Cotidiano

Retrospectiva 2025

January 16, 2026

Primeiramente, feliz 2026! Levei tanto tampo para reaparecer por aqui que já virou o ano, então vamos de retrospectiva. Como já falei um pouco sobre o primeiro semestre de 2025 no último post, vou focar no que aconteceu no segundo semestre. Mal terminou o primeiro semestre, o LAFA (Laboratório de Fotografia Alternativa da UnB) foi convidado por uma amiga minha que trabalha no MPDFT, para participar de um evento especial em comemoração aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no início de agosto. Portanto, nada de férias, já que trabalhei na preparação de uma mini oficina para os jovens acolhidos, socioeducandos e participantes de projetos da Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude. Fiz alguns poucos registros durante o evento com um Ilford Delta 100.


Ainda em agosto, teve a abertura da exposição que participei a convite do Fernando Pericin, que foi meu colega na disciplina da pós-graduação que cursei no primeiro semestre. A exposição aconteceu na Fundação Athos Bulcão e acabou sendo prorrogada até início de novembro. No início de setembro, eu e Gaia Schüler organizamos a vernissage de abertura da exposição do LAFA na Câmara dos Deputados e depois, fiz as fotos da exposição para o portfolio do LAFA. Ainda em setembro, trabalhamos na preparação dos produtos para participar da feira colaborativa de arte impressa MOTIM.

Foto por Lila Brenner
Exposição na Câmara dos Deputados

Em outubro, este bloguinho completou 11 anos de existência e eu nem fiz um post de comemoração porque estava ocupada ministrando minha primeira oficina de fotografia analógica como uma das ações de extensão promovidas pelo LAFA. As aulas aconteceram aos sábados e eu adorei a experiência. Para quem não sabe, sou educadora de formação, mas abandonei a carreira assim que me formei e fui estudar para concurso público na área administrativa. Achei que ia ficar super nervosa com essa volta à sala de aula, mas acabou sendo bem tranquilo e fiquei feliz por poder compartilhar meus conhecimentos sobre fotografia analógica.

Foto por Gaia Schüler

Ainda em outubro, o LAFA participou de um evento no Rio de Janeiro e a professora Ruth levou um trabalho meu para representar o grupo. Em novembro, aconteceu a semana universitária e eu fui representar o LAFA no Fórum Sociocultural da Rede de Polos de Extensão. Além disso, o grupo teve dois capítulos de livros publicados e meu nome está lá entre os autores. Um desses capítulos foi escrito em janeiro do ano passado e escrevi à moda antiga, sem usar inteligência artificial. No fim de novembro, participamos de mais uma edição da feira colaborativa de arte impressa MOTIM.

Foto por Rafael Dourado

Em dezembro, participei de mais um Fórum Sociocultural para discutirmos sobre as ações de extensão realizadas no Polo do Setor Comercial Sul, do qual o LAFA faz parte, e assim encerramos as atividades do semestre. Paralelamente, venho tentando dar continuidade ao meu projeto utilizando a técnica do film swap, mas tem sido difícil encontrar tempo e energia para finalizar o rolo de filme que está na câmera desde outubro.

Para completar, tem o tratamento da Lola que teve início em setembro e envolve visitas à clínica veterinária a cada 15 dias, além da medicação que administro em casa todos os dias. Ainda em setembro, a Amélie teve uma desidratação e depois de vários exames, foi diagnosticada com doença renal crônica estágio 2. É considerada uma doença leve, mas envolve visitas mais frequentes ao veterinário para acompanhamento. Espero arrumar um tempinho para contar melhor sobre essa nova fase da vida das felinas.

Vale lembrar também que continuo com as aulas de russo às segundas e quartas pela manhã e os treinos de força, que acabaram ficando um pouco prejudicados, mas consegui voltar a manter uma rotina em dezembro e sigo há 7 semanas sem falhar. Ou seja, 2025 foi um ano intenso! Espero que esse ano seja um pouco mais tranquilo e que eu consiga atualizar minhas leituras dos blogs de vocês.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply