Cultura

Tag: 50 fatos sobre a Ucrânia

February 9, 2015

Essa tag é uma adaptação da famosa “50 fatos sobre mim”. A ideia de fazer essa tag surgiu quando eu estava assistindo o canal Alemanizando e eles fizeram um vídeo dessa tag adaptada para “50 fatos sobre a Alemanha”, inspirados pelo canal Aqui pode – a vida no Japão que fez “50 fatos sobre o Japão”. Deu um trabalhão encontrar 50 fatos interessantes que não fossem apenas históricos. Se houver alguma informação errada, a culpa é do Wikipedia e da internet em geral, já que foram as minhas fontes para a maior parte dos fatos listados aqui. Sem mais delongas, vamos a eles:

1 A Ucrânia faz fronteira com Rússia, Bielorrússia, Polônia, Eslováquia, Hungria, Moldávia Romênia.

2 É o segundo maior país da Europa, atrás da Rússia Europeia e à frente da França metropolitana.

3 É o 44° país do mundo em território, um pouco maior que o estado brasileiro de Minas Gerais

4 Kiev é a capital da Ucrânia.

5 O maior rio da Ucrânia é o Dnipro (é o 47º mais longo rio do mundo). Ele nasce nas montanhas de Valdai (norte da Rússia), e corre para sul, acabando por desaguar no Mar Negro. Ao longo de 115 km serve de fronteira natural entre a Bielorrússia e a Ucrânia.

6 A bandeira nacional da Ucrânia é azul e amarela e as cores representam o céu azul acima das plantações de trigo.

7 O presidente da Ucrânia é Petro Poroshenko, um empresário bilionário dono da Roshen, a maior fabricante de confeitaria na Ucrânia, um trocadilho do seu próprio sobrenome Poroshenko. Ele é conhecido como o rei do chocolate (#willywonkafeelings).

8 O ucraniano é a língua oficial e o seu alfabeto é cirílico. O russo também é muito falado.

9 A moeda da Ucrânia é a grívnia (UAH).

10 A religião predominante é o cristianismo ortodoxo oriental, que influenciou fortemente a arquitetura, a literatura e a música do país.

11 O Natal na Ucrânia é comemorado no dia 07 de janeiro e dia 25 de dezembro é um dia comum.

12 Tornou-se um Estado-nação independente apenas em 1991.

13 Desde o fim do ano passado, o Parlamento da Ucrânia permite que as pessoas assistam suas sessões.

14 Desde a dissolução da União Soviética, o país continua a manter o segundo maior exército da Europa, depois da Rússia.

15 As principais cidades do país (por população) são Kiev, Carcóvia, Dnipropetrovsk, Odessa, Donetsk, Zaporíjia e Lviv.

16 A Ucrânia é subdividida em 24 províncias (oblasts) e em uma república autônoma, a Crimeia. Adicionalmente, duas cidades têm um estatuto especial.

17 A Ucrânia possui cerca de 5% das fontes minerais do mundo.

18 A Ucrânia é pesadamente dependente de sua energia nuclear e a maior usina nuclear na Europa, a Usina Nuclear de Zaporíjia, é localizada na Ucrânia.

19 O desastre de Chernobyl ocorrido em 1986 é o pior acidente nuclear da história em termos de custo e de mortes resultantes, além de ser um dos dois únicos classificados como um evento de nível 7 (classificação máxima) na Escala Internacional de Acidentes Nucleares (sendo o outro o Acidente nuclear de Fukushima I, no Japão, em 2011).

20 Ainda não existe coleta seletiva de lixo na Ucrânia. A reciclagem de lixo doméstico tóxico ainda está em processos iniciais no país.

21 A Ucrânia foi a sede da última Eurocopa em 2012, a máxima competição de futebol entre seleções da Europa. Foi sediada em conjunto com sua vizinha Polônia.

22 Os clubes de futebol mais conhecidos do país são Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev. O primeiro tem 13 jogadores brasileiros e o segundo tem 2.

23 Dois campeões mundiais de boxe na categoria peso-pesado são Ucranianos: os irmão Vitali e Wladimir Klitschko.

_DSF4331

Universidade Tarasa Shevchenka.

24 Os ucranianos estão na lista de povos mais educados e eruditos do mundo. O número de cidadãos com educação superior per capita é maior que a média europeia. O número de pessoas sem nível superior é muito pequeno.

