Cotidiano

Novo sarcófago de Tchernóbil

November 15, 2016

Ontem começaram a mover o sarcófago gigante que vai cobrir o reator nº 4 de Tchernóbil. A cobertura de aço vai evitar o vazamento de material radioativo pelos próximos 100 anos. Ela mede 275 metros de largura por 108 metros de altura e custou 1.6 bilhões de dólares para ser construída. A estrutura está sendo movida por um sistema hidráulico e vai levar 5 dias para que o reator esteja completamente coberto.

Quando visitamos a zona de exclusão no ano passado, a previsão para o fim da construção do novo sarcófago era para 2016. Essa data já havia sido adiada várias vezes, mas dessa vez se concretizou. As obras começaram em 2011 e no ano passado faltava bem pouco para terminar. A foto acima agora é uma relíquia. E pensar que ela quase não existiu, já que a bateria da câmera descarregou logo depois que o guia fez o registro. A bateria reserva tinha ficado em casa. Na pior das hipóteses teríamos uma foto de celular.

Clique no link a seguir para ver um time-lapse do sarcófago sendo instalado e para ler a notícia em inglês: http://www.bbc.com/news/world-europe-37978482

Para ler sobre a visita que fizemos no ano passado, clique aqui. Escrevi também um post sobre o documentário que mostra a vida das Babushkas de Tchernóbil, as senhoras que moram na zona de exclusão.

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Vozes de Tchernóbil – Svetlana Aleksiévitch – Um Novo Destino February 21, 2017 at 3:28 pm

    […] O projeto do abrigo para cobrir o reator número 4 citado nessa nota ficou pronto em novembro do ano passado (o vídeo abaixo é um documentário da BBC sobre a construção do abrigo) e não há nenhuma […]

  • Leave a Reply