Cotidiano, Kiev

Como é o inverno em Kiev?

January 16, 2015

Acho que essa pergunta e variações tipo “Tá muito frio?”, “Tah nevando?” são as que eu mais escuto de amigos e familiares no Brasil. Eu sou uma pessoa MUITO friorenta e bastava bater um vento em Brasília que eu já estava de casaco, então achei que nem ia conseguir sair de casa no inverno aqui de Kiev. Para minha surpresa, até que estou conseguindo lidar muito bem com as temperaturas negativas daqui. Quando saí de Brasília, estava um calor infernal e eu não sinto saudade nenhuma dele.

O segredo para enfrentar o frio é estar com as roupas certas e essa lição eu aprendi bem rápido. Outra coisa importante é checar a temperatura antes de sair de casa e saber quanto tempo você vai passar na rua. Se você não for passar muito tempo na rua, às vezes nem precisa colocar luvas e gorro porque todos os lugares são aquecidos. Mas o mais importante mesmo nem é a temperatura em si, mas a sensação térmica, essa sim faz bastante diferença.

_DSF4578

A foto acima é da primeira vez que nevou desde que eu cheguei aqui. Aconteceu lá pro final de novembro e depois não nevou mais. Só foi nevar de novo esse mês, mas só uns dois dias e já acabou. Aqui não neva o tempo todo como muita gente pensa. Antes de vir pra cá, eu achava que nevava o inverno inteiro, mas não tem sido assim, pelo menos não nesse inverno. Dizem que fevereiro é o mês mais gélido, então veremos.

_DSF4665

_DSF4669

_DSF4670

O dia mais frio que peguei até agora foi com a sensação térmica de -20 e os meus dedos dentro da luva começaram a perder a sensibilidade. Minhas mãos ficaram super vermelhas e quase que não consigo apertar o botão do elevador do prédio onde moro. O primo do meu marido mora no Canadá e me informou que abaixo de -25 já começa a ficar perigoso passar mais que 15 minutos na rua. Não creio que aqui chegue a esse nível, afinal aqui não é a Rússia, estamos bem mais abaixo no mapa.

_DSF4660

A foto acima é do cemitério Baikove aqui em Kiev. Já falei que adoro cemitérios no post sobre Lviv, então não poderia deixar de conhecer o daqui. Essa neve ainda era aquela lá de novembro. Já não tinha nada de neve na cidade, então foi uma surpresa quando chegamos no cemitério e ainda tinha um restinho por lá.

Eu adoro quando faz sol porque dá uma sensação mais alegre, eu sinto mais energia mesmo que esteja muito frio. Os dias no inverno são bem mais curtos e às 16:30 já está escuro, daí rola um desânimo de sair para fotografar, por isso a frequência de postagens diminuiu bastante. Além disso, eu sinto muita preguiça no inverno. Só dá vontade de ficar deitada lendo um livro e tomando chá quente, coisas que eu adoro fazer e tenho feito bastante por aqui.

Estamos na metade do inverno e está sendo mais tranquilo do que imaginei. Vamos ver como será em fevereiro. Quando se trata de clima, tudo pode acontecer. Em março de 2013 teve uma nevasca completamente fora de época que impediu as pessoas de irem trabalhar por conta da quantidade de neve nas ruas. A Andriyivsky Uzviz virou uma verdadeira pista de esqui. Clique aqui para ver um vídeo da galera esquiando. Eu realmente espero que isso não aconteça esse ano.

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply Bárbara January 19, 2015 at 1:17 pm

    Nossa, eu imaginava que aí era frio tipo na Rússia, aquela neve e tal! Se bem que no mapa a Ucrânia tá mais em baixo mesmo, né? Bom, aqui na Irlanda faz poucos graus abaixo de zero, mas venta muito e é bem úmido, e tão a sensação térmica é sempre mais baixa. E quando faz o combo chuva + frio + vento? Difícil. Rs

    • Reply Alessandra Araújo January 19, 2015 at 7:41 pm

      Chuva+frio+vento é certeza de muito frio! Ainda bem que aqui não chove muito.

  • Reply Lidia January 22, 2015 at 1:35 am

    Nossa, como assim é perigoso passar mais que 15 minutos na rua quando está abaixo de -25? Hehehe… Não sei onde o primo do seu marido mora, talvez seja em algum lugar afastado da civilização (hehehe!), mas aqui em Montreal, em janeiro, várias vezes dá sensação térmica de -30 pela manhã e todo mundo sai de casa normalmente, anda até o ponto de ônibus, tem gente até que sai para correr – com roupas especiais, claro – enfim, a vida continua normalmente… Claro que é preciso botar umas camadas a mais, ou se você for ficar muito tempo do lado de fora é bom usar uns adesivos que esquentam dentro da sua bota super reforçada e dentro da luva também, mas nunca ouvi ninguém dizer que é perigoso…

    Bem, a não ser que você esteja com pouca roupa ou com a cabeça descoberta, aí pode ser perigoso mesmo! 😉

    Beijos!

    • Reply Alessandra Araújo January 27, 2015 at 5:37 pm

      O primo do meu marido mora em Toronto, Lídia. Acho que sem o devido “equipamento” deve ser perigoso. Ou rolou um certo drama, sei lá. Beijos.

  • Reply Taís January 25, 2015 at 10:46 pm

    Que fotos maravilhosas! <3 <3
    Eu também era do time que achava que em Kiev nevava MUITO! Fiquei surpresa em saber que não neva tanto assim. Peguei -10 na Islândia, mas não cheguei a verificar a sensação térmica, provavelmente era beem menos.. Lembro que chegou uma hora que as luvas não davam conta, simplesmente não setia mais meus dedos, fico imaginando como não deve ser no norte da Russia, nossa senhora! haha

    • Reply Alessandra Araújo January 27, 2015 at 5:39 pm

      Obrigada, Taís! E tenha muito medo do norte da Rússia! hahahahhaha

  • Reply JADILSON SILVA FEITOSA January 7, 2018 at 11:23 pm

    Alessandra

    Tudo bem? Estou planejando ir visitar Chernobyl e Pripryat, o que sabe sobre isso?

  • Reply Sasha Stankiewycz March 2, 2018 at 4:48 pm

    Olá Alessandra!!! Eu estou chocada com o frio e a quantidade de neve que está caindo em Kiev desde fevereiro até o início de março de 2018. Eu estou brincando na neve feito uma louca, rsrs. Adoro tempo gelado!!!! E você, o que está achando desse super inverno atrasado?

    • Reply Alessandra Araújo March 6, 2018 at 3:56 pm

      Agora estou feliz que aparentemente ele está indo embora! Prefiro o tempo não tão gelado hehe

    Leave a Reply