Cotidiano, Cultura

Minha Primeira Motanka

January 2, 2018
_DSF0613

Cumprindo minha promessa de tirar os posts do rascunho, segue mais um. Em maio do ano passado, participei de um workshop de motanka, tradicionais bonecas de tecido feitas à mão. Comentei nesse post sobre algumas superstições e crenças que fazem parte da cultura ucraniana e a motanka é mais um exemplo disso. Essas bonecas simbolizam fertilidade e têm também uma função de proteção contra maus espíritos e fantasmas. Antigamente, acreditava-se que a boneca tinha o poder de curar as doenças das crianças. Hoje em dia elas possuem mais um efeito decorativo mesmo.

As motankas são feitas de tecidos reaproveitados e retalhos encontrados pela casa e sua característica principal é que elas não têm rosto. Algumas têm uma cruz no lugar do rosto, como as da foto abaixo. De acordo com antigas crenças populares, o rosto traz alma para a boneca e essa alma pode ser boa ou ruim, então é melhor ter uma boneca sem alma do que correr o risco de ter uma alma ruim.


_DSF0619

_DSF0616

Algumas bonecas são feitas de outros materiais naturais, como a da foto acima e podem também ser preenchidas com sementes, grãos, folhas secas ou ervas aromatizantes. A moça que ensinou a fazer as bonecas explicou que é comum dar uma motanka quando um bebê nasce e você pode preenchê-la com ervas que têm ação calmante. As fotos abaixo são da boneca que eu fiz.

_DSF0648

_DSF0650

_DSF0658

Não ficou maravilhosa, mas aparentemente Lola aprovou e ela está aqui protegendo a casa. É bem fácil fazer a boneca e não precisa de agulha porque ela é toda feita com torções e amarrações de linhas e fitas. Mas quem não quer ter o trabalho de fazer a sua própria motanka, pode encontrá-la facilmente para comprar e é uma boa opção de souvenir para quem visita o país.

Espero que a minha motanka cumpra sua função de proteger esse bloguinho e traga vibrações positivas para todos que passam por aqui. Muito obrigada por acompanharem e um feliz 2018 a todos vocês!

You Might Also Like

14 Comments

  • Reply Clara Rocha January 3, 2018 at 7:34 pm

    Caramba! Sua Motanka ficou linda sim, e essa saia é espetacular. Eu não conhecia nada sobre a história dessas bonecas, mas fiquei surpresa com as crenças e sem sombras de dúvidas é melhor mesmo não ter alma, do que uma alma ruim. haha Lembro que vi um vídeo da Nátaly Neri dela falando de uma bonequinha também que é feita de tecido e com nós também, agora deve estar perdido em minha memória se ela usou esse nome, ou usou outro. Mas acredito que cada cultura deve ter feito uma boneca meio que só de tecido e sem agulhas para seu próprio propósito né ? ♥
    E acho também que a Ná, comentou que elas tinha rosto, ou poderia fazer, então são parecidas e diferentes. Mas lindas. Todas ♥

    • Reply Alessandra Araújo January 15, 2018 at 3:25 pm

      Obrigada, também achei uma graça esse tecido da saia. Eu sei que no Brasil, muito antigamente as crianças brincavam com bonecas de tecido, mas creio que eram costuradas.

  • Reply Tany January 4, 2018 at 5:03 pm

    Tua boneca ficou linda! Achei mais bonita que as outras, haha, mas todas são muito interessantes.
    Quando você vê de início sempre pensa o pior né? Aqui no Brasil qualquer coisa do tipo ligam diretamente com voodoo e é muito bizarro como é exatamente o contrário, é proteção. Espero um dia visitar a Ucrânia e trazer uma de lembrança. 🙂

    • Reply Alessandra Araújo January 15, 2018 at 3:27 pm

      Obriagda, Tany! Tadinhas das bonequinhas, não têm relação nenhuma com vodu. Mas entendo que role essa referência mesmo hahahaha

  • Reply Gabi January 7, 2018 at 5:32 pm

    Gente, que talento! Ficou linda sua boneca! Super interessante, nunca ouvi falar de Montakas, mas gostei. A princípio achei meio creepy ela sem rosto hahaha.. mas faz sentido a crença do povo. Curti!

    • Reply Alessandra Araújo January 15, 2018 at 3:29 pm

      hahaahhah ai Gabi, tu é comédia! Outra explicação que li sobre a ausência de rosto era para estimular a criatividade das crianças que imaginariam o rosto da boneca do jeito que elas quisessem.

  • Reply FERNANDA SANTOS DOURADO January 8, 2018 at 2:34 pm

    Feliz 2018!!

  • Reply VANESSA BRUNT January 8, 2018 at 3:32 pm

    Que coisa mais linda! Caramba, tenho que berrar aqui, em primeiro lugar, sobre o quanto preciso diminuir esses rascunhos da vida também! Socorrão! Adorei essa garra que você trouxe. E, agora, preciso usar só os brilhos dos olhos pra falar mesmo, porque adorei ver essa belezura. Coisas assim nos fazem pensar sobre o tanto de aprendizado que rola na nossa cidade enquanto reclamamos que não tem nada pra fazer.

    http://www.semquases.com

  • Reply Bárbara January 11, 2018 at 1:41 pm

    Achei essa tradição super interessante, Alê! Nunca tinha ouvido falar. Que mundão grande, quando a gente acha que sabe alguma coisa… já dizia Sócrates, não é mesmo?

    Sua boneca ficou linda, adorei o tecido da saia! Parabéns!

    • Reply Alessandra Araújo January 15, 2018 at 3:32 pm

      Pois é, Bárbara, mundo grande e a gente segue tentando aprender um monte de coisa, mas nunca saberemos de tudo. Obrigada! Muito fofo esse tecido neh?

  • Reply Taís January 14, 2018 at 4:20 am

    Sua motanka ficou uma gracinha, Ale.. que legal saber mais dessas tradições ucranianas. Feliz 2018 pra você também <3

  • Leave a Reply