Cultura

8 razões para conhecer o Leste Europeu

October 23, 2014

Quando resolvi criar esse blog a minha motivação era mostrar o outro lado da Europa, já que eu iria morar na parte leste desse continente. Navegando pela rede, encontrei esse artigo interessantíssimo do World of Wanderlust que casa perfeitamente com a proposta do blog. A seguir, eu vou reproduzir algumas partes do artigo para quem não quiser ler em inglês.

No leste encontram-se algumas das mais incríveis histórias, culturas, tradições, artes, castelos, arquitetura, pessoas… a lista é realmente infinita. Aqui estão as 8 razões pelas quais você deve viajar tanto para o Leste quanto para o Oeste da Europa.

1. Conheça as pessoas do leste – ao contrário do que se crê no oeste, os habitantes do leste europeu são amigáveis, acalorados e incrivelmente hospitaleiros.

2. É mais barato – apesar de não ser mais como nos anos 90, ainda é muito barato visitar o leste europeu. Apenas fique atento que há algumas exceções a essa regra – particularmente Moscou, que tem sido uma das cidades mais caras.

3. Autenticidade – a experiência no leste é muito mais autêntica para os viajantes, já que há menos multidões e pessoas indo pra lá (ao menos até agora). Isso proporciona uma experiência mais autêntica em todos os sentidos, do momento da chegada ao momento da partida. Também significa mais desafios ao longo do caminho (não espere que todas as placas estejam em inglês, por exemplo), mas ISSO é o que faz com que a experiência seja tão incrível e autêntica.

CNV000031

4. O cenário intocado – se você quer ver belas paisagens, montanhas, estações de ski impressionantes (e baratas), embarque para o leste e pague apenas uma fração do que você pagaria em qualquer outro lugar da Europa.

5. O leste da Europa ainda não está ocidentalizado – a beleza do leste é que ele ainda não está ocidentalizado em muitos aspectos. Sim, existe McDonald’s e outras redes de fast food, mas você vai encontrar muitos (na verdade mais) pequenos cafés, passeios locais e os mais loucos pretextos para uma loja.

6. A História – o leste europeu teve um passado extremamente turbulento porém, isso não deve ser visto como algo ruim, mas uma lição de história. Países como Bósnia & Herzegovina foram terrivelmente afetados pela história recente, mas ver o país hoje é realmente incrível.

7. Os souveniers são para guardar – enquanto no oeste você pode comprar lembrancinhas por algumas moedas, no leste você não gastará quase nada para levar pra casa algumas roupas feitas à mão, cachecóis de linha, casacos de crochet, artesanato, tapetes… É o tipo de coisa que você guarda por anos e passa para os filhos.

8. É agora ou nunca: O Leste europeu não ficará assim pra sempre – a globalização está mudando o turismo mais rápido do que imaginamos e agora é mais difícil encontrar pérolas escondidas. Mas acredite, elas existem. Você só tem que percorrer um caminho diferente e mudar o foco antes que as multidões invadam… e eventualmente, elas vão invadir! Na verdade, o turismo já cresceu na última década, mas ainda é uma boa hora para visitar antes que cresça ainda mais. É só uma questão de tempo!

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply Jac October 24, 2014 at 2:07 pm

    eu que estudei História fico especialmente tentada por esses argumentos.

    ai ai, dindin, vem ni mim! rs

  • Reply Alessandra Araújo October 24, 2014 at 8:36 pm

    Amiga, preocupe-se apenas com a passagem pq aqui é barato e vc tem hospedagem grátis na minha casa. 🙂

  • Reply Lidia October 27, 2014 at 12:23 am

    Ah, que delícia de post! Só aumentou a minha vontade de conhecer a região… Tudo começou com a literatura russa quando eu era mais nova, mas a curiosidade foi crescendo com o passar do tempo e agora eu quero conhecer vários lugares. Espero que eu consiga ir antes que seja “tarde demais” para encontrar as pérolas.
    Abraço!

  • Reply Taís October 28, 2014 at 2:05 am

    Teu blog foi um super achado pra mim!! Eu amo o Leste Europeu, a história, cultura etc.. Infelizmente ainda não tive oportunidade de visitar tantos lugares assim, só estive na Hungria, mas foi incrível, fiquei completamente apaixonada por lá. E realmente, é tudo meio que ‘intocado’, mesmo que com a globalização e muita coisa tá ficando mais moderna, eles ainda preservam bastante a história e monumentos antigos, até os trams da época de União Sovietica, as estações t udo mais, é um prato cheio de história e lugares incríveis. Eu sempre falo pras pessoas deixarem esse preconceito de lado, de que é perigoso, de que todo mundo é ignorante… ou coisa assim, é uma região que vale muito a pena conhecer, espero voltar em breve antes que fique mais ‘populoso’ no quesito turistas, o que hoje em dia já da pra ver a diferença comparando com alguns anos atrás. Muito bom teu blog, com certeza vou voltar mais vezes.

    • Reply Alessandra Araújo October 31, 2014 at 7:38 pm

      Oi Taís, também acho que as pessoas precisam parar com esse preconceito bobo. Posso afirmar que os ucranianos não têm nada de ignorantes.

  • Reply Spot October 31, 2014 at 12:57 am

    Tamo chegando!! =D

  • Leave a Reply