Cultura, Gastronomia, Kiev

Kanapa – Nova Cozinha Ucraniana

March 27, 2015

Se você estiver em Kiev e quiser experimentar comida ucraniana, definitivamente, este é o lugar. Tudo bem que o Kanapa não é um restaurante super tradicional onde os garçons estão vestidos com roupas típicas e tal. Ele tem uma pegada mais moderna, digamos que é a cozinha ucraniana com um toque mais contemporâneo. Esse restaurante aplica os princípios da gastronomia molecular, uma ciência que estuda os processos químicos e físicos relacionados à culinária.

Localizado na Andriyivsky Uzviz, é uma ótima opção para quem está passeando por ali. Ele fica um pouco depois da igreja de Santo André, para quem vem descendo a rua. A decoração mistura o rústico com o sofisticado. Dentro de uma cabana de madeira, você encontra um ambiente com tapetes persas, sofás modelo chesterfield e lustres exuberantes. A atmosfera é super agradável e o terraço tem uma vista bem bonita da cidade.

IMG_3506

IMG_3521

Mas vamos ao que interessa, a comida. De entrada pedimos o trio de pastas da foto acima que faz parte do menu vegetariano. A da esquerda era de tomate, a do meio era de beringela e a da direita era de beterraba. Todas muito saborosas. Marido pediu também uns canapés que nós esquecemos de tirar foto, mas ele disse que estavam bem gostosos. A vela da foto que abre o post não era uma vela comum, ela é feita de manteiga com alho. Daí o garçom trouxe uma cestinha de pães para que a gente comesse à medida que ela fosse derretendo e nós adoramos! Além da ideia ser muito legal, ela é deliciosa.

IMG_3525

IMG_3555

Nas fotos acima, dois pratos típicos da culinária ucraniana, borsch e varenyky. A borsch é uma sopa de beterraba servida com sour cream e ukrop (esse verdinho por cima) e essa versão vinha com orelha de porco. Como minha amiga é super corajosa, provou e gostou. Na verdade, ela não chegou a comer as orelhas, mas imagino que elas tenham deixado um gosto na sopa. A varenyky que ela e meu marido pediram tinha recheio de lebre e castanhas e eles gostaram bastante. Essa espuminha em cima era feita de carne, segundo o garçom. Não faço a mínima ideia como essa espuma é feita, mas o garçom falou e nós acreditamos. Meu marido pediu também uma sopa de peixe que esquecemos de fotografar novamente… (#fail)

IMG_3540

Eu pedi a varenyky da foto acima que vinha fumegando nessa panelinha de bambu. O recheio era de queijo cottage e frutas vermelhas e ela é servida com sour cream e geléia. Teoricamente, é uma sobremesa, mas eu comi como prato principal porque adoro essa mistura de doce com salgado. Como já estávamos super satisfeitos, nenhum de nós pediu sobremesa, mas o cardápio oferece várias opções apetitosas.

Esse banquete todo (com bebidas) para 3 pessoas saiu pela bagatela de 1000 UAH, incluindo a gorjeta. Ou seja, menos de R$ 50,00 por pessoa. E a minha amiga ainda comprou uma vela de manteiga com alho pra levar de lembrança e fazer um charme no Brasil hehe.

Fotos por Danila Bustamante.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Vanessa March 28, 2015 at 4:23 am

    Achei a vela incrível! Será que é produção própria?
    Pensei em milhares de ocasiões onde poderia usar… rsrs

    • Reply Alessandra Araújo April 4, 2015 at 7:49 pm

      Sim, é produção própria. Você deve ser bem criativa neh, Vanessa? Hehe Obrigada pela visita e pelo comentário. 🙂

    Leave a Reply