Cotidiano

Vamos falar sobre fotografia?

July 20, 2017
_DSF3916

Vejo que o blog tem atraído pessoas que gostam de fotografia, então achei que seria um assunto pertinente para conversar com vocês. Primeiramente, preciso agradecer à Ana que me incentivou a postar esse ensaio aqui. Nós batemos um bom papo sobre fotografia e desse papo surgiu a ideia para esse post. Essas fotos foram feitas em 2014, um pouco antes de me mudar para a Ucrânia porque eu decidi que me dedicaria mais à fotografia quando viesse para cá, já que eu teria aqui algo que não tinha em Brasília: tempo. Por falta de tempo eu fiquei 4 anos quase sem pegar na câmera, fotografando só quando eu viajava de férias.

Na época eu editava muito pouco as minhas fotos e não fiquei feliz com esse ensaio porque não consegui chegar aos tons que eu queria, simplesmente porque eu não sabia mexer no Lightroom muito bem. Ao longo desse tempo morando aqui, aproveitei para aprender mais com os milhares de tutorais que existem agora no YouTube e observando muito o trabalho de outros fotógrafos. Criei o blog também para me forçar a fotografar e se vocês pegarem os posts do início, vão perceber que as fotos são completamente diferentes. Pois bem, levou mais de dois anos para eu conseguir encontrar meu estilo e eu fico feliz por vocês estarem sempre por aqui e elogiarem as fotos, pois isso me motivou a melhorar e continuar na busca por um estilo próprio.

_DSF3899

_DSF3902

Sou muito grata também às meninas do Projeto 6 on 6 porque o convite para participar desse lindo projeto me motivou a fotografar mais e melhorar. Eu já acompanhava o projeto e foi uma grande surpresa quando elas me convidaram, até porque eu não estava totalmente satisfeita com as minhas fotos na época e esse convite significou muito e serviu como um grande incentivo para eu fotografar mais. Sei que eu falhei em alguns meses, mas acredito que a falha faz parte da vida e eu não gosto de fotografar por obrigação. A fotografia é algo que eu gosto, me dá prazer. Nunca me considerei uma profissional, sempre foi um hobby, mesmo que eu tenha feito alguns poucos trabalhos muitos anos atrás. Eu tinha meu emprego fixo, estável e burocrático. Confesso que não era feliz nele, mas gostava bastante da zona de conforto e do salário certinho na conta todo mês para bancar as coisas que eu realmente gosto e me dão prazer.

_DSF3917

_DSF3884-Edit

Estas fotos marcam um período de mudança na minha vida em duas etapas: quando fiz as fotos em 2014 e agora, quando finalmente encontrei meu estilo e consegui editá-lo da forma que eu tinha criado na minha cabeça. A fotografia é o meio que eu encontrei para dar vazão aos meus impulsos criativos que ficaram de lado por muitos anos porque eu precisava me enquadrar num padrão para sobreviver no sistema. Um pouco antes de me mudar fiz um curso de desenho porque era algo que eu sempre quis fazer, mas sempre deixava de lado. Com a mudança de país eu teria tempo para me dedicar a isso também porque desenho requer muita prática, assim como a fotografia. O desenho acabou ficando um pouco de lado porque a fotografia, o blog e as aulas de ucraniano acabaram tomando meu tempo. Eu tenho muitos interesses e acabo querendo fazer muitas coisas, daí tenho que manter o foco em uma porque senão não faço nada.

Bom, esse ensaio foi feito num parque de Brasília chamado Olhos D’água com minha linda amiga albina. Eu adorava fotografá-la porque além de linda, ela topava participar das minhas ideias doidas. A inspiração para esse ensaio foi esse vídeo com a encantadora Elle Fanning. A ideia era contar a história de uma ninfa passeando pela floresta, seu habitat natural. Por isso eu queria que ela estivesse quase sem maquiagem, nada muito produzido e é esse o look que eu busco nas fotos que eu faço.

_DSF3941-Edit

_DSF3943-Edit

_DSF3949

Em um dos últimos posts do 6 on 6 comentei que o final de maio e junho foram meses onde fiquei bem ocupada e esse post é também para falar sobre essa novidade: apareceu uma oportunidade de trabalhar com fotografia e eu topei. Mais do que depressa montei um portfólio aqui no blog mesmo (alguém percebeu? já tem um tempão que ele está ali no topo da página) e abri uma conta nova no instagram: @alearaujophoto. Agora é essa conta que está linkada aqui no blog também. Se você ainda não está seguindo, me segue lá vai? Nunca te pedi nada. 🙂

Quando peguei essas fotos de novo para reeditar, percebi alguns erros. Um deles foi fazer poucas fotos: só fiz 96 fotos. Hoje faço fácil umas 1000 em um ensaio. Na época eu pensava que tinha que bater uma foto e já sair boa, bem louca! Ao longo desses anos de muita pesquisa, aprendi que até os grandes fotógrafos erram e é por isso que tem que fazer muitas fotos, assim você tem mais opções de fotos boas. Como eu disse antes, os erros fazem parte e reconhecê-los nos faz aprender a evitá-los no futuro. Nem sempre o erro tira a beleza das fotos (vale pra vida também). Enfim, espero que eu possa colher bons frutos dessa nova fase da minha vida.

