Cotidiano, Cultura, Kiev

Videoclipes Made in Ukraine

June 22, 2017
foals-what-went-down

Tirando a poeira dessa casinha virtual que ficou abandonada nas últimas semanas. Voltei de viagem no último domingo com energias renovadas e muuuuitas fotos para editar. Fiz um intervalinho nas edições para compartilhar algo que descobri recentemente. Primeiro, deixa eu contextualizar. De vez em quando eu ando pelo meu bairro e vejo uns camarins e uma equipe gravando algum vídeo. Inclusive, em frente à porta do meu prédio fica um apartamento que direto é usado como locação. Sempre fico curiosa para saber o que eles estão gravando e ontem eu finalmente descobri que existe uma grande empresa de produção de filmes aqui em Kiev chamada Radioaktive Film. Ela produz cinema, programas de TV, comerciais, videoclipes e fotos para clientes espalhados pelo mundo e possui locações na Ucrânia, Geórgia e Kazaquistão. Nesse post vou focar apenas nos videoclipes porque fiquei bem surpresa ao descobrir que eles foram feitos aqui.

MØ – “Kamikaze”

Filmado nas redondezas de Kiev, o vídeo da música “Kamikaze” tem uma estética baseada nos estereótipos dos países ex-comunistas. Ainda existe carro do período soviético circulando pelas ruas? Sim, mas eles circulam ao lado de vários carros caríssimos e modernos. E isso é uma das coisas que mais gosto nessa cidade, ela é uma mistura de decadência com modernidade. Se você prestar atenção no fundo em 1:56, vai ver uns banners escritos em cirílico (Автосервис), porém a imagem está espelhada ou os carros estão passando atrás deles.

Foals – “What Went Down”

As cenas do cara sem camisa foram filmadas no bairro Troieshchyna (Троєщина) segundo esse artigo aqui. E realmente rola uns cachorros de rua aqui que é bom tomar cuidado mesmo. Eu quase fui mordida por um há alguns meses, mas dei sorte e ele só puxou meu casaco. #obrigadauniverso

Tame Impala – “Let It Happen”

Segundo o mesmo artigo citado acima, a banda Tame Impala tem um outro clipe filmado aqui. O nome da música é “Solitude is Bliss” e também aparecem placas escritas em cirílico ao fundo. Já o vídeo acima foi filmado no aeroporto Boryspil.

Hurts – “Beautiful Ones”

O clipe mais recente da dupla britânica Hurts foi filmado aqui no ano passado quando eles vieram fazer um show em março. Eu fui nesse show e lembro do Theo (vocalista) falando que tinha feito um clipe muito legal em Kiev naquele dia. Demorou um tempão para sair esse vídeo, mas ficou bem legal. Porém, talvez o Theo tenha destruído o coração de várias ucranianas ao intepretar uma transsexual. Esse outro clipe da dupla também foi feito aqui.

Years & Years – “Shine”

Conheci essa banda por indicação do Rafa Maciel (Guri in London) que faz passeios guiados em Londres e eu tive oportunidade de conhecê-lo quando fui para lá no ano passado. Contei mais nesse post.

DJ Shadow feat. Run the Jewels – “Nobody Speak”

Esse eu assisti por curiosidade porque não curto o estilo do artista, mas que o clipe é legal, isso é. E reflete bem o momento atual da política em vários países.

Onuka – “Vidlik”

Não poderia faltar um clipe de uma artista ucraniana neh? Esse clipe foi produzido pela Radioaktive Film, mas não aparece a cidade. Já falei da Onuka nesse post e ela tem vários clipes legais. Sugiro especialmente o da música “Misto” onde Kiev aparece bastante, já que a letra da música fala exatamente da cidade, місто em ucraniano.

A Ucrânia é um país cheio de locações incríveis para vídeo e fotografia e o custo médio da hora trabalhada é de  54,6 UAH (U$ 2,00) de acordo com o próprio site da produtora de filmes. Além disso, as leis da Ucrânia são bem mais permissivas do que em outros países e com certeza isso facilita a produção de imagens em certas locações. Tudo isso aliado ao fato de que há muita gente talentosa por aqui explica o motivo desses artistas terem contratado a Radioaktive Film para produzir seus videoclipes.

Eu descobri tudo isso graças à atriz Mayim Bialik (a Amy Farrah Fowler do The Bing Band Theory) que esteve em Kiev essa semana para um trabalho e postou algumas fotos no instagram. Se quiser conferir fotos de behind the scenes, dá uma olhada no instagram da Radioaktive Film.

Fonte da imagem: Evening Standard

 

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Projeto 6 on 6 – Серпень (Serpen) – Um Novo Destino September 6, 2017 at 12:38 pm

    […] minas nessas motos. Era filme, série, campanha publicitária, videoclipe? Não sei. Já contei nesse post que eu vivo me deparando com equipes de filmagem pelas ruas da cidade e descobri que vários […]

  • Leave a Reply