios pelo mundo, é só clicar nos links das outras 5 meninas que participam desse projeto: Lolla (Inglaterra) – Taís (Irlanda) – Paula (Holanda) – Sarah (Noruega) – Rita (Portugal).

You Might Also Like

15 Comments

  • Reply Catarina March 9, 2015 at 12:25 pm

    Fiquei muito impressionada com este cemitério. Têm estatuárias lindas. Parabéns pelas fotos.

    • Reply Alessandra Araújo March 9, 2015 at 7:56 pm

      Sim, tem umas esculturas bem interessantes. Valeu pelo comentário, Catarina!

  • Reply Taís March 9, 2015 at 11:02 pm

    Uau, que demais esses cemitérios, Alê. Muito bonitos mesmo, as fotos em preto e branco deixaram um clima mais artistico ainda. Adorei esse leão e também a entrada do primeiro.

    • Reply Alessandra Araújo March 10, 2015 at 8:34 pm

      A escolha do preto e branco foi mais pra dar uma unidade nas fotos e tb pq no dia que fui no Baikove estava meio nublado e as fotos ficaram meio lavadas, daí o preto e branco deixa um pouco melhor. Bjs!

  • Reply Bárbara Hernandes March 10, 2015 at 1:33 am

    Que fotos incríveis! Acho bonito ver tanta obra de arte num cemitério assim, dá outra cara pro lugar, né?

  • Reply Lidia March 10, 2015 at 8:22 pm

    Eu não gosto de cemitérios, mas as fotos ficaram muito bonitas! E não curto não por ter medo de assombração ou coisa do tipo, é mais por achar cemitério um lugar muito artificial, sabe? Antigamente tudo bem, mas na minha opinião, hoje em dia, já deveríamos ter encontrado uma maneira mais ecológica de dispor dos cadáveres humanos. Eu já vi alguns artigos interessantes a respeito disso, tipo usar umas cápsulas biológicas que possibilitam o crescimento de uma árvore com a matéria orgânica de ser enterrado.

    Beijos!

  • Reply Lidia March 10, 2015 at 8:24 pm

    *Corrigindo o fim do meu coment: … com a matéria orgânica do corpo enterrado

    • Reply Alessandra Araújo March 10, 2015 at 8:39 pm

      Legal esse negócio de usar o corpo como matéria orgânica. É meio uma maneira de continuar vivo. O Baikove tem um crematório que eu acho uma ideia melhor do que enterrar. Bjs!

  • Reply fernanda March 11, 2015 at 12:56 am

    Lindas as fotos

    Essa semana passou um reportagem interessante no Globo Repórter sobre um cemitério na Romênia, dá uma olhada:

    http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2015/03/morte-e-encarada-com-bom-humor-e-alegria-em-cemiterio-na-romenia.html

    • Reply Alessandra Araújo March 11, 2015 at 11:01 am

      Bem legal essa reportagem e reflete bem o bom humor das pessoas do leste europeu. Esse programa deve ter sido bem legal. Podia ter um Globo Repórter sobre a Ucrânia neh? Tem muita coisa interessante nesse país. :-**

  • Reply Paula A. March 16, 2015 at 8:33 pm

    Wow que lugar incrível, Alê! Fiquei embasbacada com a primeira foto, lindo demais o portão de entrada.

  • Reply Um ano de blog! – Um Novo Destino October 14, 2015 at 3:43 pm

    […] e Abril/2015: nesses dois meses os posts do 6 on 6 com os temas cemitério e arte de rua foram os mais comentados. E em maio/2015, o post sobre o “Dia Nacional da […]

  • Reply Sexta-feira 13 no Cemitério – Um Novo Destino May 8, 2018 at 6:16 pm

    […] chegou e estava um lindo dia de sol. Eu já tinha visitado esse cemitério antes e tem até post aqui no blog, então sabia em que estação de metrô descer e como chegar […]

  • Leave a Reply