Cotidiano, Kiev

Projeto 6 on 6 – Лютий

March 7, 2017
Processed with VSCO with a6 preset

Opa, opa, chegando atrasada mais uma vez, mas marcando presença. Лютий (Fevereiro) foi o último mês do inverno e eu percebi que não peguei na câmera para fotografar. Tive que apelar para as pouquíssimas fotos que fiz com o celular e, ainda assim, tive que roubar e colocar umas fotos feitas em março para completar as 6 fotos para o projeto 6 on 6. Espero que agora em março com as temperaturas mais altas (entre 10 e 15 graus) eu consiga fotografar mais. Pode vir primavera!

Processed with VSCO with b5 preset

Processed with VSCO with a6 preset

IMG_20170228_224313_295

IMG_20170301_213157_567

Processed with VSCO with a6 preset

Foto 1: Os estudos da língua ucraniana continuam e estamos avançando bem. Já conseguimos entender bastante, mas falar ainda é complicado porque a gramática é bem difícil e a gente ainda erra MUITO e demora pra falar porque ainda precisamos pensar se o gênero está correto, se o verbo está conjugado na pessoa certa e ainda tem os tais dos casos “maravilhosos”. Uma coisa interessante que tem acontecido comigo é que quando estou falando inglês, às vezes vem na minha mente primeiro a palavra em ucraniano para depois vir em inglês.

Foto 2: Gatos sempre rendem uma foto neh? Lola toda trabalhada no charme até para dormir. Olha essas patinhas cruzadas!

Foto 3: Na Ucrânia não tem carnaval, mas tem a Масленица (Maslenitsa) que aconteceu entre 20 e 26 de fevereiro. É uma tradição eslava e nada mais é que um festival de crepes, mas acontecem uns eventos pela cidade. Масло significa manteiga e o nome do festival deriva dessa palavra. Antigamente, os млинці (crepes) eram feitos para gastar os produtos derivados de animais porque logo depois da Масленица começa o período da quaresma e não era permitido comer esses produtos. Eu não fui conferir os eventos, mas a professora de ucraniano trouxe os crepes que o pai dela fez especialmente para a gente. Você pode comer com geléia, mel, pasta de amendoim, sour cream, enfim, o que você quiser. Pegamos a receita com a professora, compramos a frigideira especial e fizemos em casa no último domingo. Ficou uma delícia e a foto é um detalhe dos crepes que fizemos.

Foto 4: Show do Bastille que aconteceu no último dia de fevereiro e foi bem legal. Falarei mais sobre shows aqui em breve.

Foto 5: Fomos tomar café da manhã uns fins de semana atrás e não resisti a essa almofadina de emoji que faz parte da decoração do restaurante.

Foto 6: Primeira vez que tomei o matcha que comprei em Varsóvia em dezembro e ainda não tinha preparado. É que rola todo um ritual e tem que misturar o pózinho com esse bagulhinho de bambu, daí eu sempre esquecia de fazer, por isso demorei tanto. Preciso fazer mais vezes, ainda não consegui criar o hábito de beber matcha. Alguém mais aí é do time do chá verde?

No mais, continuo no projeto #vem5k (comentei sobre isso no 6 on 6 de janeiro) e em fevereiro consegui correr 4km, será que em março chego aos 5km? Veremos. Para saber o que as outras participantes do projeto fizeram em fevereiro é só clicar nos nomes: Paula (Holanda) | Ana (Alemanha) | Taís (Irlanda) | Lolla (Inglaterra).

 

You Might Also Like

18 Comments

  • Reply Taís March 7, 2017 at 3:26 pm

    Vendo a Lola nesse soninho gostoso deu vontade de voltar pra cama.. hahaha que linda, toda trabalhada no charme mesmo, até pra dormir <3
    Somos duas aqui na torcida pela chegada da primavera e o animo pra voltar a fotografar mais, né?
    E estou na torcida também pros 5k, vai Alê!!!

    • Reply Alessandra Araújo March 22, 2017 at 8:30 pm

      Obrigada, Taís! Confesso que já estou bem animada para fotografar mais. :-***

  • Reply KARINE March 7, 2017 at 11:03 pm

    boa sorte com os 5k, alê! espero que consiga atingir sua meta muito em breve. a lola tá uma gracinha dormindo e adorei conhecer essa tradição daí, amo crepes <3 beijos e boa primavera (de preferência, que seja com muitas fotos, haha)!

