Cotidiano

Dia internacional do blog

August 31, 2020

Todo ano eu pensava em fazer um post de blog day, mas sempre acabava esquecendo. Quando comecei este blog em 2014, nem sabia que exitia um dia internacional do blog. Não me lembro de ter isso quando comecei a blogar lá em 2002 (era tudo mato, por isso a foto acima). Enfim, me planejei direitinho este ano e aqui estão as minhas indicações. Provavelmente, vocês já conhecem estes blogs, mas quero deixar registrado o carinho que eu tenho por essa comunidade linda que criamos. Costumo dizer que os blogs fazem parte do cantinho saudável da internet e também da resistência. Afinal, seguimos existindo e resistindo mesmo após a criação das famigeradas redes sociais.

Minha história com a Lolla começou bem antes de eu mudar do Brasil e criar este blog. Não me lembro como a encontrei, provavelmente estava procurando algo sobre decoração e descobri sua adorável casa de boneca. Continuei fuçando (pois stalker) e passei a flanar por Londres pelas suas belas fotos e textos, descobri que ela também é gateira e tem um gosto musical muito parecido com o meu. Dei muitas risadas com seu humor ácido que me salvava durante as horas de tédio como empregada pública. Visitei Londres em 2016 e conseguimos desvirtualizar. Fomos a uma loja de chás onde comprei uma caneca com um Cheshire Cat e sempre lembro dela quando uso essa caneca.

Descobri o blog da Paula enquanto pesquisava sobre como levar gatos do Brasil para o exterior, já que eu estava prestes a mudar para a Ucrânia com Lola e Amélie. Ela tinha mudado há pouco tempo para Amsterdam, então as informações estavam fresquinhas e me ajudaram demais. Continuei fuçando e fui me apaixonando pelo conteúdo. Mais uma brasileira parecida comigo morando no exterior. Além da ajuda com as felinas, ela me deu super apoio para criar este bloguito e em 2016 nós desvirtualizamos. A amizade segue até hoje e ainda mais próxima, já que agora somos vizinhas.

Com a Taís foi o caminho inverso, ela que deixou um comentário aqui bem no iniciozinho do blog. Nem sei como ela me encontrou, talvez pela Paula? Só sei que fui retribuir a visita e me apaixonei pelo blog dela. Também temos muita coisa em comum além de morar no exterior, como a paixão pela fotografia, gatos e o gosto musical (sempre a música <3). A gente vinha querendo desvirtualizar há muito tempo e ela acabou indo para Kiev logo depois que me mudei pra Amsterdam. Maaaaaaas meses depois o tão sonhado encontro aconteceu e acabou virando um encontrinho das blogueiras expatriadas. Tem post no blog dela sobre esse belo dia de outono que passamos juntas.

A Bárbara também apareceu aqui bem no início do blog e não faço ideia de como ela me encontrou. Fui conhecer o blog dela e, novamente, descobri que tínhamos várias coisas em comum. Viajei pelos vários condados da Irlanda por suas fotos e textos, além de vários outros lugares que ela já visitou. A gente quaaase se econtrou em 2016 aqui em Amsterdam, mas eu estava indo embora quando ela chegou. Sempre fico impressionada com a quantidade de coisas que ela consegue fazer e a quantidade de conteúdo que consegue criar. Ela entrou para o time das gateiras recentemente, me matando de fofura cada vez que posta as princesas no intagram.

Dona Karine ainda atuava como arquiteta quando apareceu por aqui pela primeira vez e eu me encantei pelas suas fotos maravilhosas e o senso de humor dos seus textos. Seu perfeccionismo transparece em tudo que ela cria e eu amei essa junção do apelido dela com o amado combustível líquido que a gente adora na última versão do blog. Ela também é do time das gateiras, das roqueiragens e do minimalismo. Com certeza vocês já conhecem e se inspiram com tudo o que essa fotógrafa incrível cria também. Um dia a gente ainda vai conseguir dar uns rolês juntas, seja em SP, BsB ou qualquer outro lugar do mundo.

A Ba também apareceu aqui como quem não quer nada e foi ficando. Ela é do time que aprecia a beleza do cotidiano, as pequenas coisas. A vida acontece e ela relata de um jeito muito gostoso de acompanhar. Temos um gosto musical parecido e ela também curte umas gotiquices suaves hehe. Ela sabe rir das desgraças da vida e agora está numa nova fase, com Sarinha ensinando um bando de coisas. A vida segue acontecendo e eu espero que ela consiga tempo para compartilhar um pouquinho com a gente.

Descobri o blog da Gabi enquanto planejava a road trip pelos alpes suíços, começamos a trocar umas ideias e Berna entrou no roteiro. Nos conhecemos pessoalmente e o santo bateu forte o tambor. Ela entrou para o blogroll e para a vida e, no ano passado, veio para Amsterdam com a Taís e a Ana para a realização do encontro das blogueiras expatriadas. Agora ela mudou para Zurique e essa pandemia precisa acabar para eu poder visitar a casa nova, conhecer Carlito e gastar os francos suíços que sobraram daquela road trip.

Flávia também apareceu aqui nos primórdios do blog. Ela morou em Brasília e descobrimos que estudamos espanhol no mesmo lugar e na mesma época, mas fomos nos encontrar na internet. Ela sabe tudo sobre rock latino e me lembra a época que eu conhecia as bandas pela MTV Latino para treinar o espanhol. Agora ela tem cidadania britânica, chique demais. Quem sabe um dia a gente se encontra para tomar um chá e hablar español.

A Katarina também deixou um comentário aqui uma vez e quando visitei o blog dela, super me identifiquei com o conteúdo. Mais uma fotógrafa incrível que entrou para o mundo dos expats quando foi morar na Polônia. Ela também passou por todo o processo de viajar com pet para fora do Brasil e compartilhou toda a experiência no blog. A gente trocou bastante ideia durante o processo de mudança dela e eu espero que uma hora a gente consiga desvirtualizar.

Helen deixou um comentário em um post sobre música e eu fui lá conferir o blog dela. Me apaixonei pela capacidade que ela tem de associar um monte de ideias a partir de inúmeras referências. Ela é historiadora, artesã e ama preservar a memória com muita arte. Adoro viajar pelos devaneios dela e clicar em todos os links para conhecer todas as referências que ainda não conheço. Dou umas boas risadas com os comentários ácidos dela também. Mais uma amante da música para o nosso clube.

A Izzy chegou deixando os comentários mais amáveis e captando minhas referências todas porque somos do mesmo time. Chamo ela de blogueira indie (porque ela é MUITO indie) e tenho o maior orgulho deste blog ter atraído alguém como ela porque acho que seria pouco provável que nos encontrássemos na vida, mas a internet tratou de nos unir. Ela tem um olhar delicado para captar detalhes bonitos do cotidiano e a gente compartilha de uma certa melancolia. Ela também coleciona LPs e algum dia a gente vai dar um rolê em lojas de discos ou curtir algum show juntas.

O post já está imenso, mas vou fazer duas menções honrosas: para a Camila, cujo nome do blog é uma frase que falei para meu marido no início do nosso relacionamento. A gente também é muito do mesmo time e ela sempre deixa uns comentários bem amorzinho por aqui; outra fofíssima é a Clara que também é fã de fotografia analógica, sabe tudo sobre brechós, cria um conteúdo incrível e agora atua como consultora de estilo.

Muito obrigada a todos que visitam este humilde espaço e tiram um tempo para ler e deixar um comentário. Essa troca é muito legal e me traz motivação para continuar blogando. Conhecer todas essas mulheres incríveis e que apreciam as mesmas coisas que eu aprecio, me fez perceber que eu estava no caminho certo. Eu não divulgo este blog, então todo mundo que apareceu aqui foi de forma bem orgânica e eu não conhecia ninguém pessoalmente, o que me deixou bem surpresa. Além disso, acredito que todo mundo goste de ler porque eu escrevo bastante. Então, se você chegou até aqui, parabéns, obrigada e feliz dia internacional do blog! :-***

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply BA MORETTI September 1, 2020 at 10:42 pm

    awwwwn que amorzin ♥ obrigada!

    é tão gostoso ver que esses rituais não morreram 🙂 sempre achei muito gostoso saber como as pessoas chegaram em outros blogs, o motivo de sempre visitarem enfim toda essa conexão gostosa que rola né?

    muito carinho pelo teu blog e por esse universo ♥

    • Reply Alessandra September 2, 2020 at 9:56 am

      Oi Ba, também fico muito curiosa pra saber como as pessoas chegaram e o motivo da conexão. E o mais legal é perceber que consegui atrair pessoas que curtem as mesmas coisas que eu espalhadas por esse mundão doido. Muito carinho por teu blog também. <3

  • Reply Helen September 6, 2020 at 8:33 pm

    Estou com sorriso de orelha a orelha lendo esse post! Se eu sabia que tinha dia internacional do blog, me esqueci. Talvez tenha sabido porque antigamente tinha um BEDA – Blog Every Day in Augusty né? E no último dia a estrutura dos posts era sempre essa, de recomendação. Infelizmente nunca fui regrada para tags grandes (meu 30 day music challenge está durando três anos kkkk) e não participei. Tô feliz demais por dois motivos: todas as duas amigas blogueiras eu também sigo, e eu estar no meio delas é incrível.

    Eu fico boba como você me acompanha bem, é muito raro eu saber que sou lida, ou ser lida como se fosse uma conversa mesmo, suas respostas são pra mim sempre na mesma profundidade dos meus textos, por mais que eu seja lenta em responder. São, além de tudo, um incentivo pras minhas loucuras!

    Amei sua foto e essa sensação que ela dá de passado, como se os olhos estivessem cansados de manhã e meio fechados porque entrou luz do sol. Sempre quis aprender a fazer esse efeito (deve ser analógica, né?), espero um dia aprender. Parece filme ou sonho, é quente 🙂

    Você bloga desde 2002, uau! Eu desde 2008. E amo esse início de todas nós. Quem perseverou nessa “carreira” costuma ser mais caseira para escrever, parece mesmo uma visita pra tomar um café. Então não te conheço pessoalmente (ainda), mas espero conhecer, pra gente beber alguma coisa ouvindo uns rocks antigos e conversar sobre tudo.

    Um beijão e te agradeço demais!

    • Reply Alessandra September 7, 2020 at 9:48 am

      Que demais, meu coração se encheu de alegria lendo esse teu comentário. Também não tenho disciplina o bastante para fazer um BEDA, daí fiz só o blog day mesmo.
      Fico muito feliz em saber que acabo incentivando as suas loucuras. Minha cabeça é meio como os seus textos, só que vc escreve, eu fico mais só nos devaneios mesmo haha. Amei como você descreveu a foto e sim, ela é analógica e foi feita há 5 anos na Ucrânia.
      Sim, comecei a blogar em 2002, mas teve vários hiatos nesse meio tempo. Um dia a gente ainda vai se conhecer pra tomar um café, ouvir uns rock e trocar umas ideias profundas sobre a vida.
      Beijão!

  • Reply Rafaela Ribeiro September 8, 2020 at 3:04 am

    Vários blogs lindos e especiais! Da tua listinha leio vários e amo! ♥

    • Reply Alessandra September 8, 2020 at 6:36 pm

      Aaaaah, que legal! A comunidade blogueira é muito linda <3

    Leave a Reply