Cotidiano, Cultura, Kiev

Visita ao ВДНГ (VDNKH)

April 3, 2018

Se você leu esse título e pensou “vêdêoquê?”, calma que eu te explico. O ВДНГ (é uma sigla e a pronúncia é algo como “VDNRRÁ”) é um centro de exposições inaugurado no dia 6 de julho de 1958 com a finalidade de exibir tudo o que era produzido nas áreas de agricultura, indústria, construção, ciência, transporte e cultura da República Socialista Soviética da Ucrânia. Localizado no parque Holosiiv, o centro de exposições ocupa uma área total de 286.3 hectares e possui 180 pavilhões, dos quais 20 possuem status de monumentos históricos e culturais da Ucrânia.

A arquitetura dos pavilhões é um grande exemplo do monumentalismo soviético, com suas colunas clássicas e grandes afrescos com representações de camponeses e trabalhadores. Os melhores artistas soviéticos estiveram envolvidos na criação desse enorme complexo. Ou seja, é um local super relevante para a história recente da Ucrânia e eu fiquei bem empolgada quando surgiu a oportunidade de visitá-lo em uma passeio guiado em novembro do ano passado.

_DSF4137

_DSF4143

A primeira neve do último inverno caiu exatamente nesse dia e eu fiquei bem feliz por ter saído com a câmera. O passeio estava marcado para as 9 da manhã e, como era cedo, ainda dei a sorte de conseguir registrar a neve, que logo derreteu porque não estava tão frio. Acordei cedo, peguei o metrô e desci na estação Vystavkovyi Tsentr, que significa “centro de exposições”. Mais autoexplicativo que isso, impossível neh? Nunca tinha descido nessa estação e adorei as colunas bem gráficas que vi lá, mas não dava tempo de fotografar porque eu já estava em cima da hora. Lógico que na volta eu dei aquela paradinha estratégica para fotografar as colunas que aparecem no final desse post.

Hoje, o ВДНГ é um grande centro de atividades de lazer como exposições, feiras, shows, eventos corporativos e esportivos, além de uma ótima locação cinematográfica. Já falei nesse post aqui que vivo me deparando com equipes de filmagens pelas ruas de Kiev e esse lugar é um dos queridinhos, especialmente quando a história se passa no período soviético. Às vezes você está bem lá vendo um filme que se passa na Rússia e pensa “ah, olha só que legal a Rússia”, mas na verdade o filme tem cenas gravadas aqui. Esses dias mesmo eu estava assistindo a comédia “The Death of Stalin” e identifiquei uns locais de Kiev, inclusive o próprio ВДНГ. O seriado ucraniano “Слуга Народу” que está disponível na Netflix como “Servant of the People” também tem várias cenas gravadas nesse centro de exposições. Essa série é uma sátira da política da Ucrânia, que me lembra bastante a política brasileira em alguns aspectos… Enfim, confere a abertura da série aí embaixo e veja o ВДНГ е também vários outros pontos de Kiev.

_DSF4152

_DSF4144

_DSF4151

_DSF4147

_DSF4156

_DSF4154

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o país começou a restaurar as cidades destruídas e a arquitetura se tornou uma prioridade na economia nacional. Os projetos arquitetônicos deveriam inspirar nas pessoas o sentimento de confiança numa rápida reconstrução do país inteiro. O estilo das construções desse período é denominado “Stalin Empire” e materiais nobres como mármore, bronze, madeiras de lei eram utilizados para enfatizar a grandiosidade do império que Stalin almejava liderar. As pinturas e esculturas apresentam um clima otimista e a ideia de “a união faz a força”. Na época da construção desse centro de exposições, Nikita Khrushchev era o primeiro secretário do comitê central e tinha muito orgulho desse local que recebeu vários representantes de outras nações, entre eles, a primeira ministra britânica Margaret Thatcher (a dama de ferro, codinome que ela adotou graças ao jornal oficial do exército soviético) e o presidente da França General De Gaulle.

_DSF4157

_DSF4158

A foto acima é um detalhe do pavilhão da ciência (se pronuncia “nauka”) e abaixo, evidências de um escape quest que tinha acontecido alguns dias antes em um dos pavilhões que visitamos. Tivemos acesso exclusivo a esse local (uma espécie de mina) porque estávamos em uma visita guiada e a guia combinou previamente com a funcionária responsável por esse pavilhão, já que normalmente ele não é liberado para qualquer visitante.

_DSF4159

_DSF4162

_DSF4164

Esse centro de exposições oferece muitas atividades para as crianças e o dinossauro da foto abaixo faz parte de uma dessas atrações. Visitamos também uma estufa para plantas que estava um tanto mal cuidada, mas ainda consegui fazer uma foto da monstera, a planta da moda no momento. Meu espírito é jovem e gosta de estar por dentro das tendências da internê, então não podia deixar de fotografar a plantinha pop hehe.

_DSF4167

_DSF4170

_DSF4172

A foto acima é das colunas da estação de metrô que comentei anteriormente e fiz questão de registrar antes de entrar no vagão de volta para casa. Assim terminou o passeio e finalizo também esse post. O local é imenso, muito agradável e não custa nada para visitar a área externa. Esse post foi só um pequeno recorte de tudo que tem para fazer lá, então o ideal é sempre checar o site para se informar sobre os eventos (esse mês tem uma exposição sobre o Leonardo da Vinci que me interessou, por exemplo). Quero voltar lá num belo dia ensolarado e explorar outros cantos por onde não passamos. É possível alugar bicicletas e segways para passear pelo complexo e é uma boa forma de aproveitar um dia livre como um local.

Endereço: Akademika Hlushkova Ave, 1, 03680

Estação: Vystavkovyi Tsentr (Linha azul)

Website: www.expocenter.com.ua

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply Bia April 15, 2018 at 7:17 pm

    Adoro esses passeios históricos, imagino que no leste europeu deve haver muito a ser explorado! O que eu acho legal é a preservação da história e a riqueza dos museus! Adoro!!

    Bjao

    • Reply Alessandra Araújo May 10, 2018 at 2:20 pm

      Oi Bia! Sim, o leste europeu tem muito a ser explorado mesmo. Dá pra aprender muita coisa passeando por esse lado do mundo. Beijos e obrigada pelo comentário. 🙂

  • Reply Leonardo Lakonski July 5, 2018 at 4:11 pm

    Olá Alessandra. Encontrei esse vídeo de um cara que sobe nesse prédio da avenida Khreshatyk. https://rutube.ru/video/4b3c7527340fb4882591825c2aa6620f/ Se não conseguir assistir nesse link o nome do vídeo é: Insiders ep 1 The House with a star. Eu achei interessantíssimo!!!

    • Reply Alessandra Araújo July 18, 2018 at 3:42 pm

      Oi Leonardo, obrigada por compartilhar o link do vídeo. Estava viajando e só agora tirei um tempo para assistir, muito interessante mesmo. O único problema é que eu tenho medo de altura e fiquei com bastante aflição quando ele filmou lá do topo!

    Leave a Reply