    • Reply Alessandra Araújo March 22, 2017 at 8:31 pm

      Obrigada, Kah! Continuo tentando chegar nos 5K, uma hora vai! Beijos.

  • Reply Bárbara Hernandes March 8, 2017 at 7:21 pm

    Cara, ucraniano parece super super difícil. Boa sorte nos estudos e parabéns pela persistência em aprender, de verdade! A pronúncia em si é difícil também?

    • Reply Alessandra Araújo March 22, 2017 at 8:32 pm

      Não vou mentir, é difícil mesmo. Obrigada pelo incentivo, Bárbara. A pronúncia não é tão difícil para quem fala português, é mais a gramática mesmo.

  • Reply Claudia Hi March 9, 2017 at 2:08 pm

    Meu Deus! Meu coração quase parou quando vi a foto do show do Bastille!!!!

    Fui no show deles quando eles vieram para o Brasil. Depois não voltaram mais… eles são muito bons ao vivo! Esperarei ansiosamente o post mais detalhado sobre esse dia!

    Obs. sua foto ficou incrível, não sei como você conseguiu tirar uma foto tão boa no meio do show rs

    • Reply Alessandra Araújo March 22, 2017 at 8:34 pm

      Oi Cláudia! O show deles me surpreendeu, são bons mesmo ao vivo. Obrigada pelo elogio, o VSCO ajudou a deixar foto melhor. 🙂

  • Reply Katarina Holanda March 13, 2017 at 5:57 pm

    Quanta coisa boa! Ficaram lindas as fotos! Ucraniano deve ser difícil demaaais, só de olhar já dá uma confusão, hahaha.

    • Reply Alessandra Araújo March 22, 2017 at 8:35 pm

      Valeu, Katarina! Sim, ucraniano é bem difícil, mas o esquema é persistir.

  • Reply Lolla March 14, 2017 at 8:10 pm

    sem or, eu mal consegui aprender inglês, acho que outro idioma nesse nível de dificuldade eu posso desistir. parabéns pelo esforço e pelo sucesso!
    eu adoro sobremesas com matcha (ok, algumas) e adoro o matcha latte do tombo poké. já provei em outros lugares e gostei menos. não sei se tem a ver com a quantidade de chá usada ou se é só um problema da receita, mas certos matchas não me descem. especialmente puro e sem açúcar, como é a maneira correta. não rola… e bastille é legal. que saudade eu estou de ir a shows!

    p.s.: lola é uma gostosa. dá um aperto nela por mim. ♥

    • Reply Alessandra Araújo March 22, 2017 at 8:38 pm

      Obrigada, Lolla! Sobre o matcha, meu paladar já é bem acostumado ao chá verde, então o matcha não foi muito problemático pra mim. Gata, você está na terra dos shows, arrasa aí! Pode deixar que darei uma aperto especial na Lolinha por você. <3 <3

  • Reply Inês March 16, 2017 at 3:39 pm

    Olá!
    Cheguei hoje pela primeira vez ao teu blogue e estou a gostar bastante 🙂 Parabéns. Se quiseres passar pelo meu para inspirar um pouco mais as tuas viagens deixo-te o link 🙂

    http://misspipetaseviagens.blogspot.pt/

    Beijinhos

    • Reply Alessandra Araújo March 22, 2017 at 8:38 pm

      Oi Inês, seja bem vinda! Obrigada por comentar. Vou conferir o seu sim. Beijos.

  • Reply BA MORETTI March 16, 2017 at 3:58 pm

    essas massinhas de panqueca-crepe-whatever me dão água na boca socorr

  • Reply FERNANDA SANTOS DOURADO March 20, 2017 at 9:14 pm

    Q fofo o pai da professora!! Comida é afeto 🙂

    • Reply Alessandra Araújo March 22, 2017 at 8:40 pm

      Sim, ele foi muito fofo! Perguntei pra professora se ela também tinha comido e ela disse que não, ele fez especialmente pra gente haha.

    Leave a Reply