Cultura

Botando a Ucrânia no mapa II

May 15, 2016
ESC2016timeline

A grande vencedora do Eurovision 2016 foi a cantora Jamala que representou a Ucrânia no concurso musical. Lógico que essa vitória veio acompanhada de polêmica neh. Não costumo acompanhar o Eurovision, mas pelo que eu li, a Rússia tentou desclassificar a artista alegando que ela apresentou uma música com cunho político e isso fere as regras da competição. O tema da música “1944” é a deportação dos tártaros da Crimeia por ordem do Stalin. Jamala dedicou a canção à sua bisavó que fazia parte do grupo étnico que foi expulso de sua terra nativa.

Os comentaristas estavam convencidos de que o representante da Rússia venceria a competição, mas o jogo virou e o público preferiu votar na Jamala. Só lembrando que a Rússia anexou a Crimeia em 2014 (logo após a Euromaidan) e a música da Jamala despertou uma raivinha básica. Mas não adianta chorar, o público escolheu e a justificativa para a tentativa de desclassificação da cantora é totalmente infundada, já que a letra da música fala sobre um fato histórico. Claro que a situação dos tártaros que vivem hoje na Crimeia não é nada boa desde a anexação do território pela Rússia, mas a música não é sobre isso.

Eu só fui saber da existência do Eurovision em 2014 por conta da representante da Áustria, Conchita Wurst, que causou frisson com sua barba e venceu a competição. Por isso, a edição de 2015 aconteceu na Áustria. O Rick fez um post explicando direitinho como funciona esse concurso, vale a pena conferir. A Ucrânia não participou em 2015 por conta da crise política e econômica. Mas a edição de 2017 acontecerá aqui, já que o país que vence o concurso recebe a cerimônia no ano seguinte. Essa foi a segunda vez que a Ucrânia venceu o Eurovision, a primeira vez foi em 2004 quando a cantora Ruslana representou o país com a música “Wild Dances” e no ano seguinte a cerimônia foi aqui em Kiev. #vemeurovision

Claro que vou terminar esse post com um vídeo da Conchita Wurst por motivos de: DIVA. E porque a gente gosta é quando tem polêmica.

Alguém aí acompanha o Eurovision? Concordam com a escolha do público pra esse ano? Olha, sem querer puxar sardinha pra Ucrânia, mas já puxando, achei a música da Jamala infinitamente melhor que a do rapaz russo. Tirem suas próprias conclusões. Ah, quem quiser conhecer melhor o trabalho da Jamala, confere o canal dela no You Tube. Já escrevi posts sobre outros artistas ucranianos e vocês podem ler clicando nos links abaixo:

5 artistas ucranianos para ouvir

Onuka – Eletropop 

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply Taís May 15, 2016 at 2:24 pm

    Ai, Ale!! Eu adoro o Eurovision, acompanho já tem uns 4 anos… é aquele tipo de programa brega mas que é divertido de acompanhar! Haha
    Fiquei super feliz que a Ucrania ganhou, foi merecido mesmo, achei ela a melhor se você comparar todo o conjunto sabe? O russo achei a performance bem legal, mas não curti a música. A Jamala me conquistou tanto na música quanto em toda a performance 🙂
    Falei pro boy pra ano que vem a gente ir assistir ao vivo aí em Kiev! Hahahaha
    Bjus!

    • Reply Alessandra Araújo May 15, 2016 at 3:35 pm

      É meio guilty pleasure neh? Hahaha A apresentação do russo foi legal por conta dos efeitos visuais, mas a música achei bem uó. E a competição é de música neh, não de efeitos visuais, então acho que ela mereceu ganhar. Vem, Taís! Já vai planejando aí que rola sim. Beijos!

  • Reply Izzy May 20, 2016 at 1:31 am

    Já ouvi falar vagamente sobre esse Eurovision e não sei muito a respeito. Mas olha que voz bonita essa Jamala tem! Estou ouvindo essa música Шлях Додому (ctrl c – ctrl v do Youtube, pois como escreve isso? Me ensina, Alê!) e gostei da batida. Aliás, gostei bastante e vou ouvir mais vezes. Não conheço uma banda ou cantor/cantora da Ucrânia. Vou ouvir as suas indicações!

    Ah, não consigo ver o vídeo do rapaz russo (restrições geográficas imaginárias).

    • Reply Alessandra Araújo June 6, 2016 at 3:48 pm

      Fui assistir o clipe e também curti essa música, Izzy. Para escrever em russo ou ucraniano você precisa ter o teclado em cirílico ou baixar uma extensão do Google onde você escreveo som da letra no teclado convencional e aí ele te mostra a opçao referentes ao som.

  • Reply Eurovision e as Polêmicas – Um Novo Destino May 8, 2017 at 3:09 pm

    […] esse evento que é transmitido pela TV e pela internet para todos os países da Europa. Clique aqui para ler o post que escrevi no ano passado sobre a vitória de Jamala e a polêmica por conta da […]

  • Leave a Reply