Cotidiano, Cultura, Kiev

Festival no Museu Pirogovo

June 24, 2015

Esse fim de semana aconteceu um festival chamado країна мрій no Museu Pirogovo com direito a muita música, comida típica, artesanato e vários elementos do folclore ucraniano, e nós resolvemos dar uma conferida. O motivo que nos levou mesmo pra lá foi o show da Onuka (falei sobre ela aqui) que estava previsto para começar às 23h de domingo. Fomos mais cedo porque eu estava doida pra conhecer esse museu e tirar umas fotos e queria aproveitar bem a luz. Fora que era solstício de verão no hemisfério norte e foi uma ótima maneira de comemorar esse fenômeno que nós nunca havíamos vivenciado. Aproveitei também para fazer as minhas primeiras fotos com filme 35mm em terras ucranianas, vamos ver se vai dar pra aproveitar alguma.

Mas o que é Pirogovo? Bom, Pirogovo é um museu a céu aberto que fica a 12km de Kiev. Formado por sete vilas que representam diferentes regiões do país, suas construções reproduzem o estilo de vida dos ucranianos nos séculos 17 a 20. Ele tem esse nome porque está localizado próximo à histórica vila de Pirogovo. Nesse vídeo dá pra ter uma boa ideia de como é esse museu e esse aqui fala sobre o festival que aconteceu nesse fim de semana. Como agora estamos motorizados (nosso carro chegou na semana passada), ficou mais fácil de ir até lá. Dá pra chegar lá de transporte público, mas a gente acabava ficando com preguiça e nunca ia. Todas as informações sobre ingressos, calendário de eventos e as linhas de ônibus e metrô que vão até lá estão no site do museu, então clique aqui se quiser saber mais detalhes.

_DSF6107

_DSF6125

_DSF6141

Nas fotos acima, uma moça vestida com a tradicional vyshyvanka, um rapaz praticando arco e flecha e uma das casinhas que fazem parte do museu.

_DSF6143

_DSF6112

_DSF6138

O museu é enorme e nós caminhamos mais de 8km lá dentro, mas não deu pra ver tudo. Esse é um lugar para voltar várias vezes porque sempre vai ter algo que você ainda não viu.

_DSF6156

_DSF6123

_DSF6121

_DSF6175

O horário de funcionamento é de 10 às 18h e nós chegamos lá depois das 17h, ou seja, já não vimos os músicos do museu tocando instrumentos tradicionais nem as oficinas de cerâmica. Além disso, as casinhas estavam todas fechadas (só pegamos uma igreja aberta). Sei que tem como entrar nas casinhas porque vi algumas fotos no instagram. Inclusive, se quiser ver mais fotos, é só procurar pela hashtag pirogovo que você vai encontrar vááááárias.

Adorei esse museu e voltarei lá numa outra oportunidade para ver as casinhas por dentro (voyeurismo mode on). Me senti no filme “De volta para o Futuro” de novo (a outra vez foi no passeio de Trabant por Berlim) e as paisagens do lugar são bem lindas, coisa de cinema. No final, não ficamos para ver o show da Onuka, pois estávamos cansados e ainda faltava uma hora e meia pra começar. Mas ela vai tocar de novo na próxima segunda-feira que é feriado por aqui e vamos tentar ir. Quem sabe eu faço um post contando como foi.

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply Bárbara Hernandes June 24, 2015 at 5:59 pm

    Alessandra, que interessante! Aqui na Irlanda também fui num museu assim meio parque, a céu aberto e gostei muito! Às vezes me sinto meio enclausurada dentro de um museu, e num lugar assim (ainda mais em dia de sol) a gente curte mais, né?

    • Reply Alessandra Araújo June 24, 2015 at 6:05 pm

      É verdade, Bárbara. Foi uma experiência bem gostosa visitar esse museu, deu pra curtir bastante.

  • Reply Taís June 26, 2015 at 11:58 pm

    Acho tão legal museu assim a céu aberto, tô louca pra conhecer algum! Adorei essas casinhas, vá lá sim conferir e mostre aqui pra gente como é dentro. Gosto tanto desses seus posts, adoro aprender e sempre que venho aqui aprendo algo novo e super interessante <3

    • Reply Alessandra Araújo June 28, 2015 at 7:53 pm

      Taís, você é uma fofa! É muito legal receber esse feedback nos comentários. Beijão!

  • Reply Road Trip pela Ucrânia – Uzhgorod – Um Novo Destino December 6, 2018 at 5:00 pm

    […] do castelo e seguimos para o Museu da Arquitetura dos Cárpatos que é bem parecido com o Museu Pirogovo aqui em Kiev. A única diferença é que o de Uzhgorod é bem menor. Não conseguimos ver as […]

  • Reply Museu Pirogovo em Analógica – Um Novo Destino August 29, 2019 at 10:21 am

    […] a Taís postou sobre a visita dela ao Museu Pirogovo e, enquanto editava umas fotos antigas, passei por essas fotos do Pirogovo em analógica que nunca […]

  • Leave a Reply