Cotidiano

Dois anos de blog, dois anos de Ucrânia

October 24, 2016

No início desse mês eu completei 2 anos de Ucrânia e esse querido espacinho no mundo virtual também completou 2 anos de existência! \o/\o/\o/ Parabéns pra mim que venho conseguindo manter essa belezinha “viva”! E obrigada a todos que aparecem por aqui e se interessam em conhecer um pouquinho sobre a Ucrânia e sobre mim. Por falar em Ucrânia, nesse segundo ano tive a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais sobre esse país e tudo foi devidamente compartilhado aqui.

_DSF7207

_DSF7797

_DSF7706

_DSF8429

_DSF8592

_DSF8457

_DSF8619

_DSF8729

Teve post sobre Chernobyl/Prypiat, teve road trip pela Ucrânia (Uzhgorod, Kamyanets-Podilsky, Zhytomyr) e teve Odessa. Além disso, teve o Projeto 6 on 6 que continua firme e forte e teve também as viagens. Uma das grandes vantagens de morar na Europa é poder viajar para vários países em poucas horas de voo. Eu não curto muito avião, então quanto menos tempo eu tiver que passar dentro de um para chegar a algum lugar, melhor. E olha que eu ainda preciso passar muito tempo dentro do avião para chegar a outras cidades da Europa, já que a Ucrânia é enorme. Mas pra quem morava no Brasil, 2 ou 3 horinhas de voo para chegar em outro país é fichinha neh?

_DSF7938

_DSF8964

_DSF9056

_dsf9766

Então, esse ano eu pude visitar Amsterdam, Haia, Londres, Noruega (Stavanger, Olden, Skjolden e Bergen) e voltar para a minha cidade, Brasília. Ainda teve dicas de filmes (clique na categoria Cultura no topo da página para ver todas) e comecei a ler livros que têm relação com a Ucrânia. Aguardem que tudo será devidamente compartilhado aqui. Continuo adorando morar na Ucrânia, especialmente agora que a rede de amigos tem aumentado. A cidade está novamente cheia de expatriados, já que perceberam que o conflito no leste não oferece perigo para quem mora em Kiev. Além disso, os artistas também começaram a colocar Kiev novamente em suas turnês PARA A NOOOOOOOOOOOOSSA ALEGRIA! Quem acompanha o blog já deve ter percebido que eu gosto de música e poder ir a shows de artistas que eu gosto na cidade onde moro faz parte da minha lista de pequenos prazeres (nem tão pequenos assim neh?).

Continuo não falando a língua, mas já sei muito mais coisas do que há um ano. Terminei o curso de ucraniano no Duolingo e estou com uma professora particular desde julho. Aulas três vezes por semana, 1h30 de aula. Depois vou escrever um post só sobre isso, mas já adianto que NÃO ESTÁ FÁCIL. Porém, sou brasileira e não desisto nunca. Não creio que eu vá bater altos papos em ucraniano, mas o que eu aprendi até agora já tem me ajudado bastante. Já consigo ler bem mais rápido, mas ainda preciso ganhar muito vocabulário. Enfim, devagar e sempre.

Bom, escrevi esse post porque não poderia deixar a data passar em branco. Espero que vocês continuem me acompanhando e deixando comentários, pois assim eu continuo motivada para criar conteúdo e compartilhar minhas descobertas. Nesses últimos dois anos aprendi muito mais do que em vários anos de escola e isso me faz muito bem. Definitivamente, eu sou uma aprendiz profissional hehe.

 

You Might Also Like

16 Comments

  • Reply KARINE October 24, 2016 at 7:16 pm

    claro que vamos continuar acompanhando aqui, espero que sempre se sinta motivada a postar sobre esse país incrível!
    amo seus posts, Alê <3 e do pouquinho que sei sobre a Ucrânia, muito veio daqui.
    feliz dois anos \o/

    • Reply Alessandra Araújo October 24, 2016 at 10:07 pm

      Obrigada por este sempre deixando um recadinho aqui, Kah! 😘

  • Reply Taís October 25, 2016 at 12:41 am

    Feliz 2 anos de Ucrânia e de blog, Alê!! Que venham muitos e muitos anos, seu blog é um dos meus favoritinhos e com certeza quero ver a senhora criando muitos conteúdos pra cá, pois né, é tudo muito bom. O tanto que você aprendeu, pode ter certeza que a gente tá aprendendo tudo com você também. É muito legal pode acompanhar sua aventura por aí e ver esse país pelos seus olhos e suas experiências.

