Cultura

5 artistas ucranianos para ouvir

July 14, 2015

Já que o tema do Projeto 6 on 6 de julho (que agora é 7 on 7) foi música, resolvi continuar no tema e apresentar 5 músicas de artistas ucranianos para vocês ouvirem. Já descobri alguns artistas, entre eles a Onuka e a banda Brunette Shoot Blondes e já falei sobre ambos aqui no blog. Agora chegou a hora de apresentar mais alguns que achei interessantes e espero que vocês também gostem. Com exceção do primeiro, todos os artistas que vou apresentar aqui estão bem em começo de carreira e alguns ainda nem lançaram o álbum de estreia, apenas EPs. Então talvez vocês ainda vão ouvir falar deles fora da Ucrânia.

1. The Maneken: Esse é o projeto do Eugene Filatov, cantor e produtor musical que é parceiro (na vida e na música) da cantora Nata Zhyzhchenko, da banda Onuka. Digamos que ele seja o Calvin Harris da Ucrânia, ou seja, o som dele é dançante e tem uma pegada pop. A música do vídeo abaixo tem a participação de um grupo pop daqui, formado por meninas adolescentes, e me lembra bastante essa remix de uma música do PNAU. Outra música dele que eu gosto bastante é essa aqui, com participação da Nata Zhyzhchenko. Ouça e me conta se o refrão ficou ou não gravado na sua mente (“hope this works, hope this works better”).

2. Tape Flakes: A descrição da banda no Soundcloud diz que o som é um synth-pop psicodélico com uma forte vibe dançante. Percebi influência de Hot Chip, Fischerspooner e LCD Soundsystem com direito a umas referências de ficção científica. Tem uma música chamada “I want to believe” e o nome do disco é “Out there”, ou seja, Mulder e Scully mandaram abraços. Além disso, eles usaram um sampler da voz robótica do Stephen Hawking em uma das faixas. Para matar a curiosidade, é só dar o play no vídeo abaixo e/ou conferir mais músicas na página deles no Soundcloud. Vamos correr!!!!

3. Dakooka: A Dakooka é uma jovem cantora e compositora e o som que ela faz é um indie pop com pitadas de trip hop. Me lembrou Portishead em alguns momentos e The XX em outros. A música mais animadinha é essa aí embaixo. As outras são mais calmas e meio melancólicas. O álbum de estréia dela foi lançado esse ano e você pode ouvir as músicas na página dela no Soundcloud.

4. Dvoe: O artigo que eu li sobre essa dupla os comparava ao Ting Tings, mas eu não achei tão parecido assim. Esse projeto foi criado no verão de 2013, mas Olga Dibrova e Artem Ugodnikov já haviam trabalhado juntos numa banda conhecida da Ucrânia, a Gorchitza. Eles têm apenas um EP lançado e você pode ouvir as músicas clicando aqui. A banda Tape Flakes tem uma música bem legal com a participação da Dibrova. Assista o videoclipe da música “May” clicando no link abaixo.

5. Charlie: Mais uma dupla com som dançante. O projeto é formado pela vocalista Viktoria Jakobchuk e o produtor e DJ Nikolay Makeev aka Dj Ekspert. Esse produtor já trabalhou com artistas reconhecidos aqui na Ucrânia, como Gorchitza, Alloise e The Hardkiss. O som deles é um eletropop com vocais que me lembram um pouco os da Lisa Stansfield. Eles também são bem novos e só têm um EP lançado. Para ouvir mais músicas, é só entrar na página deles no Soundcloud.

Acho que deu pra reparar que tem rolado uma tendência de músicas mais dançantes neh? Claro que há artistas que fazem outros estilos de música, mas resolvi citar aqui os 5 que têm mais a ver com meu gosto musical. À medida que eu descobrir mais artistas, com certeza farei um post para compartilhar com vocês. Sei que tem muita gente talentosa nessa terra e eu tenho me surpreendido bastante com a produção musical do país. Deixem suas impressões sobre esses artistas aí nos comentários. Vou adorar saber a opinião de vocês.

Foto: Alê Araújo.

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply Botando a Ucrânia no mapa II – Um Novo Destino May 15, 2016 at 12:18 pm

    […] 5 artistas ucranianos para ouvir […]

  • Reply Leonardo Lakonski August 26, 2016 at 3:34 pm

    Tem uma banda Ucraniana que eu gosto que se chama Hardkiss. Acredito que você conheça ou já ouviu falar.

    • Reply Alessandra Araújo August 26, 2016 at 6:12 pm

      Sim, conheço (citei eles nesse post inclusive). Não gosto do som deles, por isso não indiquei aqui.

    Leave a Reply