25 A Kyiv-Mohyla Academy, fundada em 1632 por Petro Mohyla em Kiev, é uma das universidades mais reconhecidas da Ucrânia.

26 Taras Shevchenko é o poeta mais famoso da Ucrânia. Sua obra foi traduzida para muitas línguas e existem mais de 1200 monumentos dele pelo mundo, a maioria deles fica na Ucrânia.

27 É possível comprar remédio sem receita na Ucrânia.

28 Nos supermercados, as sacolas plásticas são pagas.

29 É permitido estacionar os carros em cima das calçadas sem nenhum problema.

30 Em Kiev, os terminais eletrônicos de autoatendimento ficam na rua, sem nenhuma proteção. Você saca o dinheiro tranquilamente enquanto as pessoas passam na calçada atrás de você.

31 A segunda estação de metrô mais profunda do mundo, a Arsenalna, fica em Kiev.

32 A partir desse ano, o metrô de Kiev terá cobertura wifi gratuita.

_DSF4353

Cachorro entrando no metrô.

33 Apesar das placas indicando que é proibido cachorro no metrô, as pessoas entram com seus cachorrinhos sem problemas.

34 A Ucrânia recebe mais de 12 milhões de turistas estrangeiros por ano.

35 Por lei, os filmes exibidos nos cinemas da Ucrânia devem ser dublados em língua ucraniana.

36 A maior aeronave de transporte cargueiro do mundo, An-225 Mriya, é produzida pela empresa ucraniana Antonov Design Bureau.

37 O primeiro computador da Europa continental foi construído em Kiev sob a supervisão de Serey Lebedev e Victor Glushkov em 1950.

38 Na Crimeia, existe uma rota super longa de trolleybus que conecta duas grandes cidades da área – Simferopol e Yalta. São mais de 85km de distância.

39 O centro geográfico da Europa localiza-se numa pequena cidade da Ucrânia chamada Rahiv cercada pelas belas montanhas Cárpatos.

40 A primeira constituição do mundo foi adotada na Ucrânia. Em 5 de abril de 1710, Philip Orlik adotou “A Constituição dos Direitos e Liberdade das tropas de Zaporíjia”. Outros países criaram suas constituições anos e anos depois.

swallows-nest-ukraine

Swallow’s Nest. Foto por Jane Sweeney.

41 A Ucrânia tem vários castelos incríveis como o Swallow’s Nest em Yalta e o Kamianets-Podilskyi localizado na cidade com o mesmo nome.

42 O primeiro Mcdonald’s da Ucrânia foi aberto em 1997 em Kiev. E o segundo Mcdonald’s mais visitado do mundo fica em Kiev, na Vokzalna Square.

43 O Mcdonald’s encerrou suas operações em lojas de sua propriedade na Crimeia, após a Rússia ter anexado a região em 2014.

44 Os ucranianos precisam de visto para entrar na maioria dos países da Europa.

45 Assim como em outros países, na Ucrânia é comum tirar os sapatos para entrar nas casas.

46 Ucranianos têm o costume de comer sementes de girassol, peixe desidratado (normalmente acompanhado de cerveja) e salo que é gordura de porco que pode ser frita, assada, cozida, etc.

47 Entre os pratos típicos estão a borsch (sopa de beterraba), varenyky (é uma espécie de massa de ravioli com recheio salgado ou doce) e deruny (panquecas de batata).

48 Ucranianos usam a aliança de casamento na mão direita.

49 Odessa é a Ibiza da Ucrânia, se é que vocês me entendem.

50 As saunas são bem comuns na Ucrânia. Mas essa tradição não envolve apenas ficar suando em altas temperaturas. Adicione a isso, uma pequena surra para ativar a circulação e depois, um mergulho na água gelada.

 

You Might Also Like

20 Comments

  • Reply Marcela February 9, 2015 at 6:11 pm

    Que. ideia. mais. legal!!! Adorei ler os 50 fatos sobre a Ucrânia e acho que vou fazer também sobre o país onde moro agora. Acho que vou aprender bastante 🙂

    beijos!

    • Reply Alessandra Araújo February 9, 2015 at 6:55 pm

      Faz mesmo, Marcela! Com certeza você vai aprender bastante e eu vou adorar ler. Beijos!

