Cultura

Projeto 6 on 6 – фасади (façadi)

October 6, 2015

O tema escolhido para o 6 on 6 desse mês foi fachadas – фасади em ucraniano. Confesso que esse tema foi bem difícil pra mim e eu descobri que não faço a mínima ideia de qual a melhor forma de fotografar uma fachada. Se alguém tiver alguma dica valiosa, aquela manha da ariranha, compartilha aí com a amiguinha aqui vai! Mimimis à parte, missão dada é missão cumprida e aqui estou eu com as minhas singelas e humildes 6 fotinhas. Três delas foram feitas hoje, nos 45 do segundo tempo. Pelo menos agora temos uma lente grande angular que facilitou um pouco o serviço, já que seria quase impossível fazer esse tema com a 35mm.

A foto que abre o post é da fachada da Universidade Taras Shevchenko e esse foi o primeiro lugar que me veio à cabeça quando o tema do mês foi definido. Afinal, uma universidade vermelha com essa iluminação merece uma foto. De dia ela já chama atenção por conta da sua cor, mas à noite ela consegue se tornar ainda mais imponente.

_DSF7797

Claro que um prédio soviético não poderia ficar de fora desse tema. Esses prédios me lembram muito os de Brasília (quem já passeou pela L2 vai me entender) e não é à toa, já que o arquiteto Lúcio Costa se inspirou na arquitetura soviética para criar o projeto do Plano Piloto. Além disso, ele foi parceiro do arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik, que construiu a primeira residência considerada moderna no Brasil. A diferença é que os prédios daqui são bem mais altos que os de Brasília. Outra diferença é que não há um padrão de materiais nas janelas e sacadas porque esses prédios comuns não possuem condomínio, então cada um faz sua reforma do jeito que quiser. Imagina que maravilha não ter aquelas reuniões chatas de condomínio e nem ter que pagar taxas de condomínio/taxa extra? Se quiserem saber mais curiosidades sobre moradia na Ucrânia, clique aqui.

_DSF7756

A fachada acima é da casa onde morou o escritor ucraniano Mikhail Bulgakov. Ela fica na Andriyivsky Uzviz e ali funciona o Museu Mikhail Bulgakov.

_DSF7786

O centro empresarial Dominó tem essa fachada que lembra as peças do jogo de mesmo nome.

_DSF7783

Fachada de uma galeria de arte. Até pouco tempo estava cheio de florzinhas embaixo da janela, mas tiraram justamente quando eu resolvi fotografar…

_DSF7763

Por fim, a fachada de um dos cinemas de Kiev que eu finalmente tive oportunidade de conhecer na semana passada. A Embaixada do Brasil organizou um festival de cinema e eu fui lá na abertura. Só assim para eu ir ao cinema aqui, já que todos os filmes em exibição são dublados em língua ucraniana.

Para conhecer as fachadas que as outras 5 meninas fotografaram, é só clicar nos nomes: Taís (Irlanda) | Lolla (Inglaterra) | Paula (Holanda) | Loma (Coreia do Sul) | Ana Paula (Austrália).

 

You Might Also Like

15 Comments

  • Reply Taís October 6, 2015 at 8:46 pm

    AlÊÊEÊÊê to aqui de boca aberta com todas essas fachadas. Olha essa Universidade que coisa mais linda, super imponente mesmo! E essa de dominó então? Maravilhosa!!! Também amei essa da galeria de arte.. aff amei todas ♥
    As minhas fachadas simples ficaram no chão depois desse post.. hahahaa e tô aqui rindo pq nunca ouvi isso de ‘manha de ariranha’ hahahaha pelo menos nunca ouvi isso em SP ou eu que sou desatenta xD

    lindas fotos só pra variar <3 <3 <3

    • Reply Alessandra Araújo October 6, 2015 at 11:24 pm

      Obrigada, Taís! Valeu o esforço então. Ah, uma amiga minha costumava falar “a manha da ariranha” e eu acabei pegando, mas não sei se é algo de Brasília.

  • Reply K. October 6, 2015 at 10:40 pm

    Sério que aquela universidade é assim vermelha o tempo todo? MASGENTE. Quando vi o tema eu já sabia meio que o que esperar dos outros países (Irlanda/Holanda/Londres) mas da Ucrânia não! Haha. Essa foto do centro empresarial dominó tá sensacional, foi minha preferida do post. A da galeria de arte eu achei meio assustadora por causa dos braços ali, hahaha. E quando vi a foto do prédio soviético veio justamente Brasília na minha cabeça! Eu viajei pra lá com a faculdade de arquitetura, andamos (loucamente) por lá, e passamos nas quadras residenciais tb. <3

    • Reply Alessandra Araújo October 6, 2015 at 11:32 pm

      Kah, eu entrei numa passagem dos prédios e a parte que fica entre um prédio e outro é muito parecida com uma superquadra. A disposição dos prédios (blocos em BsB), o parquinho, o estacionamento… Muito igual o plano.
      Sobre a universidade, sim! Ela é vermelhona mesmo. 🙂

  • Reply Lolla October 7, 2015 at 12:56 pm

    A quarta foto tá linda! Bem geométrica, ficou bem legal em P&B.
    E a quinta com essas mãozinhas e o anjo, super fofa. Adoro fachadas “temáticas”. ♥

    • Reply Alessandra Araújo October 7, 2015 at 6:48 pm

      Obrigada, Lolla! Quando pensei em tirar essa foto já imaginei ela em pb. Eu também adoro fachadas temáticas. 🙂

  • Reply Camila Faria October 7, 2015 at 4:39 pm

    UAU, que fachadas maravilhosas! Me lembraram um pouco as da Rússia (claro), mas acho que eu preciso voltar para reparar melhor nessas lindezas. Impressionada com esse cinema maravilhoso de Kiev!

  • Reply Alessandra Araújo October 7, 2015 at 6:50 pm

    O cinema é bem legal mesmo, Camila. Obrigada pela visita e pelo comentário!

  • Reply Bárbara Hernandes October 8, 2015 at 12:09 pm

    Ahhhhh, esses prédios soviéticos, viu? Tudo lindo demais! Esse parecendo dominó é muito divertido, como os engenheiros e arquitetos conseguem ter ideias assim?!

    • Reply Alessandra Araújo October 8, 2015 at 5:03 pm

      Muito boa essa ideia do dominó neh, Bárbara? Imagino que tenha que ter muita referência pra estimular a criatividade e surgir essas ideias legais.

  • Reply mauricio October 9, 2015 at 1:18 am

    Ótimas fotos. Se não me engano o centro empresarial dominó fica perto da sua casa.
    Correto?

  • Reply Leonardo Lakonski March 8, 2018 at 5:14 pm

    https://www.youtube.com/watch?v=nc5tgLy4RSU

    • Reply Alessandra Araújo March 25, 2018 at 1:34 pm

      Obrigada pelo vídeo, Leonardo! Eu estava mesmo querendo saber mais sobre as curiodades de moradia dessas bandas daqui e não tinha conseguido encontrar.

      • Reply Leonardo Lakonski April 2, 2018 at 4:45 pm

        Por nada. Eu tive que retornar aqui para dizer que os vídeos dessa garota “Tuga Ucraniana” são ótimos, ela é muito culta, verdadeira e explica muito bem sobre muitos assuntos desse “Mundo Eslavo”. Sempre é possível aprender algo novo e interessante com ela. Eu recomendo.

    Leave a Reply