Cotidiano

De volta aos anos 90

July 2, 2019

Já tem um tempo que tenho reparado um retorno aos anos 90 em vários aspectos culturais e políticos. Até grupos como Spice Girls e Backstreet Boys pegaram carona nessa onda e aproveitaram a nostalgia dos fãs para ganhar um dim dim e ter uns minutinhos de fama novamente. Uma amiga atravessou o oceano e foi conferir o show das Spice Girls na Escócia. Ela me mandou uma mensagem dizendo “você bem que podia ir, neh ami?” e a minha resposta foi “amiga, eu era trevosa. até curto uns pops, mas não pagaria para ver um show das Spice Girls porque não era fã o bastante”.

Tem também que eu sou mais velha e não peguei muito esse frisson de Britney, Spice Girls, Backstreet Boys, Sandy & Júnior e Hanson. Mas eu tenho primas mais novas e lembro que elas eram fascinadas por esses artistas. O disco da foto acima foi meu presente de natal de 1991 e, nessa época, eu já gostava de uns rock, de New Kids On The Block e de Madonna (desde bem criancinha). Eu era uma pirralha de 10 anos, mas já me sentia super adolescente.

Renato Russo dizia que essa música era sobre a TV

Na gravação do acústico, o Renato Russo fala sobre uma novela que estava fazendo sucesso. A tal novela era a “Vamp” e depois ele diz o seguinte antes de tocar essa música “então tipo assim, tem essa crise do país e tudo né… aí o que rola é que a gente fez uma música e essa é a primeira letra e era pra ser sobre a TV”. Era pela TV e pelo rádio que conhecíamos música naquela época, especialmente música internacional e os discos de novela faziam muito sucesso. Era pela TV também que a gente “se informava” sobre o mundo.

Vale a pena ver de novo

Renato Russo morreu em 1996. Eu estava na sala de aula e um dos colegas estava ouvindo rádio no walk man. Não era pra ele estar ouvindo walk man durante a aula, mas o choque da notícia que ele tinha acabado de ouvir foi tão grande que ele gritou “o Renato Russo morreu!” e a sala inteira olhou pra ele.

Várias das letras da Legião ainda descrevem direitinho a situação do país hoje, o que prova o meu ponto de que estamos de volta ao passado. Segue um trechinho de Teatro dos Vampiros: “vamos sair, mas não temos mais dinheiro! meus amigos todos estão procurando emprego. voltamos a viver como há dez anos atrás e a cada hora que passa envelhecemos 10 semanas. Alguém mais aí anda com a sensação de que se passou anos nos últimos 6 meses?

Na moda sempre foi comum essa volta de outras décadas. Algumas coisas praticamente só mudaram de nome. Mini-blusa virou cropped, salsichão virou creepers, gargantilha virou choker… Por isso que é bom guardar as coisas ou procurar em brechó, flea market, armário de parente. Manter o mesmo estilo é bom também, assim em alguma década você será super cool (tenho umas roupas que seguem comigo desde a adolescência).

Nada contra a nostalgia, é gostoso lembrar das coisas boas do passado. Agora, querer voltar para o passado, andar para trás, retroceder? Ignorar toda a evolução, apagar todas as conquistas? Aí já é demais. Não entendo a onda de jovens conservadores e gente que curte rock sendo conservador, não faz o mínimo sentido! Enfim, espero que esse ciclo da década de 90 acabe logo e que comece o ciclo dos anos 2000 pra ver se a gente volta a caminhar pra frente. Tem alguém aí com saudade de algo dos anos 90?

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply Vanessa Brunt July 4, 2019 at 2:13 pm

    Que delícia ter esses lembretes e sentir que viajamos no tempo com tantas emoções. Muita coisa mudou e muita coisa também se manteve, como essa nossa sede por essência e verdade nas artes. Lindezura!

    http://www.semquases.com

    • Reply Alessandra July 8, 2019 at 9:04 am

      É gostoso mesmo viajar no tempo por meio das artes, Vanessa. E especialmente, aprender sobre o passado com elas. 🙂

  • Reply V[ah July 5, 2019 at 6:13 pm

    Eu amoo os anos 90, a última infância como dizem…
    E estou amando que várias coisas e referências estão de volta ♥
    Ah, adorei seu blog!

    https://www.heyimwiththeband.com.br

    • Reply Alessandra July 8, 2019 at 9:05 am

      Também adoro essas referências, Vah! Obrigada pelo comentário! <3

  • Reply Taís July 5, 2019 at 8:16 pm

    Ai Ale, eu dei uma gargalhada aqui com sua resposta pra tua amiga, pq eu me identifiquei hahaha
    Obvio que eu tb conheço Spice Girls e Backstreet Boys, sei letra de musicas e tals pq realmente marcaram, mas meu lado trevoso fala mais alto e eu não pagaria pra ir em show deles não, socorro! hahahaha
    Tb concordo que parece que estamos vivendo esses tempos em vários aspectos.. e nunca vou entender tb quem curte rock e tem uma cabeça conservadora, não faz sentido pra mim..

    • Reply Alessandra July 8, 2019 at 9:08 am

      É nóis! hahahha Pois é, não faz sentido esse povo conservador gostando de rock pq essa nunca foi a proposta do rock. Affe, difícil viu! Ainda bem que você me entende. <3

  • Reply Ava July 8, 2019 at 8:58 pm

    Oi Alessandra, tudo bem?
    Eu confesso que sou to time das Boy Bands mas eu amava um bom rock nacional. Eu nasci em 89 então, os anos 90 foram meus 10 primeiros anos. Não lembro de muita coisa, mas pra ser sincera a única coisa que eu realmente sinto saudade mesmo é só de morar no meu Estado de origem e da convivência frequente com o resto da minha família. De resto não sinto muitas saudades não.
    Abraços,
    Ava

    • Reply Alessandra July 11, 2019 at 12:32 pm

      Oi Ava, tudo bem! Eu já tinha 8 anos em 89, por isso lembro de bastante coisa dos anos 90. Tem muita coisa bem melhor agora neh?
      Abraços e obrigada por comentar. 🙂

  • Reply Camila Faria July 11, 2019 at 2:20 pm

    Nossa Alê, falou tudo. Nostalgia pode ser uma delícia, mas não dá para entender os retrocessos que a gente anda vendo por aí (em especial na política). Triste demais. E é mesmo surreal ver essa onda conservadora ~ até de quem se diz “super moderno”. Falta coerência, pra dizer o mínimo.

    Beijo, beijo :*

    • Reply Alessandra July 11, 2019 at 2:30 pm

      Sim, total falta coerência. Não vejo a hora de passar essa onda bizarra, Camila. Beijão pra você ! <3

    Leave a Reply