  • Reply Kika Dourado Socio February 9, 2015 at 9:17 pm

    Alessandra gostei muito do que vi e de tudo que aprendi saudades de vocês beijos

  • Reply Bárbara February 10, 2015 at 1:12 pm

    Adorei saber mais sobre a Ucrânia! POR QUE tem lei em relação aos filmes dublados, meu deus???!!!

    • Reply Alessandra Araújo February 12, 2015 at 10:06 am

      Oi Bárbara, pelo que entendi é uma estratégia para preservar a língua ucraniana.

  • Reply Lidia February 10, 2015 at 4:39 pm

    Que idéia ótima, adorei saber mais sobre a Ucrânia! E nossa, fiquei com inveja da Internet no metrô, viu? Aqui em Montreal algumas estações de metrô até tem, mas são bem poucas e ainda por cima não funciona direito… Quando será que vou conseguir visitar a Ucrânia, hein?

    Beijinhos

    • Reply Alessandra Araújo February 12, 2015 at 10:08 am

      Oi Lídia, eu testei e ainda não está funcionando direito. Não sei quando é a data oficial que vai começar, mas a previsão é pra esse ano. Fica de olho nas passagens, quando tiver em conta você vem! 🙂

  • Reply Taís February 10, 2015 at 11:10 pm

    Amei essa tag nessa versão, que demais! Fiquei com vontade de fazer sobre a Irlanda também, quem sabe.
    Muito legal aprender mais sobre a Ucrania, a vontade de conhecer so vai crescendo. Eu super queria visitar Chernobyl 🙂
    E tomei um susto quando li ‘uma pequena surra’ hahahaha tive que assistir ao vídeo, adoro ver essas curiosidades 😛 adorei a musiquinha e super queria experimentar essa sauna.
    🙂

    • Reply Alessandra Araújo February 12, 2015 at 10:12 am

      Faz da Irlanda também! Nós vamos visitar Chernobyl, estamos só esperando esquentar um pouco. hahahahhahahah A musiquinha do vídeo é muito engraçada neh? Eu descobri que tem uma sauna perto da minha casa. Já tinha passado na frente várias vezes e nunca tinha reparado, depois de fazer essa pesquisa é que vi.

  • Reply Maurício February 11, 2015 at 1:33 am

    Muito esclarecedor os 50 fatos sobre a Ucrânia. Você se transformou na embaixadora número um desse país.

    • Reply Alessandra Araújo February 12, 2015 at 10:14 am

      Ainda tenho muito pra descobrir sobre esse país, Maurício. Mas fico feliz de estar informando ao menos algumas pessoas sobre o que acontece aqui além da guerra.

  • Reply fernanda February 14, 2015 at 6:50 pm

    Sauna: to dentro! E a pré surra também (50 tons de cinza feelings)

  • Reply Nalu March 7, 2015 at 6:55 pm

    Nossa, tem umas coisas bem doidas! Haha. Conheci seu blog agora e gostei muito, já que morro de vontade de conhecer a Ucrânia. Parabéns pelo blog ♥
    Beijos,
    Nalu
    http://coisasafiins.blogspot.com

  • Reply Alemanizando April 1, 2015 at 5:11 pm

    Hey! Obrigada por mencionar a gente! 😀 Ficaram ótimos os 50 Fatos Sobre a Ucrânia. Beijos!

    • Reply Alessandra Araújo April 1, 2015 at 5:23 pm

      Que legal receber o comentário de vocês! Muito obrigada! Beijos.

  • Reply karla Timmers May 31, 2018 at 1:04 pm

    oi alessandra. bem interessante. estou fazendo um trabalho sobre reciclagem de lixo na Ucrania e gostaria de saber se voce sabe algo mais sobre o item 20 (20 Ainda não existe coleta seletiva de lixo na Ucrânia. A reciclagem de lixo doméstico tóxico ainda está em processos iniciais no país.) ou talvez onde tenha lido isso na internet. obrigada.

  • Reply Alessandra Araújo May 31, 2018 at 2:27 pm

    Oi Karla! Escrevi esse post em 2015, 4 meses após mudar pra cá e essa foi uma das coisas que notei de diferente do Brasil. Fiz uma busca rápida no google e encontrei esse artigo com dados mais atualizados e esse tema ainda caminha a passos lentos: http://global-recycling.info/archives/1619. Espero que seja útil para o teu trabalho e obrigada por comentar. 🙂

  • Leave a Reply