Archives

Cultura, Viagens

Um fim de semana em Lviv – Parte 2

December 28, 2014

O domingo acabou tendo uma temática meio medieval. Tínhamos reserva para as 11 da manhã num restaurante chamado The First Grill Restaurant of Meat and Justice. Ele fica localizado na área do Arsenal de Lviv, uma construção do século XVI. A decoração é bem rústica e há vários instrumentos de tortura espalhados pelo local. Tomei um café com canela e comi um strudel enquanto os outros foram de peixe. Bom, eu não como carne vermelha e tenho estômago fraco pela manhã, então nem rola de comer um rangão pesado assim como primeira refeição, mas parece que isso é bem comum por aqui, segundo nossa amiga ucraniana.

Cultura, Viagens

Um fim de semana em Lviv – Parte 1

December 24, 2014

Nesse último fim de semana tivemos a oportunidade de conhecer Lviv, uma cidade que fica a 540km de Kiev. Nossa amiga ucraniana Anastasia (veterinária que cuidou da Amélie) nos convidou e achamos que seria uma ótima ideia. Alugamos um carro e saímos de Kiev na sexta-feira à tarde. Poderíamos ter ido de trem, mas quando fomos comprar as passagens, só havia lugar na primeira classe e o preço do aluguel do carro ficaria quase igual e ainda teríamos a vantagem de voltar na hora que quiséssemos. Chegamos na cidade por volta das 23h, morrendo de fome. A viagem acabou demorando mais do que o previsto por conta do trânsito na saída de Kiev, além de um acidente na estrada e um desvio chegando em Lviv. Estava chovendo um pouco e muito frio, então a única coisa que fizemos na sexta depois de pegar as chaves do apartamento que alugamos pelo airbnb, foi jantar num restaurante que ficava logo ali do lado.

No sábado, acordamos e fomos tomar café da manhã em um lugar chamado Bonjour e o garçom nos informou que não havia cardápio em inglês. Lá fomos nós desvendar o que estava escrito no cardápio. Percebi que havia uns combos de café da manhã e consegui identificar croissant, café, baguete e alguma coisa caseira em um deles. Pronto, estava ótimo era aquele mesmo. Marido pediu o mesmo e deu tudo certo. A coisa caseira era geléia e a outra coisa que fazia parte do combo era manteiga que agora eu sei que é “maslo” (#fikadika). De lá, fomos dar uma volta pela cidade.

Cultura, Kiev

A primeira performance artística a gente nunca esquece…

November 18, 2014

Nosso plano para o último domingo era visitar o Pinchuk Art Centre, um centro de arte contemporânea localizado ao lado do Arena. Logo que chegamos, percebemos uma movimentação de pessoas saindo com peças de papelão e um monte de câmeras filmando e tirando fotos. Ficamos por ali tentando entender o que estava acontecendo, até que um cara perguntou se falávamos russo ou inglês e, ao respondermos, ele perguntou se queríamos participar de uma performance artística. Topamos e ele pediu para subirmos no segundo andar do Pinchuk para pegar uma peça. Dali seguimos para a Maidan, onde seria construída uma fonte com aquelas peças.

O cara que nos convidou para participar da performance se chama Dennis Kazvan e ele é o diretor de comunicação do Pinchuk Art Centre. Ele nos explicou que o nome da artista é Pilar Quinteros , ela é chilena e está entre os 21 novos artistas selecionados para participar da terceira edição da premiação Future Generation Art Prize, promovida pela Victor Pinchuk Foundation.

Kiev

Peizazhna Alley – Kiev Fashion Park

November 16, 2014

AVISO: Esse post contém muitas imagens, então aprecie sem moderação porque estava bem frio e minhas mãos quase congelaram pra fazer essas fotos. Isso que dá não respeitar a intuição que me avisou para eu levar as luvas…

A Peizazhna Alley é um parque público cheio de instalações e esculturas de arte moderna. O lugar é todo colorido e a temática infantil atrai crianças e adultos. Em meio a figuras de gatos, passarinhos, banco em forma de coelho, corvo, fonte de elefante e zebras se abraçando, todo mundo quer tirar uma foto pra guardar de lembrança.