Cotidiano, Kiev

Como enviar uma correspondência na Ucrânia?

May 13, 2015

Após 7 meses morando aqui, ontem eu descobri a resposta para a pergunta que não queria calar. Eu e a amiga russo-brasileira resolvemos desvendar esse mistério enviando um vestido da marca dela para a minha prima que mora em Roma. Na nossa primeira tentativa de descobrir informações, seguimos direto para a нова пошта. Eu sabia que esse era um dos correios daqui e lá fomos informadas que essa empresa só entrega correspondências dentro da Ucrânia. Então seguimos para a agência da outra empresa, a Укрпошта. Essa sim envia correspondências internacionais. Perguntamos pra atendente (na verdade, minha amiga perguntou em russo) quanto custava para enviar um pacote pra Roma e ela respondeu que custava 600UAH. Desconfiamos que esse valor estava meio alto e isso foi confirmado por uma moça que estava na fila para ser atendida e ela disse que no site tinha os valores certinhos de acordo com o peso e o local de destino.

Depois de pesquisar no site e informar os valores pra minha prima, resolvemos cumprir essa missão quase impossível. Enquanto minha amiga se concentrava ao máximo para entender o que a atendente dizia em ucraniano (mesmo perguntando em russo, a moça só respondia em ucraniano), eu tirei essas fotos meramente ilustrativas com o celular, já que não estava com a minha câmera, então relevem a qualidade das imagens desse post.

20150512_165147~2

20150512_165648~2

No formulário branco minha amiga colocou o endereço do remetente e do destinatário e no verde, a data da postagem.

20150512_165830~2

Olha o pacotinho lá pronto para ser enviado. A atendente colou os dois formulários e o código de barras com o número do rastreamento no pacote, pesou, escreveu mais alguma coisa no papelzinho verde e pronto.

20150512_170042~2Essas são as notinhas com o número de rastreamento (sublinhado), o peso (470g) e o valor a ser pago. Acho que a notinha da direita é o valor do pacote. Total de 197,40UAH que equivale a R$ 28,59. E voilà, pacotinho encaminhado. A mocinha informou que leva 2 dias úteis pra sair daqui e mais 2 dias úteis para chegar ao destino. Veremos.

Missão cumprida e sensação de vitória detected. Imagino que o envio de postal ou carta seja mais tranquilo neh, já que não tem que pesar nem nada. De qualquer forma, não é simples para um estrangeiro enviar uma correspondência, já que não há nenhuma informaçãozinha sequer em inglês na agência e as atendentes também não falam inglês. Até mesmo pra minha amiga que fala russo foi um pouco difícil, já que todas as informações estão escritas em ucraniano e as pessoas por aqui têm evitado falar russo. Por isso, eu e marido decidimos que vamos investir no estudo do ucraniano e deixar o russo pra lá de vez.

ATUALIZAÇÃO: A encomenda levou 17 dias para chegar a Roma. De fato levou 2 dias úteis para sair da Ucrânia de acordo com o rastreamento pelo site. Depois disso, não foi mais possível acompanhar o rastreamento e só restou esperar. Fato é que levou bem mais que 2 dias úteis para chegar ao destino depois que saiu da Ucrânia. Talvez o serviço de correios da Itália não seja tão ágil.

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply Mellanye Cortopassi May 19, 2015 at 10:34 pm

    Nossa, que dificuldade.
    E poxa, a moça do correio podia ter sido mais legal, se ela entendia as perguntas em russo, não custava nada tentar responder em russo também haha Mas eu entendo, as vezes aqui na República Tcheca é assim… Eles entendem o que você fala em inglês, mas respodem em tcheco. É chato, mas eles estnao do direito deles hehe

    Achei muito bacana teu blog, gosto muito de ler as experiência de expatriados!