You Might Also Like

23 Comments

  • Reply Camila Faria July 21, 2017 at 10:50 pm

    Que felicidade saber que você está trabalhando com fotografia ~ sempre achei os seus registros fantásticos! Muito boa sorte nessa nova fase e sucesso! <3

    • Reply Alessandra Araújo July 22, 2017 at 12:56 pm

      Oi Camila, obrigada pelo apoio! 😀 Esse feedback é super importante, até porque tem hora que eu acho que estou escrevendo pra ninguém. Mas eu sei pelos números das estatísticas que várias pessoas entram aqui todo dia, apenas não comentam.

  • Reply Ana July 22, 2017 at 9:07 am

    Inspirador esse post <3 Alê!
    E não precisa agradecer nada. Tamo junta sempre se o negócio é crescer! É ótimo poder trocar experiências com você, porque enriquece, dá força de vontade. Faz tempo que quero escrever um post assim no meu blog, falando sobre o amor que tenho por essa arte e como já não imagino mais a minha vida sem uma câmera. Agora, que tenho ao meu lado o meu baby, a minha maior fonte de inspiração, parece que o sentimento tá mais forte ainda.
    Amei ter visto mais fotos dessa moça! Esse ensaio está simplesmente lindo. Parabéns pelo belo trabalho e que você continue a crescer muito como fotógrafa. Talento não te falta mesmo!
    Um beijão

    • Reply Alessandra Araújo July 22, 2017 at 1:05 pm

      Cada dia tenho mais certeza que criar esse blog foi uma das melhores ideias que tive na vida porque me deu a oportunidade de conhecer, mesmo que virtualmente, pessoas com interesses parecidos com os meus. Muita gente acha que fotografia é só apertar botão, mas só quem ama de verdade sabe e entende que é MUITO mais que isso. Eu nunca acreditei 100% que eu realmente tinha esse talento, mas graças ao blog e a feedbacks de pessoas muito talentosas como você eu comecei a acreditar. Beijos e sigamos juntas nesse caminho da fotografia. <3

  • Reply KARINE July 23, 2017 at 12:04 am

    que fotos lindas, alê! fiquei muito feliz quando soube que estava trabalhando com fotografia por aí. acho suas fotos maravilhosas, e se é uma coisa que você ama, tem que ir atrás disso sim. no começo do blog minhas fotos eram completamente diferentes também (algumas bem esquisitas pra falar a verdade, HAHAHA) mas acho legal ver minha evolução com o tempo 🙂 e sobre edição: também já deixei fotos esquecidas no hd por não conseguir chegar nas cores de imaginei, e depois de séculos (quando resolvi tentar editar novamente) acabei me apaixonando por elas. acho que a fotografia tem muito disso, haha.

    • Reply Alessandra Araújo July 23, 2017 at 8:19 pm

      Kah, eu amo as suas fotos, elas me inspiram demais. É muito legal acompanhar nossa evolução porque fotografia é algo que você nunca para de aprender. Além disso, a gente muda e as fotos que a gente faz mudam junto. Acho tudo isso fascinante!

  • Reply Izzy July 25, 2017 at 12:23 am

    A primeira coisa que me impressionou no seu blog foi, sem dúvida, o seu estilo fotográfico. Eu tava um pouco cansada da atmosfera que encontrava nas fotos por aí, e a sua era tão diferente! As cores, os ângulos, a composição, a luz! Não sei explicar. Eu adoro fotografia e tem sido a minha válvula de escape. Tenho muito a aprender, preciso muito praticar e estudar, e quem sabe um dia eu consiga alcançar o nível Alê-Araújo-de-qualidade, hein? 🙂

    Saiba que você é uma referência para mim nisso (eu já te falei isso dezenas de vezes). E eu tô torcendo para que essa nova fase da sua vida dê MUITO certo! Ah, esse ensaio tá tão lindo, tão mágico, tão Alê! <3

