Kiev

Primeiras impressões sobre Kiev

October 16, 2014

A minha primeira impressão sobre Kiev foi ótima. Logo no aeroporto percebi o quanto eles são tranquilos. A princípio, pensei que seria muito tenso passar pelo controle de passporte quando vi os caras vestidos com uniforme do exército. Porém, quando eles não falaram nada e nem sequer pediram documentos das gatas (talvez nem tenham percebido que as trouxas eram carga viva…), o alívio tomou conta de mim.

Como cheguei depois de meia noite, não vi muito da cidade. Mas no dia seguinte, quando saí de casa, senti que eu estava sim na Europa. Era domingo e fomos tomar café da manhã em um lugar fofo com ares franceses e estava tocando a música tema do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulin” e isso foi o sinal de que a cidade me dava boas vindas. E para a cena de filme ficar completa, o sanduíche que eu pedi estava delicioso.

Foto por Manu Matioli.

Foto por Manu Matioli.

Depois pegamos o metrô e seguimos para a Maidan, a praça da independência onde aconteceram os protestos que todo mundo acompanhou pela TV. O dia estava lindo e o local estava cheio de gente porque as pessoas gostam de passear por lá no domingo. Há pessoas se apresentando e vendendo coisas como em qualquer outra cidade da Europa. A única coisa triste é o memorial para os mortos nos protestos. Mas é algo que faz parte da história dos habitantes e eles querem deixar a chama viva para provar que aquelas pessoas não morreram em vão.

De lá, fomos fazer compras porque não somos de ferro né? Afinal, o socialismo acabou há muito tempo e o capitalismo tomou conta do mundo! E por aqui não é diferente, há vários shoppings com lojas conhecidíssimas como Zara, Mango, Top Shop, etc. E eu precisava de roupas de frio, já que vim de um país tropical e tinha pouquíssimas roupas apropriadas para o clima daqui. Por enquanto, o frio não está muito intenso, a média gira em torno dos 10 graus. Mas sei que quando o inverno chegar, o bicho vai pegar!

Mas, assim como a Lola, eu até que me adapto rápido a novas situações.

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply fernanda October 18, 2014 at 8:17 pm

    Quais são os preços na Zara?

  • Reply Alessandra Araújo October 19, 2014 at 1:24 pm

    Eu não fui na Zara ainda, mas fui na Mango e comprei 5 malhas de manga comprida por 349 grívnias cada, cerca de R$ 70,00. E 2 blusas mais grossas por 599 grívnias cada, cerca de R$ 120,00. Acho que no Brasil seria mais ou menos o mesmo preço ou um pouco mais caro.

  • Reply Silvia July 31, 2019 at 1:09 pm

    Ola Alessandra! Lindo seu blog! Parabens! Voce ficou 4 anos na Ucrania estudando e trabalhando a área de Fotografia?

    • Reply Alessandra August 1, 2019 at 9:24 am

      Obrigada, Silvia! Eu já tinha estudado fotografia no Brasil, mas trabalhava em outra área enquanto estava lá. Quando me mudei para a Ucrânia, aproveitei o tempo livre para estudar mais fotografia por conta própria com cursos e tutoriais online e muita prática. Acabei pegando uns freelas nos últimos anos que vivi lá.

    Leave a Reply