Cultura

Uma parceria muito simbólica

November 20, 2018

Há algum tempo descobri que o ucraniano Eugene Hütz e sua banda Gogol Bordello gravaram uma música linda com a cantora russa Regina Spektor. Levando em consideração que a Rússia e a Ucrânia encontram-se em conflito desde 2014 e que os dois artistas foram obrigados a sair de seus respectivos países por conta de perseguição gerada por um governo autoritário, achei que isso daria um excelente post.

O nome da música é “Seekers and Finders” e a letra é uma incrível reflexão sobre a vida e a procura por um propósito cheia de metáforas que #entendedoresentenderão. Já havia me sentido tocada pela música e tudo passou a fazer mais sentido quando me aprofundei na pesquisa sobre os artistas e entendi todo o simbolismo que fundamenta essa parceria. Para assistir ao videoclipe da música é só clicar na imagem abaixo.

Agora vamos à contextualização. A banda Gogol Bordello se auto-classifica como punk cigano e é formada por imigrantes de 7 países diferentes. Eugene Hütz, líder da banda, nasceu em Kiev quando a Ucrânia ainda fazia parte da União Soviética e ele tem um quarto de sangue romeno, duma família de ciganos. A banda foi formada há mais de uma década e o nome faz referência ao escritor Nikolai Gogol. Eugene se tornou o porta-voz dos direitos dos imigrantes.

No vídeo acima, o cantor conta que seu pai foi fichado pela KGB porque gostava de rock americano e isso refletiu na vida dele. Sim, esse tipo de coisa acontecia mesmo e eu tenho uma colega aqui que é de São Petersburgo e viveu uma história parecida. Por conta dessa perseguição, a família de Eugene foi obrigada a pedir asilo político e assim eles acabaram indo viver nos Estados Unidos. As letras das músicas são autobiográficas, inspiradas nessas histórias.

A cantora Regina Spektor é judia e nasceu em Moscou. Ela e sua família foram parar nos Estados Unidos em 1989 como refugiados. O vídeo acima é uma entrevista que ela deu para a organização HIAS responsável pelo resgate e realocação de sua família para que eles tivessem a liberdade de seguir sua religião em paz. Se você nunca ouviu Gogol Bordello, provavelmente já ouviu Regina Spektor porque as músicas dela já fizeram parte da trilha sonora de vários filmes e seriados como “Orange is the New Black” e “500 Days of Summer” por exemplo.

Os dois artistas contam fatos de suas próprias vidas em suas canções, então acho que essa contextualização é importante para entender o significado de certas coisas e o poder transformador da arte na vida de quem a faz e de quem a aprecia. Vale lembrar que os dois eram crianças quando suas vidas foram completamente transformadas por conta de perseguições às suas famílias.

Por isso essa parceria musical tem um significado tão especial. Os dois viveram na pele as consequências de um regime autoritário. Se você acompanha as notícias dos últimos anos, sabe que o mundo está em crise e governos autoritários vêm pipocando em vários países. Mas a resistência pode crescer também e transformar a luta em dança, como eles dizem na música. Eles estão fazendo a parte deles e espero que essas duas histórias possam servir de inspiração nesses tempos difíceis.

You Might Also Like

  • Gabi November 25, 2018 at 12:59 pm

    Post delicia, Ale. Eu conheci a Regina Spektor, olha só rs.. na trilha de uma novela da globo. Acho que A Favorita, que tinha Fidelity na trilha. E fiquei apaixonada, e fui conhecendo cada vez mais, e é uma cantora maravilhosa. E vai vendo… eu vi o Gogol Bordello num Lolla, mas sem fazer ideia de quem eram rs… Curti o som, curti a vibe no festival, e meio que nunca mais prestei atenção neles, até dar de cara com esse post seu. Que delícia de “reencontro”!

    • Alessandra Araújo November 26, 2018 at 3:54 pm

      Menina, já descobri altas músicas em novelas da globo! As trilhas costumam ser bem escolhidas na real. A Regina Spektor é uma fofura e eu nunca tinha me dado conta de que ela era russa. Descobri essa parceria dela com Gogol Bordello meio por acaso e esse disco todo eu curti bastante até. Descobri a banda por conta da Madonna, mas nunca tinha dado muita atenção. Conhecia algumas músicas, mas fui dar mais atenção mesmo por conta dessa parceria com a Regina. Fiquei feliz de saber da tua relação com os dois artistas. :-**