Cotidiano

Workshop com Satellite June

August 15, 2019

Fotógrafos nunca param de estudar, então investir em cursos e troca de experiências com outros fotógrafos faz parte do processo de aperfeiçoamento do profissional. Quando surge a oportunidade de aprender com alguém cujo trabalho te inspira, é melhor ainda. E foi exatamente isso que aconteceu na semana passada.

A Nikki, mais conhecida como Satellite June, é uma fotógrafa holandesa que eu sigo no instagram há algum tempo e amo demais o trabalho dela. Todas as suas fotos são feitas com câmera analógica e luz natural. Esse ano, ela anunciou que promoveria alguns workshops e eu já fiquei com minhas anteninhas ligadas aguardando a divulgação das datas e preço.

Terça-feira passada, eu e Paula pegamos o trem pela manhã e seguimos para Utrecht, onde Nikki mora e trabalha. Nos encontramos num café próximo à estação central e depois fomos para a casa dela, onde aconteceu o workshop. Ela explicou todo o seu processo criativo, quais props utiliza para criar as imagens e respondeu todas as perguntas das 4 participantes. Ela criou uma atmosfera bem intimista, colocou música, preparou um almoço muito gostoso, sua gatinha Yoko ficava passeando a nossa volta, assistimos trechos de alguns filmes que ela usa para se inspirar e depois fomos fotografar.

Ela pediu para fazermos fotos com dois tipos de luz: moody e dreamy. Acho que um jeito simples de explicar isso é pouca luz e muita luz. Quando a fonte de luz é fraca e suave, é possível criar uma estética mais dramática e dark porque acaba tendo mais sombras. Essa era a luz na sala da casa dela e foi onde eu e Paula fizemos as primeiras fotos. Nós poderíamos incluir qualquer objeto da casa dela na imagem para torná-la mais interessante.

A casa dela é muito linda, tem uma decoração inspirada na estética dos anos 70, meio hippie. Inclusive, um dos filmes que ela mostrou foi Easy Rider, que já contei nesse post que é um dos meus filmes preferidos da vida. Caso você não conheça, é um road movie cujo título em português é “Sem Destino”. O nome do blog e meu gosto por road trips não são meras coincidências hehe.

Paula levou os prismas dela para a gente brincar e saiu a foto psicodélica acima com a luz do quarto da Nikki. Afinal, anos 70 e psicodelia têm tudo a ver, não é mesmo? Ela pediu foto dreamy, então criei um sonho psicodélico em preto e branco. Uma das coisas que acho mais legal na fotografia é a possibilidade de dar asas à criatividade. Infelizmente, o tempo voa quando você está se divertindo e não deu para fazer muitas fotos. Vou postando no instagram as que eu mais gostei.

A foto acima é do livro da Nikki lançado por meio de um financiamento coletivo. Ele está esgotado no site dela, mas pelo menos tive a oportunidade de folhear a cópia que ela tem em casa. Ver fotos impressas é muito mais legal do que ver na telinha do celular ou no computador. A foto que abre o post é de uma das páginas do livro e do caderno de anotações dela. Ela é tão fofa que ainda nos deu de presente os postais com as fotos e poemas que ela vende pelo site.

Foi uma experiência muito gostosa participar desse workshop e eu sempre saio muito inspirada cada vez que participo de um. Foi a primeira vez que participei de um workshop fora do Brasil, então achei que seria legal compartilhar a experiência aqui pra eu sempre poder lembrar. Alguém aí já conhecia o trabalho dela? Me contem o que acharam, vou adorar saber.

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply Taís August 16, 2019 at 1:45 am

    Que experiêcia sensacional, Ale.. não conheço essa fotografa, vou já ir fuçar as coisas delas.. Mas o fato de ir até a casa dela, ela fazer almoço, ela passar esse conhecimento pra vcs.. nossa que demais mesmo <3

    • Reply Alessandra August 16, 2019 at 9:18 am

      Foi muito gostoso, Taís. A gente conversou muito mais do que fotografou e eu acho essa troca muito rica. Feliz que você curtiu <3

  • Reply Vanessa Brunt August 16, 2019 at 10:09 am

    Caramba, quantas poesias em cliques! Fiquei apaixonada pela conexão durante o ensaio e por como a essência foi captada com tanta sensibilidade!

    http://www.semquases.com

    • Reply Alessandra August 20, 2019 at 12:03 pm

      Que feliz que você viu poesia nos cliques! <3 Obrigada por comentar. 🙂

  • Reply BA MORETTI August 18, 2019 at 2:41 pm

    aaaa que demais ♥ amei os registros que aparecem nesse post e deu até vontade de sair fotografando. aliás, saudades da minha câmera, isso sim! HAHA tudo muito lindo! adoro quando compartilhas esses processos criativos 🙂

    • Reply Alessandra August 20, 2019 at 12:06 pm

      Foi uma experiência muito agradável e eu adoro conhecer processos criativos também. Vou tentar compartilhar mais sobre o tema aqui. Beijos!

  • Reply Claudia Hi August 26, 2019 at 2:40 pm

    Não conhecia essa fotógrafa, mas amei a casa dela haha Acho que em todas as áreas, a gente sempre tem o que aprender. Nunca participei de um workshop de fotografia, mas deve ser bem legal, tanto pra conhecer novas técnicas como outros fotógrafos!

    Ah e eu gosto tanto da edição das suas fotos Alê. Com essa pegada mais marronzinha ♥

    • Reply Alessandra August 26, 2019 at 2:53 pm

      Oi Claudia! Fico feliz em saber que você curte minhas edições. <3 Uso o blog para testar umas coisas diferentes e dessa vez foi esse tom no preto e branco que eu não costumava fazer antes. Achei que fica com uma estética de foto antiga.

  • Reply Museu Pirogovo em Analógica – Um Novo Destino August 29, 2019 at 10:22 am

    […] analógica que nunca postei aqui. Não tinha gostado do resultado na época, mas depois de fazer o workshop com a Nikki, resolvi dar uma editada nessas fotos e fiquei mais […]

  • Reply Uma tarde com Satellite June | Paula Abrahão | BLOG September 1, 2019 at 9:10 pm

    […] ficam aqui alguns registros desses dia especial em Utrecht com a Alê e a Satellite June. Visitem o blog da Alê também para verem mais imagens desse […]

  • Leave a Reply