    Beijo ♥

    • Reply Alessandra Araújo October 25, 2016 at 9:34 am

      Yay! Fico feliz por ter criado esse blog que me deu a oportunidade de conhecer pessoas como você, mesmo que virtualmente. Obrigada pelo apoio, Tá! Beijo.

  • Reply Luiza October 25, 2016 at 10:14 am

    Poxa, obrigada você por nos trazer um pouquinho da Ucrânia pra gente em relatos e fotos tão lindas. Que venham mais muitos anos de blog, muitas fotos, muitas viagens e muitos shows! Parabéns, Alê. ♥

    • Reply Alessandra Araújo October 25, 2016 at 7:01 pm

      Obrigada, Luiza! Fico feliz quando gente que faz belas fotos elogia as minhas. Estou sempre aprendendo e buscando melhorar. Quem venham mesmo muitas viagens e shows! Amém.

  • Reply Bárbara Hernandes October 25, 2016 at 4:03 pm

    Parabéns, Alê! é muito bom comemorar mais um ano te acompanhando por aqui! Adoro seu blog, seus textos e suas fotos! E quanta viagem boa, hein, menina? Essa é sem dúvida uma das melhores coisas de morar na Europa! ps.: fiquei suuuper curiosa pra saber sobre o seu aprendizado de ucraniano, tô doida pra saber mais!

    • Reply Alessandra Araújo October 25, 2016 at 7:04 pm

      Você é uma das que tem acompanhado desde o início. Obrigada por estar sempre por aqui. Você que é da área vai adorar saber sobre meu processo de aprendizagem. Quem sabe até possa me passar algumas dicas para agilizar esse processo. Beijos, Bárbara!

  • Reply Izzy October 26, 2016 at 4:29 am

    Weeee! Parabéns pelos dois anos de Ucrânia e de blog! ♥
    Eu adoro esse seu cantinho aqui, as suas fotos (lindíssimas), a sua escrita e todas as informações que você passa com tanto cuidado. Peguei dicas culturais, conheci lugares maravilhosos e cheios de história, e comecei a enxergar a Ucrânia de modo totalmente diferente. Obrigada por tudo isso!

    Boa sorte com o ucraniano! Quero ler o seu relato sobre o assunto.

    /hug

    • Reply Alessandra Araújo October 26, 2016 at 12:17 pm

      Obrigada, Izzy! Fico muito feliz de poder abrir os olhos pelo menos de algumas pessoas sobre a Ucrânia, um país cheio de história. Obrigada por estar sempre por aqui também. Beijos.

  • Reply Camila Faria October 26, 2016 at 3:25 pm

    Adoro ler sobre a sua experiência por aí Alessandra, parabéns por esses 2 anos (intensos) de blog e de Ucrânia! Que venham muitos mais! \o/

    • Reply Alessandra Araújo October 27, 2016 at 1:05 pm

      Obrigada, Camila! Tenho mais uns aninhos de Ucrânia pela frente e espero que de blog também. :-**

  • Reply Nanda Castelo Branco | vontadedeviajar.com November 20, 2016 at 10:26 pm

    Que blog lindo, to apaixonada! Adorei as fotos, adorei os posts de cultura… ♥
    Tem newsletter pra acompanhar?

    • Reply Alessandra Araújo November 20, 2016 at 10:33 pm

      Oi Nanda, bem vinda! Feliz que você gostou. Não tenho newsletter, o esquema aqui é bem old school mesmo hehe.

  • Reply Jorge Vargas da Cunha November 29, 2016 at 2:59 pm

    Bom dia !
    Olha, eu estou há muito acompamhando a cultura Ucrâniana, até porque, estou enamorado por uma mulher Ucrâniana, que aliás, são todas lindas.
    Acho esse pais simplesmente maravilhoso e, ainda vou voar pra aí.
    Abraço.
    jorge.

    • Reply Alessandra Araújo December 12, 2016 at 12:41 pm

      Oi Jorge! Continue aprendendo sobre a cultura ucraniana e venha mesmo visitar, você vai adorar. Abraços.

    Leave a Reply