    Beijos

    • Reply Alessandra Araújo May 27, 2015 at 5:21 pm

      Oi Mellanye! Pois é, como você disse, eles estão no direito deles. Além disso, eles criaram uma resistência para falar russo por conta da guerra. E minha amiga tem um sotaque muito forte de Moscou, daí já viu neh… Obrigada pela visita. Agora vou lá fuçar seu blog.

      Beijos.

  • Reply jnw June 29, 2015 at 4:11 am

    IMHO faltou explicar que Ukrposta é empresa estatal (e bastante ágil) e NovaPoshta é privada…

    • Reply Alessandra Araújo June 29, 2015 at 2:05 pm

      Obrigada por acrescentar essa informação ABSURDAMENTE relevante.

  • Reply Ademir Dias April 18, 2017 at 11:53 pm

    Boa noite, ou bom dia…

    Não sei se você vai ler de dia ou de noite; então

    Alessandra, queria enviar uma encomenda do Brasil para uma cidade na Russia chamada “Samara”, você conhce? Sem sua opinião qual a melhor forma de fazer isso?

    Grato.

    • Reply Alessandra Araújo April 19, 2017 at 2:21 pm

      Bom, dia, boa tarde e boa noite! Ademir, não conheço a cidade e nunca estive na Rússia. Consulte o site dos correios, pois acredito que lá seja possível encontrar todas as informações necessárias para o envio de uma encomenda para a Rússia: http://www.correios.com.br/para-voce/envio/encomendas/encomendas. Caso não encontre, vá pessoalmente a uma agência dos Correios que com certeza eles vão te ajudar.
      Abraços.

  • Reply Karen Muller April 11, 2018 at 5:46 pm

    Olá, Alessandra Tudo bem?

    Gostaria de saber se pode me tirar uma dúvida em relação a envio de pacotes da Ucrânia aqui para o Brasil.
    Eu comprei dois vestidos de noiva de uma loja ucraniana chama Iryna Kotapska. Ela me enviou os pacotes via EMS e demoraram mais de um mês para chegar aqui. O problema é que os correios daqui não aceitaram os pacotes (eles não justificam o porque) e devolveram para a Ucrânia.

    A loja se prontificou a enviar novamente para mim (novamente via EMS) mas o valor do frete esta dando 195,00 dólares,o que dá quase 800,00 já que devo fazer o pagamento via transferência bancaria e isso envolve outras taxas.

    Você já enviou algum pacote dai para cá? Saberia me dizer qual o melhor caminho que não seja via EMS e que possa sair mais barato.

    Muito Obrigada
    Karen

    • Reply Alessandra Araújo April 11, 2018 at 10:56 pm

      Oi Karen, tudo bem!
      Nunca enviei nada da Ucrânia para o Brasil. Tive que buscar no google o que era EMS, pois nunca tinha ouvido falar dessa empresa. Eu sei que aqui tem DHL (http://www.dhl.com.ua/en.html) caso você queira tentar novamente. Porém, se os correios no Brasil não aceitaram os pacotes, entendo que o problema não é a empresa que está enviando. Eu não me arriscaria novamente, especialmente pelo valor alto. Estive no Brasil esse ano e o pessoal reclamou bastante dos serviços dos correios. Mandei alguns postais de Brasília para SP e demorou muito para chegar nos destinatários. Então, acho que o melhor caminho é comprar esses vestidos em outro lugar. Abraços.

  • Reply Silvana Herman Wasmann August 15, 2018 at 8:45 pm

    Olá Karen, tudo bem!!!
    Estou consultando formas de importar produtos de Scrapbook da Ucränia para o Brasil. Tu sabes me dizer se existe algum sistema de Box (onde eu envio os produtos e eles armazenam e enviam para o Brasil) similar ao que existe nos E.U.A (pergunta)

    • Reply Alessandra Araújo August 18, 2018 at 6:45 pm

      Oi Silvana, não sei se entendi bem a sua pergunta. Acho que é melhor se informar com a empresa de produtos de scrapbook que você quer importar para o Brasil. Imagino que eles saberão te informar bem melhor do que eu. 🙂

    Leave a Reply