    • Reply Alessandra Araújo July 25, 2017 at 1:19 pm

      Nossa Izzy, que legal saber disso! Eu estou em busca de um estilo desde que eu comecei a fotografar e nunca acreditei que tinha alcançado um, mas foi graças a comentários de várias pessoas que acabei descobrindo que eu já tinha um estilo e ainda não tinha me tocado haha. Achei interessante você falar que a atmosfera das fotos é diferente porque muitas vezes eu acho que estou altamente influenciada por outros fotógrafos que vejo no instagram e blogs. Muito obrigada por sempre comentar e por todo o feedback. Fico muito feliz e surpresa que eu seja referência para você. <3 Obrigada pela torcida e siga estudando e praticando que você está no caminho certo! E fotografia é uma vávula de escape deliciosa neh? Faço parte desse time também. 🙂

  • Reply Nath July 25, 2017 at 3:18 am

    Own, que post legal.
    Tudo de bom para você nessa nova fase e muitas fotos boas também! Eu gosto muito das suas fotos.
    Eu sempre estou insatisfeita com as minhas fotos, mas sei que é porque não tenho muita experiência e preciso de prática. Como você disse, errar faz parte e às vezes a gente esquece isso e quer que tudo seja perfeito de primeira.

    Beijos

    • Reply Alessandra Araújo July 25, 2017 at 1:39 pm

      Oi Nath! Obrigada pela torcida e pelo feedback. 🙂 E sim, errar faz parte do processo de aprendizado e mesmo com anos de prática, os erros ainda acontecem. Aceitar isso e buscar informação pra não errar é o que faz a gente melhorar. Beijão!

  • Reply Katarina Holanda July 25, 2017 at 4:06 pm

    Que ensaio lindo, Ale! <3 Eu sempre achei suas fotos aqui no blog maravilhosas, te desejo muito aprendizado, sucesso e felicidade nessa nova etapa. 🙂

    • Reply Alessandra Araújo July 26, 2017 at 1:59 pm

      Obrigada pelo apoio, Katarina! Também admiro muito o seu trabalho e sigamos juntas nesse caminho da fotografia. Beijos!

  • Reply FERNANDA SANTOS DOURADO July 27, 2017 at 5:06 pm

    Vc é uma artista 😀

  • Reply Laura Nolasco July 28, 2017 at 3:19 am

    Que fotos incríiiiiiiveis!
    Amei as composições e as cores da edição também, ficou com uma cara de sonho, sabe?
    Amei muito muito muito muito!
    Boa sorte com essa nova etapa trabalhando com fotografia, já vou te seguir pra acompanhar seu trabalho!
    Beijos!

  • Reply Paula A. July 30, 2017 at 7:45 pm

    Suas fotos são tão lindas, Ale, que alegria saber que você começou a trabalhar oficialmente com isso! Estou super feliz e empolgada por você, quero ver cada vez mais e mais fotos maravilhosas suas. <3

    • Reply Alessandra Araújo July 31, 2017 at 4:55 pm

      Paula, sua linda! Obrigada pelo apoio desde o início do blog e por toda a torcida. Um beijão!

  • Reply Safelight-room July 31, 2017 at 2:39 pm

    Encontrar nosso estilo é o que mais dá trabalho na fotografia, na minha opiniao. Porque nao tem curso que te ensine isso, é você que tem que adquirir bagagem e a partir dali criar algo seu. Achei suas fotos lindíssimas e a modelo também 🙂 Sucesso pra você!

    • Reply Alessandra Araújo July 31, 2017 at 4:57 pm

      Que legal ver teu comentário aqui! 🙂 Concordo super. Foi super difícil achar um estilo, mas finalmente encontrei. Muito obrigada pelo elogio e desejo de sucesso. Beijos!

  • Reply Projeto 6 on 6 – Липень (Lipen) – Um Novo Destino August 6, 2017 at 3:35 pm

    […] por aqui. Fotografei pouco pro blog porque estava ocupada fazendo outras fotos (expliquei melhor nesse post), mas separei uns registros aleatórios que fiz entre um compromisso e […]

  • Reply Clara Rocha August 10, 2017 at 9:41 pm

    Seu trabalho é cativante, fiquei olhando e admirando as fotos com muito gosto. Apreciei mesmo! e sua amiga é muito linda. Realmente, fico feliz que você tenha se redescoberto e aprendido mais durante esse tempo. Fico mais feliz ainda de saber que você esta trabalhando com fotografia. Boa sorte ♥

    • Reply Alessandra Araújo August 11, 2017 at 12:01 pm

      Oi Clara, muito obrigada pelos elogios e pelo apoio! Fico realmente lisonjeada por você apreciar meu trabalho, já que seu blog é lindo e as fotos são belíssimas. 🙂

    Leave a Reply