Cultura, Kiev

Zoloti Vorota, Santa Sofia e Monastério de São Miguel

March 23, 2015

No quarto dia do roteiro, começamos o passeio pelo Zoloti Vorota ou Golden Gate. Nos tempos medievais, Kiev era cercada por muros e Zoloti Vorota era a entrada principal da cidade. O que vemos lá hoje é uma reconstrução dos portões originais. Para saber todos os detalhes da reconstrução, é só visitar o museu que funciona ali de quarta a domingo das 10 às 17hs (no inverno fica fechado). O ingresso custa 10 UAH. Nós não visitamos o museu porque era uma segunda-feira e, apesar de ser feriado, estava fechado. Dia 08 de março, dia internacional da mulher, é feriado aqui na Ucrânia, mas como caiu num domingo, ele foi transferido para a segunda-feira.

A estação de metrô mais próxima leva o mesmo nome desse monumento e é uma das mais bonitas de Kiev, toda decorada com painéis de príncipes e templos antigos. Assim que você sai da estação, já dá de cara com os portões e, do lado esquerdo dele, há um escultura de Yaroslav, o sábio. Ele se tornou o grande príncipe de Kiev em 1019 e era considerado sábio porque, além do seu amor pelo aprendizado, ele foi responsável por um grande número de reformas legislativas e construiu cerca de 400 igrejas durante seu reinado na Kievan Rus. A escultura segura uma miniatura da Catedral de Santa Sofia, construída durante o seu reinado e o pessoal daqui costuma chamar essa estátua de “homem com um bolo”.

_DSF5240

_DSF5254

_S045266

Em volta do Zoloti Vorota há uma praça toda arborizada e com banquinhos. Do lado onde fica a fonte, tem um gatinho fofo em uma das árvores, todo trabalhado no garfinho de plástico. A 300 metros da Zoloti Vorota fica a escultura da foto acima, feita com madeira e parafusos e esse bichinho se chama “Hedgehog in the fog”. Ele é personagem de uma animação infantil da União Soviética. A história é baseada num conto russo e você pode assistir o vídeo clicando aqui. Vale a pena gastar 10 minutinhos porque é MUITO fofo!

IMG_3291

Seguimos em frente com destino à Catedral de Santa Sofia. Essa catedral é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e é mais uma das obras imponentes de Kiev. O horário de funcionamento é de 10 às 18h e não abre na quinta-feira. Na quarta-feira fecha um pouco mais cedo, às 17h. O ingresso para entrar na catedral e subir na torre do sino custa 80 UAH e não é permitido tirar fotos dentro da catedral. É lá que está enterrado o corpo do príncipe Yaroslav, o sábio e o nome Santa Sofia representa a sabedoria do cristianismo, não uma santa. Eu nunca tinha entrado e achei os mosaicos bem bonitos. Tem uns padrões bem geométricos, diferente de outras igrejas que já visitei.

IMG_3396

IMG_3403

IMG_3481Depois da Santa Sofia, seguimos rumo ao Monastério de São Miguel e ficamos passeando pelos arredores e tirando fotos. As 4 fotos acima foram feitas pela minha amiga e eu adorei o flagra do grupo de seminaristas. Atrás do monastério tem um parque que estava lotado de gente curtindo o início da primavera. Dava pra sentir o quanto as pessoas estavam felizes de estarem livres do frio intenso do inverno. Dali descemos pela Andriyivsky e fomos almoçar num restaurante bafônico que eu recomendo demais. Inclusive, aguardem que vou fazer um post só sobre ele.

_DSF5413

Após o almoço maravilhoso, seguimos para a Peizazhna Alley, um parque que já ganhou um post só dele aqui no blog. Como era feriado, o parque estava bombando e nós ficamos passeando e observando as pessoas. Fiquei imaginando como será que fica esse lugar no verão. Tinha até uns hippies fazendo um som com instrumentos de sopro e percussão. Minha amiga ficou intrigada com a obsessão que o pessoal daqui tem com café. É um quiosque do lado do outro. Aqui não tem Starbucks, mas ninguém morre por falta de café. Então resolvemos nos render à magia do café do Magic Snail, esse caramujo rosa que está espalhado por toda a cidade.

E assim termina o relato do quarto dia do roteiro. No próximo post falarei sobre o restaurante bafônico onde almoçamos nesse dia.

Fotos por R. Dourado e D. Bustamante.

You Might Also Like

  • Taís March 23, 2015 at 10:39 pm

    uau, que catedral incrível! To amando passear em Kiev através do seu blog e não vejo a hora de ir ver tudo isso com meus próprios olhos. E suas fotos são sempre tão lindas <3

    • Alessandra Araújo March 23, 2015 at 11:19 pm

      Vem Taís! Aqui é tudo barato, a parte mais cara é só a passagem mesmo. Que bom que está gostando dos posts. Estes passeios foram bem divertidos. A maioria das fotos desse post foram feitas pela minha amiga e editadas por mim. E ela conseguiu fazer umas fotos bem bonitas mesmo. :-***

  • Projeto 6 on 6 – вуличне мистецтво (vulitchne mistetstvo) – Um Novo Destino April 8, 2015 at 4:42 pm

    […] foto que abre o post já apareceu aqui recentemente. O responsável por essa fofura é um jovem escultor de Kiev chamado Constantin […]

  • Projeto 7 on 7: Музика (Música) – Um Novo Destino July 7, 2015 at 10:13 am

    […] de rua espalhados pela cidade e eu consegui registrar a dupla da foto acima tocando na praça da Zoloti Vorota (Golden […]

  • Pechersk Lavra – Um Novo Destino November 28, 2016 at 3:40 pm

    […] para ler sobre os outros 4 dias do roteiro: dia 2, dia 3 – parte 1, dia 3 – parte 2, dia 4 e dia 5. A Pechersk Lavra, também conhecida como Mosteiro das Cavernas, foi fundada em 1051 no […]

  • Sasha Stankiewycz June 19, 2017 at 6:48 pm

    Eu amei a foto da Torre da Catedral de Santa Sofia, é possível observar os detalhes brancos em Barroco sobre a pintura azul.

    • Alessandra August 21, 2020 at 10:11 am

      Sim! 🙂