Cotidiano

Lomography 800 – 35mm

April 5, 2022

Comentei neste post que estava fotografando um Lomography 800 e levei meses pra terminar esse filme que estava dentro da minha câmera desde outubro. Tem mais fotos do outono 2021, depois veio lockdown, inverno e a falta de inspiração para fotografar. Levamos Amélie e Lola no vet pra tomar vacina em dezembro e tomamos nosso reforço da vacina no início de janeiro. Levamos a Amélie no vet de novo em fevereiro para fazer um ultrassom do coração porque a médica queria verificar um sopro, mas não é nada grave, só stress mesmo da ida para a clínica. No final de fevereiro, começou a guerra e a minha inspiração que já andava escassa, desapareceu de vez.

Fiz várias caminhadas durante o outono pra aproveitar bem essa estação linda. Gosto bem mais de andar a pé porque tenho tempo para assimilar melhor a cidade. De bike não dá pra ver nada e ainda é bem estressante pra mim. Aproveitei para fazer sopa de abóbora em casa e até encontrei umas poucas decorações de Halloween durante uma das minhas caminhadas. A bruxa que habita em mim ficou deveras satisfeita.

No final de outubro teve a visita ilustre de Gabi e Matt e foi a primeira vez que fui a um restaurante depois de tomar a segunda dose da vacina. Infelizmente, a foto que fiz deles saiu super escura. Tentei salvar com edição, mas ainda não foi o bastante. Fotografia analógica é assim mesmo, entre surpresas e frustrações. Lembro de ter feito uma outra foto deles que simplesmente não veio nos scans. Quando eu buscar os negativos, descubro o que aconteceu.

Lola e seu banho de sol matinal

Na real, estou até feliz que esse filme deu certo. Tive que abrir a câmera duas vezes: a primeira vez foi porque eu achei que o filme não tinha encaixado direito, daí fui conferir no banheiro escuro se estava encaixado; a segunda vez foi porque a manivela estava enganchando na hora de rebobinar, daí eu abri a câmera de novo no banheiro escuro para terminar de rebobinar com a mão pra não correr o risco de arrebentar o filme. O problema é que fiz isso durante o dia e tinha uma frestinha de luz entrando por debaixo da porta, daí fiquei na dúvida se ia fazer diferença ou não.

O livro “M Train” da Patti Smith foi minha companhia de inverno e eu amei TANTO esse livro! Li bem de-va-ga-ri-nho porque eu queria degustar cada palavra, viajar por cada memória dessa mulher encantadora que eu queria que fosse minha amiga. Fiz essa foto com a pequena faísca de inspiração que ela me trouxe. Ela fez essa foto do companheiro dela, Fred Sonic Smith, atravessando um portal. As fotos são como portais de memória e eu acrescentei os grãos de café que é um dos amores de Patti (meu também). Enfim, não quero ficar dando muito spoiler, mas quem leu o livro vai entender. A outra foto é de uma boneca do Squid Game que Paula e eu encontramos num dia que fomos tomar café juntas. Prazer, sou a Alê(atória). 🙂

Na verdade, tirei aquela foto porque queria gastar filme mesmo, já que eu não via a hora de terminar esse bendito e levar pra revelar. Aproveitei pra fazer uns autorretratos com a câmera no tripé para testar o timer que eu nunca tinha usado. Confesso que ainda não estou 100% acostumada com essa minha nova imagem grisalha, mas a Patti me ajudou a aceitar melhor a realidade da velhice chegando. Não pinto o cabelo desde 2020, mas ainda estranho essa claridade na minha cabeça. Talvez eu vença a preguiça e ainda pinte de novo porque tem um resto de tinta aqui. Minha procrastinação é bem maior que a minha vaidade, como vocês podem perceber. Por fim, Amélie terminando gloriosamente o rolo de filme com seus belíssimos olhos verdes.

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply Váh April 7, 2022 at 3:14 pm

    Lola e Amélia que fofuras ♥
    Eu ainda não tenho tantos fios brancos, mas tenho o suficiente para me incomodas :/ não sei lidar muito bem com isso e assim como você minha procrastinação é bem maior que a minha vaidade. Na prática envelhecer é muito mais complicado.
    Que bom que as fotos deram certo, eu amei todas. Ficaram bem lindas!
    Eu tô com um filme na câmera pra terminar e mandar revelar, estou animada hehehe 🙂

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Reply Alê April 8, 2022 at 4:22 pm

      Sempre gasto filme com Amélie e Lola porque não resisto hehe Eu tenho cabelos brancos desde os 18 anos, Váh. Sempre pintei e essa é a primeira vez que fico tanto tempo sem pintar desde então. Feliz que você gostou das fotos! Espero que suas fotos saiam legais, é tão gostosa essa animação que a fotografia analógica proporciona neh? Acho o processo todo muito legal. Beijos!

  • Reply laryssa andrade April 8, 2022 at 8:24 pm

    tão bonito ver o cotidiano assim <3 amei muito as árvores, as cores do filme… cada detalhe me abraçou.

    • Reply Alê April 11, 2022 at 11:16 am

      Feliz que gostou, Lary! Guardei esse filme para usar no outono porque adoro as cores dele. Estou satisfeita que você se sentiu abraçada. <3

  • Reply Gabi April 24, 2022 at 1:37 pm

    E a honra de chegar aqui e dar de cara com minha fuça nas suas fotografias lindas?!?! Sério.. escura, mas linda! E me levou diretamente praquele dia… a gente sentadinha na beira do canal, andando pelas ruazinhas… acho que no segundo semestre voltamos, te aviso.
    E Ale, eu achei seu cabelo tão lindo… sei bem que é uma questão de identidade, e o clique não é tão automático. Mas que você ta linda, ta!

    • Reply Alê April 25, 2022 at 12:30 pm

      Gabi! Uma pena que a foto de vocês saiu escura e a outra queimou uma parte porque estava no comecinho do filme… Mas nosso encontro foi delícia e isso é o que importa. Venha de novo sim, ainda temos muito papo pra colocar em dia. Quanto ao cabelo, ainda não me reconheço com cabelo claro, questão de identidade mesmo. Todo mundo elogia, mas é que o clique ainda não aconteceu mesmo. Uma hora ele vem. Beijos!

  • Reply BA MORETTI June 12, 2022 at 5:34 pm

    eu amei o retrato do casal do jeitinho que ficou, muuuuito bonito mesmo <3 e ai, não me canso da sensação de aconchego que as tuas fotografias analógicas costumam me dar 🙂

    • Reply Alê June 13, 2022 at 12:04 pm

      Oi Ba! Fico tão feliz quando dizem que as imagens trazem sensação de aconchego porque é justamente essa a minha intenção quando vou fazer uma foto. <3

    Leave a Reply